Banner Submarino

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As principais alegorias no Buffyverse

Ou: Porque você deveria rever Buffy e Angel com outros olhos.



Alegoria
a.le.go.ri.a
sf (gr allegoría) 1 Ficção que apresenta um objeto para dar ideia de outro. 2Gram Processo mental que consiste em se imaginarem como seres animados as ações e qualidades. 3 Narrativa imaginária em que se personificam animais e coisas, em que cada pormenor tem um valor simbólico. 4 Figura de retórica, constante de várias metáforas consecutivas, exprimindo por alusão ideia diferente da que se enuncia. 5 Obra artística ou literária, que oferece uma coisa para sugerir outra.

Buffyverse
Também chamado de Buffyverso em português, é o nome do universo ficcional mostrado na série de TV americana de sucesso, Buffy - A Caça-Vampiros, e também em seu spin-off Angel. O termo foi originalmente concebido pelos fãs da série, antes de se tornar oficial e ser usado em trabalhos derivados dos programas televisivos, e também antes de ser adotado por Joss Whedon, o criador deste universo. O Buffyverso é um mundo onde forças e criaturas sobrenaturais existem, e o mal sobre-humano é frequentemente combatido.


"Into every generation a slayer is born: one girl in all the world, a chosen one. She alone will wield the strength and skill to fight the vampiresdemons, and the forces of darkness; to stop the spread of their evil and the swell of their number. She is the Slayer." ("Em toda geração nasce uma Escolhida, uma garota no mundo todo. Ela deverá sozinha usar sua força e coragem para deter os vampiros, demônios e todas as forças das trevas. Impedirá que o mal se expanda, e aqueles que o propagam. Ela é a Caça-Vampiros.") - Da narração inicial.

[Sim, esse post contém spoilers envolvendo o universo de Buffy e Angel, focando nas séries televisivas.]

Buffy, The Vampire Slayer (Buffy, A Caça-Vampiros)
7 temporadas
1997-2003

Angel
5 Temporadas
1999-2004



Angel e o Transtorno Bipolar


["Pessoas mudam."]
"Sim, elas mudam.
E algumas vezes elas podem mudar de volta."
Angel é um vampiro com uma alma. No universo de Buffy, vampiros são demônios em corpos humanos, mas Angel foi amaldiçoado por ciganos ganhando sua alma de volta.
Ele não pode ter nenhum momento de felicidade verdadeira ou volta a ser Angelus, o demônio/vampiro que era quando não tinha alma. Também não pode chegar perto de sangue humano, pois provar esse sangue o faz querer mais, fazendo coisas que apenas seu lado vampiro faria.
Angel tem uma personalidade amigável e altruísta, porém, quando Angelus toma conta, vira sanguinário e psicótico.
Assim como pessoas com Transtorno Bipolar, não há nenhum aviso: Angel está lá e de repente é Angelus. A pessoa está normal e de repente se torna agressiva (com gritos ou ações).


Dawn e a adoção


"Buffy? Se você vai sair...
por que você não leva sua irmã?"
"Mãe!"
Dawn aparece na quinta temporada da série. Assim mesmo, simplesmente aparece, sem background, sem aviso. Em um minuto ela não faz parte da história, no minuto seguinte ela é irmã mais nova da Buffy. (Mais tarde entendemos porquê e o papel dela na temporada, mas é uma introdução de personagem surpreendente.)
Ela é inserida na memória da família e dos amigos. Acaba sabendo que não é filha da Joyce de verdade, sua mãe também entendendo isso. Porém tanto Joyce quanto Buffy sabem que ela é mais do que um presente dado às duas: ela é "sangue do próprio sangue" de Buffy. Ela é família, não importando de onde veio.


