Banner Submarino

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[INDICAMOS] Iniciação à TV Britânica: Um Guia - Parte 1

A televisão é uma coisa maravilhosa. Podemos aprender muito com ela: novas culturas, outros modos de vida, como dominar o mundo.
Você está cheio das mesma séries americanas e novelas brasileiras? Não aguenta mais o mesmo sotaque sem classe yanque?
Veio ao lugar certo! Apresentamos aqui um Guia Prático de introdução a televisão britânica: de Mister Bean a Sherlock.

Essa é a fase 1: Nível Principiante.


Para iniciar teremos os obrigatórios da TV britânica, um provavelmente você já assistiu, o outro já ouviu falar.

Antes de começar, um alerta:

"...você vai sofrer, mas vai ficar feliz por isso."

Mr. Bean

Se você é uma criança do final dos anos 90 é bem capaz que já tenha assistido nem que seja um episódio de Mr. Bean.
Aquele cara estranho que não falava nada mas fazia a gente gargalhar em frente a "telly"¹.
Interpretado por Rowan Atkinson, Mr. Bean era um britânico completamente sem noção que se metia nas situações mais bizarras.
Com apenas 14 episódios, a série ficou tão famosa que rendeu um spi-off em animação e dois filmes:
Bean - mais atrapalhado do que nunca -> Bean vai até Los Angeles para apresentar uma obra de arte. Ele acaba ficando na casa de uma família suburbana e mudando suas vidas. (Quem não lembra da filha mais velha com o aquário com Barbies decepadas?)
As Férias de Mr. Bean -> Bean tenta tirar férias na França, mas acaba em uma missão para levar um garotinho perdido a seu pai.


Com o típico humor inglês Rowan Atkinson conquistou fãs ao redor do mundo, chegando a ser conhecido pelo nome de seu personagem ao invés de seu próprio.
No Brasil a série foi exibida pela primeira vez pela Globo em 1995, como um quadro do Fantástico. Depois foi reprisada pela Band, ainda sendo exibida às vezes, quando há buracos na programação. Na TV por assinatura ainda é transmitida pela A&E e no Canal Viva.

¹Gíria britânica para televisão.


Por que preciso ver?
Se você ainda não assistiu (sério mesmo? Coloque o motivo nos comentários!!), o primeiro motivo é: GARGALHADAS.
Sem dizer uma palavra Mr. Bean vai tirar muitas risadas. Muitas.
Segundo: referências. Tanto no seriado como do seriado, referências sobre/em Mr. Bean estão em todos os lugares.


Doctor Who

Desde 1963 a série é um marco na vida dos habitantes da pequena ilha maravilhosa chamada Reino Unido. Famílias, diferentes gerações, assistiram e cresceram vendo as aventuras desse estranho homem e sua caixa de polícia azul. Até que em 1989, a BBC resolveu que o Doctor havia tido aventuras demais, e tcham, cancelou a série!

A Rainha está completamente #xatiada
E aí vocês me perguntam: "Como assim? Se eu soubesse que você ia falar sobre uma série que terminou não teria clicado no link. E além do mais, o fim dessa série é mais velho que eu e mimimi"
Mas calma, pequeno gafanhoto! 
Mr. Miyagi Eu estou aqui para iluminar sua mente!!

Desde 1996, quando uma parceria entre BBC, Fox e Universal gerou um filme mal sucedido (que no Brasil foi renegado a horários suspeitos nas emissoras nacionais), e um pequeno especial estrelando Rowan Atkinson como Doctor em 1999, o mundo ansiava pela volta do amado protagonista.
(Você pode assistir Mr. Bean como Doctor aqui)
Até que em 2005, um gênio obcecado por DW chamado Russel T. Davies (RTD para os íntimos) decidiu que o mundo precisava de seu salvador de volta. E assim, nosso amado Time Lord está feliz, viajando pelo vortex e se regenerando outra vez.

Peraí, o quê??

Nada de desespero! Para você que não entendeu metade das palavras da frase acima, bem vindo a Gallifreyan History 101²
²História Gallyfreyana I (para principiantes)

Francês para "VAMOS LÁ!"
The Doctor [O Doutor] é um alienígena da raça Gallifreyan, habitantes do planeta Gallifrey. Embora se pareçam exteriormente com humanos, os Gallifreyans tem características únicas, incluindo dois corações e o poder de se regenerar. Dentro da sociedade de Gallifrey existe uma elite que governa, composta por membros chamados Time Lord [Senhor do Tempo]. A regeneração é um processo que acontece com um Senhor do Tempo quando ele está prestes a morrer. Para evitar a morte, os Time Lords podem escolher se regenerar, mudando tanto sua aparência quanto sua personalidade (é por isso que, se você jogar "Doctor Who" no Google imagens de caras diferentes vão aparecer).
Os Senhores do Tempo tem o "poder" de viajar no tempo e espaço. Para isso usam naves chamadas TARDIS (Time And Relative Dimension In Space [Tempo e dimensão relativa no espaço]), quase um ser vivo, que crescem no próprio vórtex temporal.
O Doctor adora a Terra, e costuma convidar humanos para serem seus companheiros (ou companions no inglês) de viagem, e ter muitas aventuras por aqui.

Como funciona mesmo?
Muita gente não quer nem chegar perto de Doctor Who porque dizem ser "impossível assistir todas as temporadas".
Impossível não é, mas vai demorar bastante se você quiser assistir todas as temporadas.
É que a série é dividida em duas partes:
-De 1963 até 89, chamada de Classic Who. Reúne o início das aventuras do Doctor na Terra e provavelmente apresenta as primeiras companions humanas dele. Por ter uma longa duração mostra a maior parte da vida do Doctor e provavelmente a maioria das suas regenerações.
-A partir de 2005, muitas vezes referida como New Who. É a que a maioria das pessoas assistiu por terras tupiniquins.
Está em sua 7ª temporada e tem início com o Doctor dizendo ser o último dos Time Lords. É explicado já no primeiro episódio que houve uma grande guerra (chamada Time War [Guerra do Tempo]) e ele teve que sacrificar seu lar para que ela acabasse.

Por que preciso ver?
Doctor Who é a TV britânica e a TV britânica é Doctor Who. É a principal atração da BBC, que é a emissora nacional da Inglaterra, praticamente uma Rede Globo de lá.
Fora isso, tem ação, tem comédia, tem romance, tem armas, lutas, aliens, viagens. E tem drama também, tragédia.
Fora que você vai entender muito mais os gifs do Tumblr depois de assistir.
E por causa desse cara:



ALGUÉM REALMENTE NÃO AMA O BARROWMAN?

Fiquem atentos para a próxima parte do Guia.
A qualquer momento, em nossa programação.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Nossa, MR, eu não tenho a menoooor vontade de ver Doctor Who.

    Nenhuma.

    E não é culpa da resenha, ela é bem legal e certamente vai animar muitas pessoas. É porque eu não gosto mesmo.

    De qualquer forma, sou LOUCA pelo Mr. Bean.

    E estou amando o Guia!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Mel?? :(
      Mas você já viu algum episódio? Meu irmão pegou um na metade e achou meio chato, mas é porque ele não estava entendendo nada. Eu enchi tanto o saco que ele pegou meu DVD da 1ª temporada e começou a assistir. Resultado: viu o DVD todo em uma tarde hahah

      Excluir
  2. Adorei o guia e super concordo que todo mundo tem que ver Doctor Who- mesmo se não gostar de primeira. ahaha

    Amei o post flor.

    ResponderExcluir
  3. Cara, amei sua resenha, Raquel! Ri muito. "Mas calma, pequeno gafanhoto! Mr. Miyagi Eu estou aqui (...)" hauiahiauha mas voltando ás séries. Mr. Bean é um clássico.Não acredito que ninguém nunca tenha visto. e quanto a Dr. Who, faz teeempo que eu estou doida para assistir, mas ainda não baixei a porcaria dos episódios. Sempre acontece alguma coisa que me impede. Vai ver que é Deus, sabendo que eu vou ficar viciada e tentando garantir que eu continue com minha vida. rs
    Agora espero que no próximo post vc comente sobre um certo Monty Phyton... E nada de falar mal do meu amado sotaque Yanke de novo, hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM QUE BAIXAR. Corre corre!! Mesmo que você baixe e deixe no computador até algumas férias que você possa ficar vendo...
      Então, não sei se vai ter Monty Phyton... É clássico da TV britânica, mas tem algumas outras coisas diferentes que eu queria falar sobre...
      Mas talvez, quem sabe?

      Excluir
    2. Sobre o sotaque: tem que admitir, qualquer um cai de amores quando ouve um sotaque britânico... hahah

      Excluir
  4. Eu AMO Mr. Bean e quando eu fico sabendo onde passa assisti, assim como os filme. O desenho eu não curto muito porque é bemmm estranho.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curtia muito o desenho. Achava meio forçado...

      Excluir
  5. Doctor Who é muuito amor!! <3
    Comecei a assistir com o meu namorado, e não me apaixonei logo de cara porque não sou muito fã de ficção científica do estilo alienígenas e tal. Mas DW vai muuuito além disso e quando você pega o ritmo não tem como assistir um episódio só. Você acaba viciando mesmo.
    Ainda não vi nada da série clássica, mas tenho vontade!

    ResponderExcluir