Banner Submarino

sábado, 5 de outubro de 2013

[RESENHA] O Circo da Noite - Erin Morgenstern

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571608
Ano: 2012
Páginas: 368
Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Quando era criança, a mãe de Celia Bowen cometeu suicídio, deixando-a sob a custódia do pai, o famoso ilusionista Próspero - a.k.a. Hector Bowen - que, verdade seja dita, nunca se interessou muito por ela. Isso muda, contudo, no momento em que a garota põe os pés em seu escritório. Ao ser destratada, a raiva foge de seu controle e ela começa a... fazer coisas acontecerem. Coisas que não deveriam ser possíveis. Coisas que Hector só costumava ver em suas próprias performances.
Ele chama, então, seu misterioso colega Alexander, e propõe a ele um desafio. Ele treinará Celia, e Alexander poderá arranjar um novo pupilo, e, quando chegar a hora, ambos disputarão até a morte num duelo cujas regras apenas seus mentores conhecem a fundo, e cujo limite está acima até mesmo da magia, como costuma ser chamada. E assim, Alexander e Hector seguem caminhos - e métodos - separados.
Enquanto Celia é treinada no familiar ambiente do palco de Próspero, sendo constantemente desafiada a quebrar os limites de suas manipulações, o pupilo de Alexander - Marco, um jovem garoto que ele escolhe cuidadosamente num orfanato - cresce rodeado de livros e teorias. Ao longo de seu treinamento, nenhuma regra é mencionada, e eles desconhecem seus oponentes. O desafio, se é que existe, não tem data certa para começar.
Paralelamente, o excêntrico Chandresh Lefréve reúne um seleto grupo em um de seus famosos Jantares da Meia-Noite para fazer uma proposta. Ele quer montar um circo, mas não um circo qualquer; o que Monsieur Lefréve busca é uma experiência diferente, quase intangível de arte, que junte o diferencial do circo com as maravilhas do oculto e misterioso. É assim que nasce Le Cirque des Rêves, o Circo dos Sonhos - um ambiente todo projetado em preto e branco, com caminhos sinuosos e atrações infinitas, funcionando do crepúsculo até os primeiros sinais da alvorada. E é este circo que servirá de palco para o duelo entre Marco e Celia.
Sem terem plena consciência da extensão e da importância de seus movimentos neste complicado xadrez humano, Marco e Celia passam a trabalhar no Cirque des Rêves - ele nos bastidores, como assistente pessoal de Monsieur Lefréve, e ela como Ilusionista, se apresentando como uma das principais atrações do circo. Cada movimento e cada ação não apenas movimenta o jogo, como altera as pessoas envolvidas no circo e o espaço compartilhado por eles. Embora tentem compreender, nenhum dos dois sabe ao certo quais os parâmetros que julgarão um vencedor e um perdedor - e desconhecem também as consequências de se ganhar ou perder. E o que já era complicado se torna ainda pior quando o amor é adicionado a essa perigosa equação.

Há um bom tempo atrás, quando vi uma entrevista com a autora Erin Morgenstern na Revista Época, junto com uma breve resenha do livro, lembro de ter pensado duas coisas: primeiro, em como essa capa era bonita; e segundo, como era original alguém ter pensado em fazer um livro de fantasia usando o circo como ambiente. Até hoje, nunca tinha lido nada parecido.
A ideia de ler Circo da Noite ficou no limbo até que eu conseguisse adquiri-lo, e depois um pouco mais, enquanto ele esperava na fila. Aí um dia, numa enquete de leitura, várias pessoas me imploraram que ele fosse o escolhido. Lá fui eu.
Cara. Que ótima escolha.
Desde o primeiro capítulo, percebi que o circo é apenas um dos vários diferenciais ao longo da narrativa. Tudo, desde a abertura de capítulos, a escolha de palavras e até os entreatos são completamente diferentes do que eu esperava. Não é um romance sobrenatural água com açúcar, toneladas de dramas amorosos e crises adolescentes; é uma história que definitivamente engloba muito mais do que apenas o casal principal. Por muito tempo, eles sequer são o centro da narrativa. Há tantos grupos de personagens, e todos eles são tão importantes e bem construídos, que não precisa existir uma encheção de linguiça pra história funcionar a longo prazo - ela simplesmente funciona.
Num ritmo não-linear (e que, confesso, é bastante confuso a princípio) acompanhamos o nascimento e o desenvolvimento do circo e de seu elenco, assim como o crescimento não apenas de Marco e Celia, mas de muitos personagens cuja relevância não fica exatamente clara até chegar a hora certa. O Circo da Noite é aquele tipo de livro que, a princípio, parece estar te dando muito mais informações do que você realmente precisaria saber, mas que costura cada detalhe sem deixar nenhuma pontinha solta.
Como o enredo não se concentra exclusivamente no casal de protagonistas, dando espaço pro desenvolvimento de vários personagens, arrisco dizer que, embora tenha gostado muito de Marco e de Celia, eles não são meus preferidos. Além de eu ter criado um amorzinho especial por Fredrick Thierssen (o relojoeiro que se transforma no maior fã do Cirque des Rêves, e um dos maiores responsáveis pelo seu sucesso), me encantei principalmente pelos gêmeos Murray, Poppet e Widget, que demoram a aparecer de maneira memorável, mas são o epicentro de muitos dos acontecimentos finais.
Terminei de ler O Circo da Noite com aquela impressão de que poderia falar sobre ele por horas e horas, e me perguntando por que nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Sério, é um livro tão bom! Cadê as pessoas que leram? Quero conhecer vocês!!
Altamente indicado. Leiam e venham me procurar ;)

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oie Larissa =)

    Comprei esse livro no ano passado e ainda não tive oportunidade de ler ele ainda.

    Lembro de quando ele foi lançado, muitas pessoas criticaram o fato do ritmo da narrativa ser um pouco lento, mas acho que isso não vai ser um problema para mim.

    Gosto de histórias que vão se revelando aos poucos e que me conquista a cada capítulo. E pela sua resenha ele é esse tipo de livro.

    Ótima resenha!

    Beijos e uma ótima semana!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  2. oi Larissa, tudo bem? antes de mais nada gostaria de te parabenizar pelo seu talento com seus contos lá no blog da Samantha, não consigo ficar sem lê-los
    como a Ane colocou a leitura lenta e o ritmo pra mim um tanto cansativo foram cruciais em minha escolha de trocar esse livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Lari
    na época do lançamento o livro foi bem criticado, mas eu adorei!! E engraçado que nem mesmo gosto de circo rs pra você ter ideia do quanto o livro e a prosa de Erin me fisgaram!!
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Lembro quando a Intrínseca lançou o Circo da Noite, há um ano, a empolgação em torno do livro me deixou super desanimado, mas, assim como você, achei a capa super chamativa. Nunca busquei saber do que se tratava e os poucos comentários que ouvi sobre ele foram super negativos... Enfim, adoro suas resenhas e o modo como você expressa seu ponto de vista, mas, não tenho nem uma gota de vontade de ler esse livro. :P

    Samuel,
    www.garotoleitor.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tinha lido uma resenha sobre esse livro e bom, você me deixou curiosa. Quando ele foi lançado eu lembro de ter adorado a capa tbm (amo capas!), mas não tinha entendido muito bem do que se tratava a história. Agora estou curiosíssima sobre ele. Tentarei começar a leitura, mas tenho tantos livros na frente...

    ResponderExcluir