Banner Submarino

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

[RESENHA] Orgulho & Preconceito — Jane Austen

Autor(a): Jane Austen
Editora: Martin Claret
Título original: Pride and Prejudice
Número de páginas: 320
ISBN: 9788572326919
Nota: 100.


O livro apresenta o romance de Elizabeth Bennet, segunda filha mais velha dentre as cinco filhas solteiras de uma família inglesa sem muitas posses, e Fitzwilliam Darcy, um rico esnobe que a conhece em um baile e não fica imediatamente encantado por ela. 


               
Orgulho e Preconceito é uma das minhas obras favoritas, não poderia deixar de resenhá-la.  A maneira como a autora retratou a Inglaterra do século XVIII,  mostrando as diferenças de classes, à ganância de alguns, as intrigas e disputas, como por exemplo, acontecia com as cinco irmãs Bennet que buscavam encontrar um bom partido. Jane mostrou tudo isso e muito mais de forma simples, utilizando ironia e crítica a sociedade inglesa. O livro possui uma narração bem detalhada para que o leitor possa compreender e tirar suas próprias conclusões a respeito dos personagens.
A história é contada pela personagem principal, Elizabeth Bennet, uma jovem inteligente, alegre, atraente. Mas que costuma julgar as pessoas pelas primeiras impressões, e é dessa forma que ocorre com Mr. Darcy, para ela, ele é um arrogante, orgulhoso. Já Fitzwilliam Darcy é o dono da famosa Pemberley, em Derbyshire. Um jovem bonito, inteligente, um bom partido, mas ao mesmo tempo, é socialmente reservado, o que para muitos é visto como um excessivo orgulho e arrogância devido sua fortuna e status. Como ainda não li outros livros da autora, Orgulho e Preconceito continua sendo o meu preferido. O próximo que pretendo adquirir, Razão e Sensibilidade, também da autora. E para quem não quiser ler o livro, tem o filme. Não me canso de assistir, só para ver Matthew Macfadyen como Mr. Darcy e Keira Knightley como a querida Elizabeth.

Minhas passagens do livro preferidas:

"[...] Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e a amo ardentemente."
"[...] Sei que é generosa de mais para fazer pouco de mim. Se os seus sentimentos são ainda os mesmos que manifestou em Abril passado, diga-mo imediatamente. O meu amor e os meus desejos permanecem inalterados; mas basta uma única palavra sua para silenciar-me para sempre."

(Mr. Darcy)

 Minha passagem favorita do filme:
"[...] Somos todos uns tolos, quando nos apaixonamos."
(Charlotte Lucas)

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. O filme é muito amor e o que eu li até agora do livro também, apenas lindo <3

    ResponderExcluir