Banner Submarino

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

[RESENHA] O Aprendiz – Joseph Delaney


Título original: The Spook's Apprentice.
Título da série: The Wardstone Chronicles (Em português, "As Aventuras do Caça Feitiço").
Autor: Joseph Delaney.
Editora: Bertrand.
Ano da primeira publicação: 2004 (Inglaterra), 2008 (Brasil).
Número de páginas: 222.
Sinopse: Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, começa o horror...

          Geralmente, sou da opinião que os melhores livros estão dentro das capas mais simples. Bem, decididamente, The Wardstone Chronicles não se encaixa nem um pouco nessa frase, já que seus livros tem as capas mais perfeitas que eu já vi e é uma das minhas séries favoritas! Essa aparência de livro de couro, meio envelhecida e com detalhes em alto relevo me encantou completamente, e vale o preço bem carinho que tem.
          Favor não se deixar enganar pelo título ridículo, infantil, nada a ver, imbecil, retardado e bobo traduzido da série: os livros são de suspense, e o que estou resenhando no momento me deixou muito assustada em algumas partes.
          Tom, apesar de ter 12 anos, aparenta ser mais velho do que isso no livro, mas não o bastante para não ter aquela famosa teimosia adolescente, que é, basicamente, a causa das merdas que acontecem no livro. Ou nem tanto assim, já que, se ele aceitasse o conselho do Sr. Gregory (o Caça-Feitiço) de tomar cuidado com garotas de sapato de bico fino, não conheceria Alice. Se bem que... É, ela não é totalmente inocente.
          Alice pertence a uma família de feiticeiras. Ainda não é uma, mas, influenciada por sua tia, Lizzie Ossuda que, pelo nome, você já deve ter notado que não é boa gente, é quem convence Tom a entregar três bolos na cova de Mãe Malkin, um a cada dia. Como vocês já viram na sinopse, é óbvio que os bolos fortalecem a feiticeira o bastante para permitir que ela fuja, e sobra para Tom dar um jeito nisso.
          O resto? Bom, é spoiler. Talvez eu pudesse falar um pouco sobre o teste de Tom, sobre os mistérios que rodam o Caça-Feitiço, sobre a leitura dinâmica, sobre o mundo incrível que Delaney fez, como os personagens são bem planejados... Mas sou fã o bastante para fechar a boca e esperar que você leia, porque, acredite, vale a pena, por mais que seja um livro infantil.
         Beijos e até a próxima!

PS: O livro vai virar filme. Um, aparentemente, tão fiel ao livro quanto Percy Jackson, se vocês entendem a ironia. Mas vou assistir porque Ben Barnes é gostoso e eu não poderia resistir a tentação de vê-lo nas telas do cinema. Além de precisar de argumentos para reclamar depois, óbvio.    

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Não conhecia, mas parece ser bem legal =)

    ResponderExcluir
  2. Já vi várias vezes na livraria, mas nunca me interessou muito, apesar de ser uma temática que me agrada. Esperava que ia ser meio bobo e mais infantil, agora talvez dê uma chance :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, tem vários livros que eu li achando que eram infantis e me surpreenderam bastante! Por exemplo, sem sair do tema, a série "Goosebumps", da qual meu irmão é fanático: eu li um dos livros quando não tinha nada para fazer, achando que era bobinho, mas a história é bem bolada, até acabei gostando! Acho que, se o escritor é bom, pode fazer qualquer coisa valer a pena, independente do tema (:

      Excluir
  3. Respostas
    1. Não é fofinho quando você o lê de madrugada e está sozinha em casa AHSIOAHOSHAOH!
      Ou talvez seja só eu que sou medrosa mesmo, sei lá.

      Excluir
  4. Eu estou com vontade de ler esse livro por causa do Ben Barnes, sou muito dele e quero saber o que esperar do filme agora que ja sei um pouco mais do livro. Confesso que o Ben viver um protagonista de 12 anos me assustou um pouco. o.O

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu quase surtei quando vi que ele faria o Tom! Como eu disse, não imaginava ele tão novo enquanto lia o livro, mas, com toda a certeza, não colocaria um ator de 31 anos para ele! Imaginava mais parecido com Alexander Ludwig em Seis Signos da Luz, sabe?
      Mas enfim, Ben continua sendo uma delícia e o cast é bom, só é uma pena que o filme não vá se parecer tanto com o livro D:

      Excluir
  5. Alice, sua resenha curta e grossa não poderia ter sido melhor, ainda mais com essa observação no final sobre o Ben Barnes heiueheiuheiueh
    Não é a primeira vez que leio uma resenha muito positiva a respeito dessa série, o que me deixa cada vez mais curiosa para lê-la. As capas são muito bem feitas, de fato, mas várias vezes, só vendo as imagens, tive a impressão de que se tratava de um livro antigo. Até vê-lo na livraria e comprovar que não, definitivamente.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, se puder, leia sim! Infelizmente muita gente que eu conheço fica com um pé atrás em começar a ler por causa do preço, e eu tive que viciar minha mãe na série para conseguir a partir do terceiro livro, rs.

      Excluir
  6. Alice, que nem a Ray falou, eu já vi esse livro váááááárias vezes nas livrarias e nunca nem tirei da estante porque estava na sessão infanto-juvenil do lado de Capitão Cueca e Diário de um Banana (sério). Agora que você falou que dá medinho, me interessei. Eu gosto de medinho. Não de medo, tenho medo de coisas que dão medo (hoje acordei redundante). Enfim.
    Ah, e o Ben Barnes é gostoso, mas o Logan Lerman é mais. BEM MAIS.

    ResponderExcluir