Banner Submarino

domingo, 22 de dezembro de 2013

[COISAS DE LIVRO] O que os best sellers dizem sobre o mercado literário?

O termo best selling books (ou simplesmente bestsellers, como a gente costuma dizer) se refere àqueles livros que venderam muito em pouco tempo. Um livro pode ter várias edições esgotadas e nunca se tornar um bestseller - o que conta nessa lista não é o número de exemplares vendidos, mas a velocidade com que eles se vendem.
Toda semana, vários canais da mídia nos atualizam sobre essa lista em constante mutação. Liros sobem e descem de posições, e alguns dominam o topo das listas por semanas a fio. E essas listas podem falar - e muito - sobre as tendências e apostas do mercado literário.
O que os livros mais vendidos de 2013 tem a dizer sobre o mercado de agora?

Usei como base a lista de mais vendidos de ficção do ano divulgada pelo site Publish News. Muitos desses títulos foram e voltaram pra lista de mais vendidos em outros meios que eu costumo acompanhar - da Revista Época ou da Veja, por exemplo. Vale lembrar que tudo aqui é uma análise minha e reflete basicamente a minha opinião sobre o assunto. Sintam-se livres pra opinar e palpitar no que tiverem vontade.

a) Polêmica vende

Toda a trilogia dos 50 tons da americana E.L.James permaneceu nas listas de mais vendidos ao longo do pornô de mulherzinha, e principalmente porque traz uma porção de tabus numa única história. Quem se lembra das mil e uma reportagens a respeito que foram publicadas antes mesmo dos livros serem lançados aqui? O público foi preparado com uma polêmica que fez todos os ânimos se exaltarem - e muitos livros serem vendidos.
ano. Pra quem se lembra, os livros chegaram aqui envoltos em toda uma polêmica que acompanha o gênero - por serem livros de temática mais erótica, por muitos classificarem como

b) Sexo não é mais tabu

O tempo em que o erotismo estava confinado aos livros de banca já era. Agora há seções inteiras para livros hot (o jeito chique de dizer que são histórias em que o sexo é tratado de forma mais "aberta"), e ao lado de 50 tons surgem outros sucessos de vendas, como Toda Sua, de Sylvia Day. 2013 foi um ano em que o gênero esteve super em alta, e eu não acho que estaria enganada em acreditar que 2014 será uma sucessão e tanto. Afinal, é preciso aproveitar o ânimo e a receptividade dos leitores.

c) Alguns nomes vendem mais do que os livros em si

Que leitor nunca pegou um livro que nem conhecia só porque tinha o nome de um autor conhecido na capa? Não é segredo pra ninguém que um autor conhecido vende mais do que um autor anônimo - prova disso é que livros de autores consagrados como Nicholas Sparks, William P. Young e J.K.Rowling povoam as listas de mais vendidos com seus novos títulos. O leitor comum - ou seja, aquele que, diferente de mim e de você, não fica fuçando em listas de vendas e em sugestões de blogs literários - entra numa livraria e dá de cara com o nome de seu autor preferido estampando um livro qualquer. Quais as chances de ele não comprar? Pra quem não vive na base de recomendações de outras fontes, um nome fala mais do que centenas de boas páginas.

d) O público jovem é a bola da vez

Se os amantes de literatura hot estão empolgados, os jovens estão mais ainda - 2013 trouxe uma montanha de novos títulos escritos para eles, para nós, e aparentemente isso não é uma moda passageira. Com o surgimento de novos subgêneros que ajudam a classificar melhor algumas obras (como o  new adult e o young adult - um dia desses a gente explica melhor), veio a valorização de novos autores - e de alguns que já estavam há algum tempo no mercado esperando por um espacinho melhor - e uma aposta cada vez maior em títulos direcionados para um público que se torna cada vez mais consumista de boas histórias. Jovens gostam de comprar, e gostam de indicar aquilo de que gostam, e criam uma reação em cadeia que é extremamente benéfica para o mercado. Assim, autores que escrevem para esse público estão cada vez mais em alta.

O que será que vem aí nas listas de mais vendidos de 2014?
Eu mal posso esperar!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Cara, eu concordo com tudo tudo tudo desse post. E não acho que seja ruim. Eu costumava desprezar um pouco o fato de todo livro virar bestseller, até porque isso não faz sentido literalmente. "Bestseller" seria UM livro, e toda hora tem um novo!
    Mas também, é interessante porque da pra observar melhor como funciona o mercado, porque é exatamente o que você disse aí em cima: o mundo da literatura é feito de fases. Então talvez um livro lançado hoje que virou um sucesso não tivesse tido nem um pouco de sorte alguns anos atrás. Enfim, adorei o post hahahaha porque eu sempre paro e penso sobre isso. Principalmente quando eu vou fazer uma resenha no blog e percebo que em todas as minhas últimas resenhas eu digo que "pode ser uma história um pouco cliché porque é uma distopia". Nós saímos da fase de vampiros e nephilins e estamos na das distopias (pelo menos na minha bolha é assim que funciona hahahah)

    Beijos!
    Malu Centin
    www.wordsbooksworlds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Post!

    É verdade que muitas vezes o nome do autor vende mais que o próprio livro... Já comprei muita coisa só por ter sido escrito por Sparks, Giffin, Marian Keys, entre outros... Mas dificilmente a gente se decepciona quando já gosta do estilo do autor... E os jovens são realmente o mercado da vez... Gostam de novidades, de arriscar... De ler avidamente tudo que vier pelo caminho!

    Parabéns pelo post, está muito bom!!!!

    http://ondeterminameuarcoiris.blogspot.com.br/2013/04/esperando-carta-de-hogwarts.html

    ResponderExcluir