Banner Submarino

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

[INDICAMOS] Austenland

Já pensou passar uma semana de férias no mundo de Jane Austen, cercado pelos costumes da época e seus personagens preferidos?

É mais ou menos isso que Jane queria. E foi mais ou menos isso que ela conseguiu.

Mais ou menos.

Jane tem 30 anos e é uma Austen-maníaca assumida. Aos 13 anos, decorou os primeiros capítulos de Orgulho e Preconceito. Conforme os anos foram passando, a paixão só aumentou - e, com ela, aumentou sua, digamos, "coleção" de itens relacionados. Sua casa é praticamente um museu devotado exclusivamente à obra, com louças inspiradas na época, almofadas pintadas com declarações de amor a Darcy e até uma estátua de papelão em tamanho real de Colin Firth na minisérie de 1995.

Apesar da sua clara obsessão, ela se recusa a admitir que tem um problema. Já perdeu um monte de namorados por isso, mas na sua cabeça, isso se resume a: eles não são tão bons quanto Darcy, então não valem a pena. Logo, quando pinta a oportunidade de um resort que remonta a era de Jane Austen, ela não pode resistir e empata todas as suas economias na viagem.

Chegando lá, fica claro que a divisão de classes existe tanto quanto no passado - quem pagou a mais recebe as melhores acomodações e os melhores, digamos, "personagens", e ela, que pagou por um pacote mais barato, se torna apenas uma órfã, fadada a ser esquecida pelos outros. Lá, ela conhece outras moças tão viciadas quanto ela, e se vê dividida entre dois opostos: o Sr Nobley, um homem sisudo e quase sempre mal humorado que é a representação de todas as suas fantasias, e Martin, o rapaz do estábulo, que parece ser a única pessoa ainda conectada ao mundo real dentro daquele universo de faz de conta.

Eu estava doida pra ver Austenland desde que ele foi exibido na Mostra de Cinema do Rio e eu não pude ver. É o tipo de filme que qualquer garota que curte os livros de Jane Austen está fadada a gostar - ele desconstrói sua paixão pela obra, de certa forma, ao mesmo tempo em que fazendo com que você redescubra a vida real. Jane é a típica fã que exagera demais na dose e depois precisa de um baque pra se forçar a parar. E antes assistir isso do que viver isso, não é mesmo?

Pra quem curte o estilo e, claro, pra quem ama Orgulho e Preconceito, uma ótima pedida; é engraçado, perspicaz e apaixonante. O filme já está disponível pra download nos sites de torrent por aí!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Larissa!
    Adorei a dica, estava mesmo procurando mais informações sobre o filme e com certeza vou assistir.

    B-jusssss!

    ResponderExcluir
  2. Ai vou chegar em casa e procurar pra baixar! Culpa tua hahaha

    ResponderExcluir