Banner Submarino

sábado, 26 de outubro de 2013

[ESPECIAL SEMANA DO HALLOWEEN] Você conhece a origem do Halloween?

Pra muita gente, o Halloween - ou, no bom e velho português, o Dia das Bruxas - se resume a uma comemoração muito mais americana do que brasileira, que estamos acostumados a ver nos filmes e séries de TV, em que crianças se fantasiam e batem de porta em porta pedindo doces, e jovens usam como desculpas pra grandes festas temáticas.

Mas, bem antes de ser uma data relacionada a monstros, máscaras e doces, o Halloween era uma data religiosa, um festival que não tinha nada a ver com terror. Você sabe de onde ele surgiu? Então vem que a gente conta...

Centenas de anos atrás, o ano começava para o povo Celta quando o verão terminava e começava o inverno - as duas únicas estações do ano no seu calendário. No dia 31 de Outubro, começava o Samhain, data que marcava as festividades do ano novo, o fim da estação e, também, o único momento do ano em que as barreiras do nosso mundo ficavam, digamos, mais finas e instáveis.Nessa data, todo tipo de criatura podia vagar entre os planos - e não havia nada de errado ou de terrível nisso. Pelo contrário. Era sinal de boas novas, de fertilidade, de alegria.

Anos mais tarde - mais pra séculos mais tarde - o principal feriado celta foi adaptado pelo catolicismo para ser conhecido como o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de Novembro. Quando essa data foi instaurada, o cristianismo passou a pregar uma porção de restrições às antigas festividades celtas, de modo que o seu paganismo não interferisse nas comemorações religiosas; quando o Dia de Todos os Santos se tornou uma comemoração universal pela igreja, ganhou também uma vigília na sua véspera (31 de Outubro), conhecida como All Hallow's Eve (a vigília de todos os santos, numa tradução livre), nome que, ao longo dos anos, como muitas palavras em todos os idiomas, foi sofrendo mutações até se transformar no nosso conhecido Halloween.

Hoje, o antigo Samhain carrega um pouco de todas as origens - é conhecido tanto por ser a véspera do Dia de Todos os Santos, como pela superstição mística de ser aquele momento do ano em que os véus entre o nosso plano e o "outro lado" estão mais finos, embora, nos dias atuais, essa crença esteja mais diluída do que nunca. O feriado ganhou popularidade longe de suas tradições, com fantasias, abóboras, doçuras e travessuras. Mas numa coisa, todo mundo ainda concorda: é no Halloween que todo tipo de coisa inacreditável pode acontecer.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu conhecia a origem do Halloween porque leio bastante sobre paganismo e wiccanismo. Adoro essa comemoração e adoraria que fosse mais forte aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Oie Lari
    eu conhecia a origem do dia das bruxas, porque sou fissurada nessa data rs
    Acho muito legal a tradição americana, e queria tanto que aqui no Brasil fosse assim.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir