Banner Submarino

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

[RESENHA] Tieta do Agreste — Jorge Amado

Olá!
Título Completo: Tieta do Agreste  Pastora de Cabras ou A Volta da Filha Pródiga, Melodramático Folhetim Em Cinco Sensacionais Episódios e Comovente Epílogo: Emoção e Suspense!

Autor: Jorge Amado.
Editora: Record.
Ano da primeira publicação: 1977.
Número de páginas: 591.
Sinopse: Expulsa de casa ainda adolescente abaixo de cajadadas do velho Zé Esteves, Tieta foge para São Paulo onde se torna uma mulher rica e poderosa. Muitos anos se passam. Em 1965, quando a carta com o cheque que ela manda todos os meses com ajuda financeira para a família não chega ao posto de Correio de Sant'Ana do Agreste, toda a cidade pensa que está morta e até rezam uma missa pela alma da bondosa e piedosa Antonieta Esteves Cantarelli. Mas em pouco tempo a agora viúva desembarca da marinete de Jairo com a enteada e causa um verdadeiro rebuliço por toda a redondeza.


Eu tive a sorte de conseguir emprestada a primeira edição desse clássico da literatura brasileira com um amigo meu. E digo de boca cheia: não me arrependo!
Jorge Amado nos transporta para uma cidadezinha no cafundó do Judas, na divisa, a última cidade da Bahia antes de entrar em Sergipe, e nos apresenta para personagens que ele tem total controle e faz o que bem entende.
Nas primeiras páginas me espantei um pouco com a quantidade de palavrões, mas a qualidade da trama é tão superior a este detalhe que acabamos deixando pra lá. Assim como alguns detalhes de pontuação e essas coisas... Ah, quem sou eu para julgar Jorge Amado?! hahaha
Enfim, por mais de cem páginas ele nos deixa na dúvida se Tieta está realmente morta ou se decidiu pregar uma peça na família. Quando começa o Segundo Episódio, temos certeza que a personagem-título está viva. E é ela quem traz toda sensualidade e coloca um brilho especial no livro.
Eu podia ficar falando horas e horas sobre cada personagem marcante (e todos são), mas daí vou sair contando todos os segredos e reviravoltas da trama.
Serei sincero, Jorge Amado começa o livro com um ritmo meio lento, mas com muito humor consegue pegar o leitor de jeito. À medida que escreve, vai aumentando o ritmo e as tramas vão se desenvolvendo e Tieta vai se apaixonando por Ricardo e Ascânio Trindade vai se deixando seduzir pelo dinheiro da Brastânio que quer poluir e destruir as belezas naturais de Mangue Seco e Sant’Ana do Agreste e... quando é mesmo que Peto vai deixar de ser virgem? hahaha
A política está nessa trama também, como todos sabem, Jorge Amado era membro do Partido Comunista e foi eleito deputado federal em 1945 pelo PCB. Ele não deixaria a oportunidade de colocar críticas contra a ditadura militar passar, ainda mais em um livro publicado em 1977.
Com humor, muita sensualidade e um toque de comunismo "Tieta do Agreste" se tornou um dos meus livros favoritos. Espero que se torne um dos teus também.

Bem, é isso!
até...

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá !!
    Nossa que legal ! Bom, eu não posso opinar muito, porque não li nada ainda do Jorge Amado, mas ao que parece esse livro deve ser muito divertido de se ler ! Adorei!
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã dos clássicos
    Um ou outro gosto bastante

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir