Banner Submarino

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

[RESENHA] Um Amor de Detetive - Sarah Mason

Edição: 1
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 852861073X
Ano: 2004
Páginas: 336
Sinopse: Neste divertido romance de estréia de Sarah Mason, Um amor de detetive, os opostos se encontram e - como não poderia deixar de ser -, também se atraem. A bela Holly Colshannon é uma ambiciosa e desastrada jornalista da Bristol Gazette. James Sabine (apenas um pouco mais bonito que ela), é um sargento-detetive durão, grosseiro e ressentido. Levados pelo acaso , eles se encontram diversas vezes por conta de uma série de conicidências bastante oportunas. Rapidamente, a determinada Holly vê em James a grande chance de progredir em sua carreira e decide segui-lo por um período de seis semanas a fim de escrever uma coluna crimina, que poderá vir a ser o seu primeiro sucesso jornalístico. O lado positivo da situação é que ela consegue obter a tão sonhada coluna O lado negativo é que o bonitão não está nem um pouco feliz com a presença constante de Holly em sua vida.

Holly Colshannon é uma repórter frustrada da Bristol Gazette que já se cansou de fazer reportagens sobre funerais de animais de estimação e outras notícias bizarras. Ela tem talento e quer provar isso - e sua chance aparece quando Pete Presunçoso, o repórter criminal do jornal onde trabalha, pede demissão e vai trabalhar em outro lugar. Seu chefe acaba resolvendo colocá-la no cargo, temido por muitos de seus colegas, uma vez que o jornal e a polícia de Bristol não andam exatamente nos melhores termos. Mas Holly espera mudar isso. E como.
Com a ajuda da obstinada Robin, responsável pelo departamento de relações públicas da polícia local, Holly consegue um feito de poucos: nas próximas seis semanas, será a sombra de um detetive, e poderá publicar suas aventuras numa espécie de diário do jornal. O único problema é que esse detetive, o maravilhoso, porém mal humorado James Sabine, não quer sua companhia, odeia repórteres e não tem a menor intenção de pegar leve com ela. Holly Está decidida a retribuir sendo igualmente rude com ele, mas não contava com seu coração sendo roubado pelo policial - que, infelizmente, está noivo. Agora, além de resolver crimes e escrever pro Birstol Gazette, Holly precisa descobrir uma maneira de fisgar o coração duro do seu detetive.

Peguei Um Amor de Detetive emprestado com uma amiga, que afirmou veementemente que esse era um dos melhores livros de chick-lit que ela já tinha lido na vida. Não surpreendentemente, comecei a ler com grandes expectativas da história. Fico feliz de dizer que elas foram cumpridas.
O livro é super divertido em todos os aspectos. Holly é uma excelente protagonista e narradora - não é excessivamente melosa nem dramática, não tem grandes surtos de baixa auto-estima nem se acha demais, é engraçada e desastrada na medida certa, e sabe o que quer, ao mesmo tempo em que não tem certeza de como chegar lá. Esse pra mim é um dos pontos mais favoráveis do livro; tenho uma tendência a não simpatizar muito com as protagonistas de chick-lit, que muitas vezes pendem pro exagero, mas me identifiquei muito com a Holly, em suas loucuras, nas dúvidas e também, em algum nível, nas suas confusões. Eu me apeguei muito mais a ela do que a qualquer outro personagem, e isso por si só é uma dádiva.
Mas isso não significa que eu não tenha gostado, e muito, dos outros personagens. Além de Jame Sabine, cujo humor ferino e as respostas atravessadas, em conflito com as reações de Holly, me fizeram rir demais, também gostei muito de Lizzie, a melhor amiga de Holly - que é a veia drama queen da história, e em quem eu tinha vontade de bater na maior parte do tempo - e adorei a família de Holly, muito diferente e caricata. Todos os personagens, de alguma forma, criaram marcas na minha memória que vão demorar a passar.
A história segue sem grandes reviravoltas. Em alguns aspectos, é um pouco menos do que eu estava esperando - menos crimes, menos cenas de ação, menos romance - mas nada disso teve um impacto negativo pra mim. Gostei tanto do modo como as coisas foram se desenrolando e da narrativa, que ignorei o fato de que esperava mais de alguma coisa - o livro simplesmente funciona do jeito que é.
Recomendadíssimo pra quem ainda não conhece! Com certeza um dos melhores chick-lits que já tive o prazer de ler :)

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Lari! Tudo bem? :)
    Embora eu já tenha visto esse livro em muitas listas de desejados por aí, até ler sua resenha eu não sabia muito bem do que se tratava, mas agora, com seus comentários, posso dizer que estou bem curiosa!
    Gosto muito de chick-lits e, como você disse, na maioria das vezes as personagens principais são muito exageradas e é mesmo difícil encontrar um chick-lit que saiba dosar as coisas.
    Já acrescentei "Um Amor de Detetive" na minha wishlist também e espero poder logo! :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Larissaaaaa

    Vi esse livro um dia na livraria e gostei da sinopse (detetive mal humorado <3 ), mas não gostei da capa. Achei meio infantil, sei lá...
    Vou dar outra chance!

    ResponderExcluir