Banner Submarino

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

[CLUBE DO LIVRO] Diário da Princesa

Pra muitas garotas da nossa geração, a série Diário da Princesa, da autora Meg Cabot, foi praticamente uma iniciação ao mundo dos romances teen, senão ao mundo da leitura. Publicados no Brasil desde 2002, a série tem 10 livros que contam a história da nova-iorquina Mia Thermopolis, que vê a sua vida mudar da água pro vinho quando descobre que é princesa de um pequeno país chamado Genovia. Entre lições de comportamento com sua avó afetada e tentar levar uma vida quase normal na escola, vemos Mia crescer como princesa e como pessoa. E por ser uma série que mexeu tanto com tantos de nós, não é à toa que resolvemos traze-la pro Clube desse mês!

Larissa:

Os livros do Diário da Princesa foram os primeiros que eu li da Meg Cabot, e os primeiros que li de romance teen. Eu tinha uns 13 anos quando peguei o primeiro emprestado, e depois li os outros tão rápido que, quando acabou (só tinha sido lançado até o 6º, na época), fiquei deprimida. Sempre detestei a Mia, porque a acho mimada, manhosa e completamente psicótica. O comportamento dela me irrita 90% do tempo, então é de se perguntar por que diabos eu me apaixonei tanto por uma série de livros cuja protagonista eu abomino. O fato é que a história é composta por tantos personagens legais, e escrita com uma fluência tão bacana e gostosa (daquele jeito que só a diva Meg sabe fazer <3 ) que não tem como não amar. E tem o Michael ♥♥♥♥♥. É o tipo de história que me fez/faz sonhar, e que inevitavelmente abriu as portas de um mundo de outros livros pra mim. Eu não lia de maneira compulsiva antes de conhecer O Diário da Princesa. E eu voltei a escrever por causa desse livro. Então, basicamente, ele mudou a minha vida.

Cris:
Talvez eu seja apedrejada por isso, mas o Diário da Princesa é a serie da Meg que eu menos gosto. Acho que a Mia é muito cheia de mimimis, e apesar dos outros elementos da historia que me fizeram ir em frente e ler todos os livros, tenho que confessar que acho a Mia do filme mais legal. Acho ela muito egoísta.
Mas a ambientação dos livros, os rumos da historia (adoooro a festa de pijama com as outras princesas) são muito validos e, principalmente, me levaram aos outros lindos livros da nossa diva-mor, que tem mocinhas menos irritantes, e mocinhos igualmente fofissimos!

Mel:
Provavelmente serei a única por aqui, mas eu AMO a Mia. Acho ela sensacional. Eu não tenho a menor paciência para protagonistas metidas a feministas, revolucionárias, seguras de si e independentes. A Mia é uma adolescente, pelo amor de Deus! E nós, adolescentes, somos depressivas e dramáticas e manhosas e cheeeias de mimimi. A unica coisa que me incomodou nela foi o surto  pelo Michael não ser virgem, e todo o lenga-lenga quanto a "entregar a flor da virgindade" na Prom. Enfim.
Eu morri de rir quando a Meg contou, num bate-papo na vez em que ela veio pro Brasil, que a Lily foi 100% inspirada em sua melhor amiga, mas que essa menina (hoje mulher & quarentona) nunca ficou sabendo disso e morre de ódio da personagem.
Ah, adorei quando a "Mia" escreveu/publicou Liberte Meu Coração, foi um dos melhores romances históricos que já li da diva e na vida.
Bom, O Diário da Princesa não é minha série favorita da Meg, gosto MUITO MAIS de Todo Garoto Tem, por exemplo. E pasmem, acho o Michael beeeem ok.

Maria Raquel:
Olha Mel, eu amo a Mia também! Só que acho que ela exagera um pouquinho às vezes...
Acho que a Mia representa exatamente essa fase pré-adolescente/adolescente cheia de inseguranças. É como se ela verbalizasse todos os seus pensamentos e atos, coisa que a maioria de nós nem sequer cogita em fazer.
Lembro que quando li os livros foi justamente na minha fase rebelde de "todo mundo me odeia e odeio todo mundo" e eles me ajudaram a passar por ela. Era como se, por mais ruins que meus problemas fossem, os da Mia eram muito piores. Nada supera o fardo de um trono indesejado.
A parte do negócio da virgindade me incomodou muito, mas acabei relevando porque era a Mia.
Diário da Princesa é o meu livro favorito. Foi o livro que abriu as portas do meu mundo. Que me mostrou que literatura adolescente era muito mais que Harry Potter e a Coleção Vaga-Lume. Li tantas vezes até já decorei umas partes. Quando eu lembro de uma quote e quero procurar no livro, já sei onde está hahah
Consequentemente é meu livro favorito da Meg. Sei perfeitamente que não é o mais bem escrito ou com o plote mais genial da autora. Mas o que posso fazer se Michael conquista muito meu coração?

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ai, gente. Eu ADORO o Diário da Princesa, embora tenha de confessar que a PDG (baixou a Lily agora) às vezes era meio enervante. (Chata de galocha mesmo era a Lily, eu gostava muito mais da Tina) Mas eu compreendia todas as inseguranças da Mia, justamente porque elas refletiam as minhas. Hum. Ok. Não todas. Mas boa parte delas. E o Michael.. Ai, ai... O Michael! Eu amo personagens nerds, então imagina o quanto eu fiquei apaixonadinha por ele durante o livro. rs MT+MM forever!

    ResponderExcluir
  2. Até hoje eu li apenas um livro da Meg, não comecei por essa serie pois a acho muito extensa e cara. As versões econômicas não são legai. Mais gente do clube gosta da serie. kkkk

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir