Banner Submarino

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

[RESENHA] Nosso Último Verão — Ann Brashares



Título (Original): The  Last Summer (of you and me)
Autor(a): Ann Brashares
Editora: Suma de Letras
Ano da primeira publicação: --
Nº de páginas: 257p.




Fiquem por dentro:

Na vila de Waterby em Fire Island, os ritmos e rituais são sacrossantos: as cerimoniosas chegadas e partidas de barca, os jantares no iate clube com sua comida terrível, e as vistas de tirar o fôlego; o decreto tácito contra sapatos; e o desfile de gerações de crianças bronzeadas e cheias de areia, correndo, nadando, gritando e crescendo na praia. 
Nosso Último Verão é a encantadora e emocionante história do triângulo de amizade praiana entre jovens adultos para quem o verão na vila de Waterby significavam tudo. Ao longo de toda sua vida, as irmãs Riley e Alice, agora em seus vinte anos, retornavam à modesta casa de praia de seus pais a cada verão. 
A pequena e tenaz Riley é uma moleca e uma salva-vidas, sempre pronta para um mergulho à meia-noite, um velejo tempestuoso ou uma disparada de pés descalços ao longo da praia. A bela Alice é doce, maleável, uma leitora e pensadora, e admiradora de sua irmã mais velha. E, crescendo na grande mansão que eclipsa a humilde casa das irmãs, vivia Paul, um amigo tão importante para as duas meninas quanto o próprio lugar e que agora finalmente volta à ilha após três anos de ausência. Mas seu retorno marca uma estação de tremendas mudanças, e quando uma atração fervilhando em silêncio, uma séria doença e um grande segredo colidem, os três amigos são lançados num mundo adulto desconhecido, um mundo contra o qual seu refúgio de verão já não pode protegê-los.

                                         --------------||-------------

Visão:

Comprei esse livro sem muitas pretensões, confesso, mas me surpreendi com ele no decorrer da minha leitura.

Ann Breshares é a mesma autora da série Quatro Amigas e um Jeans Viajante e, partindo desse principio, eu não gostava da escritora. Quando eu comprei Nosso Ultimo Verão e descobri que era de Breshares, fiquei receosa, mas meu receio foi um doce engano.

Bem, Nosso Último Verão é aquele tipo de livro que te deixa de molho após a leitura. Não porque é difícil digerir a história, pelo contrário, você fica pensando, pensando, pensando... E o que te faz ficar nesse molho é a própria forma poética que a autora usa para escrever a história.

O livro é realmente cativante e conta a história de Alice, Riley (irmãs) e Paul, que são “amigos de verão”. A amizade entre esses três jovens é realmente intensa e eles, após ficarem dois verões sem se encontrarem, percebem que esse reencontro pode se tornar o verão mais revelador e conflitante que já viveram.

Reconhecimento, paixão, momentos difíceis, descobertas e separação. Esses são os pontos que permeiam o amadurecimento e o relacionamento desses três amigos. A autora faz questão de enfatizar essa transação, esse amadurecimento dos personagens e a forma diferente com que eles passam a se enxergar e a enxergar aquilo que estão vivendo.

A escrita é bastante simples, mas possui um apelo bastante intrínseco e a história, de certa forma, nos mantém próximos dos personagens. Você se enxerga nos relacionamentos de amizade, nos relacionamentos familiares, nos momentos de rompimento que, com certeza, todos já passamos e então você para e analisa... e se identifica. 

O livro te fará rir, chorar e refletir. Recomendo sem restrições.
Enfim, não mais me prolongando, Nosso Último Verão é uma leitura que você colocará na sua lista de livros que leria novamente.

Aperitivo: 

"Era uma pequena ilha, com regras e costumes totalmente próprios. "Nem chaves, nem carteira, nem sapatos" era o ditado que expressava o modo de vida no verão.[...] Sapatos significavam que você estava chegando, partindo ou jogando tênis."

"A barca era como uma cápsula do tempo, de certo modo. Uma cápsula espacial. Enviava você  e seus colegas mochileiros através de uma ponte espaço-tempo, sempre a mesma todas as vezes".

Boa leitura!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nunca li Quatro Amigas e um Jeans Viajante, então não saberia o que esperar desse livro. Acho que leria, mas não é prioridade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha, e já esta na minha lista de futuros livros!!!

    cafe-elivro.blogspot.com

    ResponderExcluir