Banner Submarino

segunda-feira, 24 de março de 2014

[RESENHA] O Pistoleiro - Stephen King

Sinopse: "O Pistoleiro" apresenta ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante". 
Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet - ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir. 

“O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás”. 

“O Pistoleiro” é o primeiro livro da série “A Torre Negra”, do autor Stephen King. 
Os livros são inspirados em um poema inglês, escrito por Robert Browning, chamado “Childe Roland à Torre Negra Chegou”. Além de ter, segundo o próprio King, uma grande influência do universo criado por ninguém menos que J.R.R Tolkien.

A história se passa em um mundo pós-apocalíptico, o Mundo Médio. Trata-se de um mundo completamente diferente do nosso: o tempo se comporta de maneira estranha (podendo passar em ritmos diferentes a cada situação vivida); as pessoas têm uma vida e comportamento muito semelhantes aos medievais; robôs (bons ou maus) podem fazer parte do cotidiano; e papel é um artigo raro e, portanto, extremamente valioso.


E é nesse contexto que vive o protagonista da história: Roland, o último pistoleiro de seu mundo. No primeiro livro da série, o pistoleiro está perseguindo o misterioso (e muito sinistro!) Homem de Preto. É assim que começa a história e é em cima desse objetivo que todo o livro se desenrola.

Nesse percurso, no entanto, conhecemos um pouco mais da história de Roland (embora muito dela permaneça um mistério) e do Homem de Preto. E por isso, prepare-se, o livro é cheio de flashbacks! Admito que há momentos em que isso é um pouco cansativo, porém, cada flashback tem sua importância na narrativa e no nosso entendimento acerca da vida das personagens e de como seus destinos se conectam.


Nesse livro também descobrimos a meta maior de Roland, a qual permeará todos os livros seguintes: chegar à Torre Negra. E o pistoleiro está disposto a qualquer coisa para alcançar seu objetivo (inclusive coisas que me fazem odiá-lo por alguns instantes). Sério! Cada decisão que Roland toma, cada caminho que ele escolhe e cada obstáculo que ele transpõe tem como único objetivo encontrar sua preciosa Torre. E, bom, a Torre nada mais é do que “o eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço”. A única chance de salvar o seu mundo e todos os outros. É, eu
devo admitir que, no fim das contas, os motivos de Roland são nobres.

Outra coisa que não posso deixar de mencionar é que o livro tem uma narrativa um tanto lenta, do tipo que se arrasta ao longo das páginas (que nem são tantas assim) e às vezes parece cansativo. Mas se você decidir lê-lo, peço que não desista! O final desse livro vale totalmente a pena, e as suas sequências também.


Minha conclusão é: você pode demorar pra acabar o primeiro livro, mas provavelmente devorará os próximos e não conseguirá parar até terminar a saga! Eu sei que eu não tô conseguindo. Estou lendo o quinto livro no momento e LOUCA pra chegar no sétimo e saber o fim da história! Então, preparem-se pra futuras resenhas da série. ;)

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Diana,

    Sempre que leio resenhas desse livro, vejo que sempre falam que o primeiro livro é cansativo mas, o Stephen, recompensa nos próximos volumes da série. Eu sinceramente, espero que aconteça isso mesmo, porque tá difícil continuar a leitura dele, viu kk.

    XOXO
    http://ogatofeio.blogspot.com - Gato Feio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, depende se é o seu estilo de livro. Tem gente que não gosta de histórias longas e que demoram pra entender.
      Mas a coisa de "narrativa lenta" melhora muuito depois! (:
      E tudo que parece confuso vai se resolvendo aos poucos.
      é o que acho mais incrível. O Stephen consegue amarrar bem as pontas soltas!

      Excluir
  2. Li O Pistoleiro numa mini maratona literária de janeiro e gostei, mas já ouvi tanto sobre A Torre Negra, que realmente esperava mais, hehe... Engraçado é que, em vez de desanimar, minha expectativa está ainda mais alta para o próximo, porque não vejo a hora de viciar na leitura da saga do Roland, como todo mundo diz que vicia!

    http://bloggerdamo.blogspot.com/

    ResponderExcluir