Banner Submarino

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

[ESPECIAL SEMANA DO HALLOWEEN] À meia noite, os esqueletos levantam para dançar ao redor do mundo



A passagem entre estações sempre foi algo místico e ligado a religiões.
E essa mudança é celebrada de diversas formas em culturas diferentes.
Como o mundo foi colonizado pela Europa, a maioria dessas celebrações provém do "antigo continente". Porém, a mistura de culturas faz com que cada povo festeje de forma diferente.

31 de outubro, Halloween. Mas isso é nos Estados Unidos.
Em outros lugares a mudança de estação também é celebrada, e na maioria das vezes envolvendo os mortos.
Vem com a gente para darmos uma volta pelo mundo (não só dos vivos).






Halloween

É provavelmente a festa mais conhecida que ocorre na época. A cultura americana se popularizou ao redor do mundo, devido aos filmes, e o Halloween é comemorado da mesma forma em diversos países europeus, asiáticos e latino-americanos. Em muitos países o "doce ou travessuras" está lentamente substituindo comemorações tradicionais, como o Pangangaluluwa na Filipinas. A partir do anos 90, muitos países começaram a aderir ao Halloween, sendo largamente comemorado da mesma forma que nos EUA.
Na noite de 31 de outubro, o véu entre o mundo sobrenatural e o nosso fica muito fino e espíritos podem passar de um lado para outro. Por isso as crianças se fantasiam, para que sejam confundidas com os espíritos, e saem a caça de "gostosuras", que normalmente são destinadas aos seres do outro mundo.


Día de los Muertos

É uma comemoração típica mexicana, mas também é festejada em alguns lugares dos EUA (onde há uma grande população latina) e em outros países da América Central. É uma festa que remota aos povos indígenas mexicanos, antes da chegada dos espanhóis.
Começa dia 31 de outubro e vai até 02 de novembro. É uma festival alegre, com cantigas, comidas e enfeites típicos. É voltado para celebrar os entes queridos falecidos, então são feitos altares com fotos, flores e pinturas. Nos dias 01 e 02 os túmulos dos parentes são visitados, deixando lá flores e oferendas.
Uma figura popular da festa é La Catrina, um esqueleto com aspectos de mulher da alta sociedade, usado para lembrar que diante da morte todos somos iguais.


Finados

No Brasil é seguida a tradição cristã/católica de celebrar os falecidos no dia 02 de novembro, sendo nesse dia feriado nacional. As famílias levam flores e enfeites aos túmulos e fazem orações pelas almas dos entes queridos falecidos.
É um dia um tanto triste, usado para lembrar dos que já se foram.



Yu Lan - Festival dos Fantasmas

O Yu Lan, ou Festival dos Fantasmas, ou ainda Festival dos Fantasmas Famintos, é um festival chinês. É celebrado no sétimo mês do calendário chinês (cai mais ou menos no mês de agosto no calendário ocidental). Nesse mês os portões do inferno se abrem e os fantasmas saem para procurar comida e diversão. Esses fantasmas são normalmente ancestrais de famílias que não pagaram tributos a eles depois de mortos ou que não foram dados enterros apropriados.
Assim, na data da festividade (o dia 14 do mês), as famílias oferecem comida, dinheiro falso, e o que mais acharem que o espírito busca, queimando. Em alguns lugares é feito um festival com apresentações musicais e teatrais.
É comemorado também em Singapura, Malásia, Taiwan, Japão e Vietnam; cada lugar sincretizando sua própria cultura ao festival.




Conhece alguma outra festa que celebra os falecidos? Então comenta!

Wikipedia sobre Halloween
Wikipedia sobre Día de Muertos
Wikipedia sobre Yu Lan - Festival dos Fantasmas (em inglês)
Wikipedia sobre o Halloween ao redor do mundo (em inglês)
Wikipedia sobre La Catrina

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Adorei o post, super lúdico! Sempre interessante conhecer curiosidades sobre as culturas e os porquês detrás de algumas festividades! Ah, adorei a escolha dos vídeos tbm ;)
    Bjos
    Débora
    Introducing you a Book

    ResponderExcluir