Glory e a morte


"Eu vou matar sua mãe,
eu vou matar seus amigos..."
Glorificus, ou Glory, é uma deusa que foi presa no corpo de um mortal na Terra depois de aterrorizar a dimensão que era adorada originalmente.
Por mais que tente lutar contra ela, Buffy não consegue detê-la.
Glory é como a morte: ela vai chegar, mas não se sabe quando. Tirará tudo o que lhe pertence, no final é inevitável.
(O arco de Glory coincide também com a morte de Joyce para fortalecer a alegoria.) Buffy só derrota Glory com seu próprio sangue, doando sua vida. A única solução para parar a morte é morrer.



Willow e o vício em drogas


"E não há ninguém no mundo
 com poder para me parar."
Willow começa a usar magia como algo bom. Para ajudar a sim mesma e aos outros. Mas conforme ela vai usando mais e mais o poder da magia começa a tomar conta. Até que ela encontra o lado negro da magia e o poder a obscurece, dando uma sensação de invencibilidade. Porém, ao mesmo tempo, afastando-a de seus amigos e da namorada, chegando a ponto de interferir em algo íntimo deles (suas memórias).
O problema de Willow não foi começar a usar magia, mas não ter o controle para parar. Deixou que aquilo tomasse conta de sua vida. Quase destruindo si mesma e as pessoas ao seu redor.
Assim como um viciado em drogas, ela levou muito tempo e reabilitação para conviver novamente com a sociedade. Ficar perto da tentação e não ceder a ela.


Spike e a paixão obsessiva


"Eu olho para você...
 e tudo o que eu vejo é a Slayer."
Vampiros são mais obsessivos/intensos que humanos, um pouco como as fadas da Terra do Nunca, suas emoções estão sempre a flor da pele. Porém a obsessão de Spike por Buffy não tem nada a ver com ser vampiro.
Talvez essa seja a alegoria mais literal da série.
Ele pensa estar apaixonado pela slayer e assim desenvolve uma obsessão por ela, incluindo segui-la e tocaiar a casa dela. Os dois iniciam um relacionamento em certo ponto, porém quando terminam, Spike não aceita. Isso acarreta numa tentativa de estupro.
(Nada disso faz com que amemos ele menos, no entanto. E essa é uma obsessão pior que a dele.)


Fred e a depressão


"Todos temos nossos demônios."
Winifred Burkle passou cinco anos em uma dimensão demoníaca paralela, Pylea. Antes era uma estudante de Física e foi parar lá por causa de um portal. Nessa dimensão era uma escrava fugida que morava em uma caverna, até que o pessoal da Angel Investigation foi para essa dimensão e acabou salvando-a.
Quando volta para Terra, Fred inicialmente passa muito tempo sozinha em seu quarto, mas com o tempo acaba sendo um item importante do grupo.
Porém, sempre que se sente ameaçada ou emocionalmente desgastada, ela volta a se trancar no quarto, escrevendo cálculos nas paredes, o que ela fazia para passar o tempo em Pylea.





Buffy, The Vampire Slayer no Netflix
Alegoria no dicionário Michaelis
Wikipedia sobre o Buffyverse
Wikipedia sobre Slayers (Caçadoras)
Wikipedia sobre o Transtorno Bipolar
Wikipedia sobre a Ciclotimia, uma forma mais branda do Transtorno Bipolar
Wikipedia sobre Depressão

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nossa eu adorava essas séries, o engraçado é que depois de tantos anos eles parecem tão bobinhos rsrsrs
    Outra série muito boa é Dark Angel, história ótima, pena que durou pouco tempo.
    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  2. Bobinhos? Neveeeer!
    A M.R super acaba de demonstrar o quão atual é o seriado, tratando de maneira lúdica temas que ainda se fazem presentes na nossa sociedade.
    Depois de tantos anos eles ainda são absolutamente certeiros! *-*

    Um ponto aleatório: tem gente que acha que seriados como Buffy, Xena, O Mundo Perdido, se regravados hoje, seriam foda pelos efeitos especiais e sei lá mais o que... Mas eu gosto dessa vibe old school. Acho que tem o maior valor. Sou dessas, do baú! :)

    ResponderExcluir