Banner Submarino

terça-feira, 11 de março de 2014

[INDICAMOS] Vampire Academy

No mês passado, fiz um post listando vários motivos pra querer assistir a adaptação cinematográfica de Vampire Academy, primeiro livro da série homônima de Richelle Mead (vocês podem reler clicando aqui). Aí, no começo desse mês, a Diamond Films, responsável pela distribuição do filme aqui no Brasil, anunciou que ele não chegaria às salas de cinema, indo direto pra distribuição em DVD.
Pausa para o desespero.
Felizmente, nesse final de semana alguma alma bondosa finalmente upou em algum lugar uma versão bem capenga, gravada no cinema, para que sofredores como eu pudessem assistir. Então vamos ao que interessa: Vampire Academy vale mesmo a pena?

Pra vocês que não tem ideia do que se trata, um resumo rápido: no mundo de VA, convivendo com os
humanos, existem três raças; os Moroi (vampiros do bem, que não queimam no sol nem nada, mas precisam de sangue pra viver), os dampiros (filhos de Moroi e humanos, ou de Moroi e outros dampiros, que são humanos "melhorados"), e os Strigoi (vampiros do mal, que matam e aí sim tem toda aquele negócio de só saírem à noite etc). Nossas personagens principais são Lissa Dragomir e Rose Hathaway - a primeira uma Moroi de sangue real, última de sua linhagem, e a outra, sua melhor amiga dampira, destinada a ser sua guardiã. Quando Lissa começa a ser ameaçada dentro dos terrenos da St. Vladmir (a "Academia de Vampiros"), ela e Rose fogem e permanecem ocultas no mundo humano, até serem resgatadas e trazidas de volta para a escola por Dimitri, um dampiro da St Vladmir. E é lá que as ameaças recomeçam.
Tudo isso é apresentado de uma maneira bastante corrida no início do filme. Sabe aqueles inícios em que, se você piscar por tempo demais, já perdeu? É mais ou menos isso. A parte boa é que a explicação das raças - um conceito que é fundamental pra entender a lógica da história - é passada de uma maneira didática sem ser chata, e rápida sem ser incompreensível. Ponto pra eles!
Daí em diante, as coisas assumem um ritmo mais moderado. A 1h40m do filme passa daquele jeito que te deixa chocado por ter sido tão rápido, mas ao mesmo tempo com a sensação de que durou bem mais do que parece. Fiquei feliz com a forma como várias coisas foram mostradas na tela - desde a habilidade de Lissa em curar coisas, até o laço que ela e Rose tem, que permite que Rose possa "enxergar" pelos olhos da amiga, e ouvir seus pensamentos. Mas minha maior alegria, na verdade, é que em momento nenhum a linha do que se sabe dentro daquele primeiro momento (ou do primeiro livro, no caso) é ultrapassada. É muito comum que filmes que abrem séries (especialmente aqueles em que ninguém aposta muito alto que vá dá certo) tente comprimir o máximo de informações dos livros seguintes, como se quisesse compensar alguma coisa, ou dar não cabem ali. Esse problema não existe com VA - se a informação não estava no livro, então ela não está no filme. Mais um ponto pra eles!
explicações antes da hora que simplesmente
Já tinha adorado a escolha do elenco antes, e amei ainda mais depois de vê-los em ação. Acho legal que nenhum ator tenha aquele pique de Malhação - 30 anos interpretando pessoas de 16 - e fiquei feliz que praticamente todos eles tenham, ao meu ver, se saído muito bem nos seus papéis. Eu realmente senti a conexão entre os personagens na tela, e acho que o roteiro conseguiu, de forma rápida e sucinta, cobrir todos os principais pontos que formam a relação entre eles.
No todo, Vampire Academy vale SIM muito a pena, e é uma tristeza que, não vindo pros cinemas brasileiros, menos pessoas tenham oportunidade de descobrir isso. Já estou ansiosa pra assistir de novo!

Comente com o Facebook:

2 comentários:


  1. não sei se teu post me deixou mais feliz ou mais triste agora hahahah feliz por saber que deu certo, e foi bom mesmo e triste pro saber que não vou ver na tela do cinema =(

    ResponderExcluir
  2. Estou super decepcionada, eu estava louca pra assistir e agora não vai passar no cinema e eu nem acho o filme pra assistir.
    Meu mundo particular

    ResponderExcluir