Banner Submarino

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

[INDICAMOS] Seriados adolescentes clássicos!

Já falamos sobre os Seriados adolescentes brasileiros. Agora chegou a vez dos clássicos americanos que fizeram nossa pré-adolescência/adolescência, nos fazendo ter contato com um drama muito maior do que nossa própria vida tinha.
Drogas, gravidez na adolescência, relacionamentos aluno/professor, pais ausentes, e muito mais em nossa jornada pelas séries adolescentes clássicas.



Beverly Hills 90210
"I think we're going to need a raise in our allowance."



   Os gêmeos Brenda e Brandon acabam de se mudar para um dos ceps com mais pessoas ricas por metro quadrado do mundo.
   A vida dos adolescentes ricos, que cresceram sem nenhuma supervisão paterna e tendo tudo o que queriam é dissecada no seu mais íntimo: festas, drogas, fraudes, casamentos e divórcios. São apenas alguns dos assuntos abordados nesse clássico da televisão, que durou dez anos e influenciou uma geração.
Temporadas: 10 (1990-2000)
Local: Beverly Hills, Los Angeles, California
Onde ver mais: Beverly Hills 90210 teve muitos spin-offs, são eles: Melrose Place (1992-99), Models Inc. (1994-95), 90210 (2008-13), Melrose Place (2009-10)


My So-Called Life
"So, where's Tino?"


   Angela está tentando se reinventar, ser uma adolescente típica, viver mais. Assim, ela faz amizade com Rayanne, a garota problema da escola que com certeza sabe como viver a vida. Com essa amizade Angela se vê descobrindo um mundo inteiramente novo.
   My So-Called Life foi um dos primeiros seriados adolescentes chamados de "cult". Teve uma vida curta, com apenas uma temporada, mostrando a vida de adolescentes da classe média. Não tendo acesso ilimitado ao que queira, e sem pais ausentes, a vida de Angela e companhia parece ser um pouco mais real que a mostrada por outros seriados da época. Embora lidando com os mesmos assuntos: drogas, escola e sexualidade. Também trazia para a televisão um pouco sobre o movimento grunge, nascido no início dos anos 90 e popularizado por bandas como Nirvana.
Temporadas: 1 (1994-95)
Local: Pittsburgh, Pennsylvania
Onde ver mais: Existe dois livros baseados na série escritos por Catherine Clark.


Dawson's Creek
"I mean, you're born, and you die, and you make a lot of mistakes in between. You know?"


   Dawson e sua melhor amiga vão começar o segundo ano do ensino médio em breve e ele sente que deve mudar sua postura em relação a ela. Narrado da perspectiva do protagonista, Dawson's Creek foi uma das séries que mais influenciou gerações.
   A vida adolescente em uma cidadezinha de Massachusetts com todas as suas implicações e uma visão diferenciada sobre a amizade entre garotos e garotas. Traduziu bem a geração do começo do século XXI, que cresceu junto com a internet mas via os filmes em lançamento através de fitas VHS alugadas.
Temporadas: 6 (1998-2003)
Local: Capeside, Massachusetts
Onde ver mais: Uma série com 15 livros foi lançada baseada no seriado. Young Americans é considerado um spin-off da série, embora tenha tido um cancelamento precoce.


Freaks and Geeks
"Man, I hate high school."


   Lindsay acaba de perder a avó e assim decide mudar radicalmente sua vida. De garota certinha e estudiosa (uma geek) começa a se vestir de forma estranha e andar com os perdedores da escola (os freaks). Seu irmão, um geek assumido do primeiro ano, enfrenta o bullying de colegas de classe, tentando ter uma vida normal e continuar gostando de coisas caracteristicamente nerds.
   Se passando nos anos 80, a série teve uma curtíssima vida, mas abrangia assuntos pouco falados na época, com humor um tanto negro. Um desses assuntos é a convivência de alunos especiais nas escolas públicas, assim como o relacionamento entre diferentes tipos de grupos adolescentes.
Temporadas: 1 (1999-2000)
Local: Chippewa, Detroit, Michigan
Onde ver mais: Existem dois livros publicados onde o conteúdo são os scripts da série.


Gilmore Girls
"So, it's a show?"
"It's a lifestyle."


   As dificuldades vividas por uma mãe solteira tentando criar sua filha adolescente em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Apesar de avós ricos, Lorelai e Rory Gilmore não vivem desse dinheiro. Porém, eles decidem pagar para Rory fazer o ensino médio em uma boa escola particular, o que gera um grande atrito entre eles e Lorelai.
   Explorando o relacionamento entre mãe e filha, o seriado tratava de assuntos pouco falados até então: atrito familiar por causa de dinheiro, as consequências de levar adiante uma gravidez na adolescência, religiões na vida adolescente (tratada como algo cotidiano), vida romântica de uma mãe solteira, a escolha da leitura ao invés de festas sem ser algo anormal, e acima de tudo a amizade familiar.
Temporadas: 7 (2000-07)
Local: Stars Hollow, Connecticut
Onde ver mais: Quatro livros em primeira pessoa com Rory como protagonista foram lançados, com diversos autores incluindo Catherine Clark (responsável pelo livro de My So-Called Life) e a criadora da série, Amy Sherman-Palladino. Existem também outros dois livros inspirados na série: um companion book (por trás das câmeras, personagens, processo de criação, etc) e Coffe at Luke's uma coleção de artigos sobre a série escritos por especialistas e figuras ilustres da cultura pop.


