Banner Submarino

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

[ESPECIAL JANE AUSTEN] O Bicentenário de Orgulho & Preconceito




   Ontem, 28 de Janeiro de 2013, um clássico da Literatura Mundial completou 200 anos de publicação. E é claro que nós não poderíamos deixar esse evento memorável passar em branco. Ao longo da semana, descubra e relembre conosco a magia desse grande romance de Jane Austen: Orgulho e Preconceito.


Jane Austen
    Publicado nos idos de 1813, embora tenha sido concebido em 1797 por uma jovem Jane de apenas vinte anos, O&P originalmente se chamava First Impressions (Primeiras Impressões), até a autora decidir, por influência de um outro livro, mudar seu título para o que conhecemos hoje.
   A história, passada em Londres, numa cidade fictícia do Condado de Hertfordshire, narra a vida de Elizabeth Bennet e sua família numerosa, frente a sociedade rural inglesa da época. A chegada do jovem (e solteiro) Mr. Bingley, junto com sua irmã Caroline e o amigo Mr. Darcy, é o estopim da trama, deixando a senhora Bennet (mãe de Lizzy) em polvorosa  devido a oportunidade de poder casar uma de suas cinco filhas com o jovem rico. 

Mr. Darcy de O&P-série produzida pela BBC
  E, na verdade, ela não precisa fazer muito esforço para despertar o desejo no moço, já que em seu primeiro baile local ele logo se encanta pela adorável Jane, a mais bonita das "meninas" Bennet. Ainda nesse mesmo baile, somos introduzidas ao personagem de Fitzwilliam Darcy, um homem aparentemente mal humorado e tão rico quanto presunçoso, que desperta a ira da jovem Elizabeth graças a seus comentários e atitudes nada agradáveis em relação a ela.

   Conforme a narrativa evolui, Jane e Bingley tornam-se cada vez mais apaixonados um pelo outro, proporcionalmente ao aumento do ódio que Elizabeth sente por Darcy. Mas o inesperado acontece e, quando a senhora Bennet já está dando como certo o pedido de casamento do senhor Bingley a Jane, eis que o jovem deixa a casa alugada de Netherfield  Park e vai embora sem nenhuma explicação (decente). Mais tarde, Lizzy descobre que tal ato de Bingley foi motivado pelos conselhos de Darcy, por duvidar dos sentimentos de Jane por seu amigo, e isso só alimenta mais ainda o ódio que a mesma sente por Fitzwilliam.


  Outros eventos importantes ainda ocorrem na trama, mas prefiro não comentar para não dar spoilers àqueles que ainda não leram O&P. E sim, acredite, essas pessoas existem. Vide nossa colaboradora Lucie Souza -SHAME ON YOU, GIRL!
  No entanto, é mais do que conhecido que no decorrer dos capítulos seguintes vamos descobrindo outras faces de Mr. Darcy, as quais nunca imaginaríamos que existissem debaixo de tanta arrogância e orgulho. Uma clara mensagem de Austen para que não julguemos as pessoas apenas pelas aparências.

   Mas e você? Já leu Orgulho e Preconceito? Ou ainda julga o livro pela capa, achando que é apenas um romance antigo e ultrapassado? Bom, independente de sua resposta, é melhor ficar ligado no blog, pois a semana O&P está apenas começando!
   

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu não li também, acredita?
    Quem sabe vocês não me animam... hahaha

    ResponderExcluir
  2. Nunca li também haha
    Mas morro de vontade!

    ResponderExcluir
  3. Gente, tomem vergonha nessa cara! É lindo, incrível, awesome e tudo de bom.
    Eu li já tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo, mas quero reler <3

    ResponderExcluir
  4. Gente, poxa! Leiam. Ou leiam Mocassins, porque a Julie e o Arthur citam várias partes em alguns momentos em especial, hahahaha. É o livro preferido dela - louca, mas com bom gosto!

    ResponderExcluir