Você já deve ter visto diversos comentários a respeito da websérie The Lizzie Bennet Diaries em posts aqui na NRA. Várias colaboradoras do site são fãs do seriado, e, com o final do mesmo no início de Março, acreditaram que ficariam órfãs para sempre.
E não é que estavam enganadas? A mesma equipe que trouxe TLBD à vida começou a exibir agora no início de Maio a websérie Welcome to Sanditon. E pra entender por que está todo mundo tão animado com isso, é só continuar lendo esse post...
Antes de mais nada.. você sabe o que é Sanditon?
Sanditon é o nome de um livro inacabado da autora Jane Austen, cuja história circulava, em linhas gerais, em torno de uma cidade costeira fictícia - Sanditon - e seus habitantes, enquanto a mesma era construída e tentava se firmar. Toda a história e o conhecimento do leitor sobre a cidade se dá através da comunicação entre as pessoas dentro e fora de Sanditon - conversas, cartas, etc. Então a gente não conhece a cidade real, mas a cidade como ela é comentada por quem mora nela.
Infelizmente, a obra foi abandonada tão logo começou a ser escrita, e Jane Austen morreu deixando só 11 capítulos prontos. Aqui no Brasil, foi publicada recentemente pela editora Nova Fronteira (saiba onde comprar).
Foi a partir desse romance inacabado que Jay Bushman e Margaret Dunlap (que faziam parte do time de TLBD) criaram a websérie Welcome to Sanditon. Na série, a personagem Gigi Darcy (siiim, irmã do Darcy!) escolhe a cidadezinha de Sanditon, no litoral californiano, para testar o novo aplicativo da Pemberley Digital, o Domino. Para isso, ela acaba entrando em contato com os residentes da cidade, que farão parte do teste do aplicativo, contando suas experiências e vivências em Sanditon.
E aí vocês se perguntam: mas o que tem de tão diferente e revolucionário nessa série?
Calma, a gente explica!
A diferença entre The Lizzie Bennet Diaries e Welcome to Sanditon (e também entre qualquer outra série que a gente conheça, fato) está nas plataformas de interação. Dessa vez, mais do que espectadores, os viewers serão parte da história! Tipo.. LITERALMENTE.
Se em TLBD nós já podíamos participar da história seguindo os personagens em redes sociais como o Twitter, em Welcome to Sanditon isso ganha uma nova dimensão, quando nós, meros observadores, somos convidados a nos tornarmos cidadãos de Sanditon. Calma, eu sei que é uma cidade fictícia - a experiência é toda virtual! Através do Twitter, do tumblr e do site Theatrics, pessoas de qualquer lugar do mundo podem criar personagens virtuais que irão interagir e criar conteúdos para o Domino, além de participarem da história como se fossem cidadãos reais da cidade.
Pra entender mais sobre a série e suas plataformas, você pode visitar o site deles e ler o FAQ - tudo em inglês. E pra você que quer começar a acompanhar... olha aí o primeiro episódio! Divirta-se ;)
Há um tempo atrás eu até quis assistir The Lizzie Bennet Diaries, mas por algum motivo eu acabei desistindo.
ResponderExcluirSempre vejo a Larissa Siriani comentando no Twitter, ou a Iris Figueiredo, mas nunca me empolguei o suficiente, e eu no quesito "acompanhar séries (ou webséries)" sou péssima!
Mas gostei muito de um dos vídeos que assisti, então quem sabe eu não assista TLBD logo e parta logo depois para WtS!
Beijos,
Letícia - Literature Diary
Gosto bastante de web series
ResponderExcluirMas essa não conhecia
E o bacana que é acessivel
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Nossa bacana,
ResponderExcluirnão conhecia essa série, mas curti bastante
a premissa.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Primeiro: TLBD
ResponderExcluirDepois, WtS.
Estou ansiosa por minhas férias.
EU NECESSITO COMEÇAR A VER! Sempre me esqueço por conta dessa macumba em vida que é a minha faculdade, aff DDD:. Sdds, LBD.
ResponderExcluir