The O.C.
"Welcome to The O.C., bitch!"



   Ryan Atwood é um adolescente inteligente que cometeu apenas um erro: ajudar seu irmão a roubar um carro. Porém, seu defensor público designado, Sandy Cohen, acaba por ajudar o rapaz e o acolhe na casa de sua família, numa das cidades mais abastadas do Condado da Laranja. Assim, um novo mundo se abre para Ryan, um mundo em que aparências são tudo e segredos são cultivados aos montes.
   A vida de aparências de uma cidadezinha com pessoas muito ricas é mostrada pelo olhar de um forasteiro, que tenta se acostumar com as regras não escritas do lugar. Mais uma vez drogas, sexo e situações ligadas à adolescência são exploradas, mas agora com pais muito preocupados por perto.
Temporadas: 4 (2003-07)
Local: New Port Beach, The Orange County, California
Onde ver mais: Existem oito livros baseados na série, e webisodes de animação de Atomic County, o quadrinho que Seth e Zach desenvolvem na segunda temporada.


Veronica Mars
"Well, you know what they say: Veronica Mars, she's a marshmallow."



   Veronica Mars costumava ser do grupo popular da escola até que sua melhor amiga Lily ser brutalmente assassinada. Keith Mars, o pai de Veronica e xerife da cidade, acaba por acreditar piamente que o pai de Lily foi quem cometeu o assassinato. Assim que outro homem confessa o crime, o xerife é exonerado, fazendo sua família se despedaçar e a colocando em um ostracismo que segue Veronica todos os dias na escola. Agora, como assistente de seu pai na pequena agência de investigação particular, a sagacidade e curiosidade de Veronica não terão limites para descobrir o que realmente aconteceu com sua melhor amiga.
   Explorando a relação entre classe média e classe alta, os privilégios ganhos por adolescentes herdeiros de impérios, e a injustiça do sistema, a série é uma visão nova do quanto adolescentes flertam com a inconsequência, às vezes indo longe demais. Uma mistura de Law & Order e The O.C., a série conta com um formato diferente de outras séries adolescentes, trazendo casos semanais para sua protagonista resolvê-los.
Temporadas: 3 (2004-07)
Local: Neptune, Balboa County, California
Onde ver mais: o filme que acompanha a vida dos protagonistas depois de 10 anos estréia em março. (Trailer em inglês) Um spin-off está programado para ser produzido, possivelmente em formato de webisodes.


Gossip Girl
"Xoxo, Gossip Girl."



   Serena Van der Woodsen está de volta à Nova York depois de uma temporada em algum lugar secreto que ninguém sabe. Ninguém sabe também porque ela partiu, já que tinha a vida perfeita do Upper East Side: um sobrenome, muito dinheiro para gastar, nenhuma supervisão paternal e uma beleza estonteante. Mas agora que está de volta Blair, sua ex melhor amiga, fará de tudo para transformar sua vida em um inferno, merecendo o título de inimiga número um.
   O cenário de Nova York é ricamente explorado ao contar a história desses adolescentes que passaram a maior parte de suas vidas em coberturas luxuosas ou no banco de trás de um carro dirigido por um motorista.
Temporadas: 6 (2007-12)
Local: Upper East Side, Nova York
Onde ver mais: A série é livremente baseada na série de livros de mesmo nome. Um spin-off sobre a vida da mãe de Serena foi encomendado, porém não saiu do papel, seria chamado Valley Girls em homenagem há um dos episódios da série de origem.


Livros de My So-Called Life no Goodreads (em inglês): My So-Called Life, My So-Called Life Goes On
My So-Called Life rewatch project (e mais!) no blog Forever Young Adult (em inglês)
Livros de Dawson's Creek no Goodreads (em inglês)
A transmedia em Dawson's Creek
Episódios de Young Americans no Youtube
Episódios de Freaks and Geeks no Youtube
Livros de Freaks and Geeks no Goodreads: Volume 1, Volume 2 (em inglês)
Os livros de Gilmore Girls no Goodreads (em inglês): -Like Mother, Like Daughter; -I Love You, You Idiot; -I Do, Don't I?; -The Other Side Of SummerThe Gilmore Girls Companion book; Coffe at Luke's: An Unauthorized Gilmore Girls Gabfest, livro de essays (artigos) sobre o seriado
Gilmore Girls rewatch project, no blog Forever Young Adult (em inglês)
Livros de The O.C. no Goodreads (em inglês): autor Cory Martin, autora Aury Wallington
The Atomic County no Youtube
Tudo o que você precisa saber sobre Veronica Mars (inclusive um rewatch project!) no blog Forever Young Adult (em inglês)
Os livros de Gossip Girl no Goodreads (página da autora, em inglês)

Obrigada as meninas do grupo Pemberley Digital BR que ajudaram com Freaks and Geeks e Dawson's Creek. Vocês são demais!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu te amo, eu te amo, eu te amo.
    Sou viciada nesse modelo de série. Já vi 90210 (o novo, acabei ontem D:) e The OC (que eu AMOO) e finalmente alguém me deu perspectiva de futuro, hahaha.
    Sua linda.

    ResponderExcluir