Banner Submarino

segunda-feira, 24 de junho de 2013

[EVENTOS] BloodlinesCon 2013

A muito esperada convenção de The Vampire Diaries no Brasil finalmente aconteceu nesse final de semana. Depois da mini-decepção do ano passado - quando a con organizada conseguiu trazer apenas um ator pra cá - as expectativas em torno da Bloodlines Convention, com seus muitos nomes confirmados e grande burburinho online, eram grandes.
Infelizmente, a decepção também foi.

É, eu sei. Vocês não esperavam ler isso, né? Mas aposto que muita gente já leu mil reclamações na timeline do twitter e/ou facebook, então já estava sabendo de pelo menos uma parte do desastre que foi o evento.
Não me levem a mal, não foi uma completa perda de tempo. Mas, verdade seja dita, as partes boas tiveram menos a ver com o evento e mais a ver com a doçura do elenco que participou dele. Mas vamos chegar lá. Primeiras coisas primeiro. Agora eu vou contar tim-tim por tim-tim do que rolou nesse final de semana aqui em São Paulo!
O evento estava marcado pra começar às 11h da manhã nos dois dias, mas a organização já havia solicitado que todo mundo chegasse mais cedo para o cadastramento, que começaria por volta das 8h30. Teoricamente, todo mundo ia chegar, pegar uma fila, apresentar seu ingresso, retirar um crachá com um código de barras que identificava todas as atividades a que o seu passaporte tinha direito, pegar seu kit de brindes (caso você tivesse direito a um) e iria até sua fileira devidamente enumerada de assentos. Só que não.
Quando eu cheguei na frente do Espaço Hakka, às 9h10, uma multidão se aglomerava na frente da porta, e os restos da fila seguiam por alguns quarteirões ainda. As portas permaneciam fechadas, os fãs, impacientes, e os seguranças, desinformados. Quem estava lá esperando não sabia o quê exatamente os impedia de entrar. Quem barrava a porta, também não. Quando, quase meia hora depois, as pessoas começaram a entrar, foram em grupos de cinco em cinco. Dá pra imaginar que não funcionou, né? Minutos depois, deram prioridade a quem tinha o ingresso em mãos - logo, uma minoria assustadora, pois, como fiquei sabendo lá, muita gente não tinha recebido os ingressos pelo correio, mesmo tendo comprado quase um ano antes.
Consegui entrar naquele pique de metrô em horário de pico. No saguão de entrada, funcionários nervosos, uma banca com venda de camisetas oficiais (que custavam a bagatela de 80 REAIS!) e uma banca da Galera Record vendendo livros da editora. O cadastramento não existiu. Verificaram meu ingresso e me empurraram pra dentro.
Pedi ajuda pra encontrar o meu assento. A funcionária me levou até o fundo do salão - pois meu ingresso, mais barato, me dava direito a um lugar na última fila - e constatou que, vejam só, minha fileira não existia. Puxou uma cadeira qualquer em outra fileira e falou "pode sentar aí enquanto eu vou verificar isso, tá? Eu já volto". Ela não voltou, e eu fiquei por ali mesmo.
E foi basicamente isso que eu fiz pelas quatro horas seguintes: sentei.
Depois que todo mundo tinha entrado, e todas as pessoas com os ingressos baratos tinham escolhido seus
lugares a esmo - já que dezenas de fileiras não estavam enumeradas ou tinha sumido - esperamos pelo início das atividades, ou pela divulgação da programação. Nem uma coisa, nem outra. Quando os atores entraram ao palco, lá pelas 11h30, foi apenas gritaria generalizada, fotos e felicidade de vê-los pelo telão. Eles não falaram com a gente. Sentaram-se diante de uma mesa, e começou a sessão de autógrafos. Filas e filas de pessoas com os passaportes mais caros que davam direito a um autógrafo de cada um dos quatro atores -
Torrey DeVitto, Paul Wesley, Matt Davis e Nathaniel Buzolic. E, enquanto eles se aglomeravam e os atores assinavam, o resto das pessoas esperou. Por mais de três horas, nada aconteceu. Fiquei no meu lugar, ou rodando pelo salão (embora não tivesse nada pra ver, sinceramente), conversei e conheci uma galera (grande parte era de outros estados) e olhei pelo telão enquanto eles assinavam coisas. Grande atividade.
Quando ninguém aguentava mais, rolou um break. Quem estava na fila de autógrafos, se lançou pra fila do almoço - ou melhor, pra comprar cachorros-quentes de 8 reais na única barraca de comida que tinha lá - e eu, que já tinha comido, esperei. Depois do break foi que as coisas ficaram interessantes.
Os atores voltaram ao palco, dessa vez pro bate-papo. Os organizadores escolheram cinco pessoas aleatórias pra fazerem perguntas, e um apresentador fez algumas outras. Foi a melhor parte do dia, por motivos óbvios. No bate-papo, infelizmente, nenhuma novidade sobre o que podemos esperar pra quinta temporada, mas várias outras curiosidades foram respondidas - como era o relacionamento no set, qual foi a sensação quando gravaram a primeira cena deles em TVD, entre outras coisinhas mais. Teve até uma menina que chamou o Nate Buzolic pra sair! Ele não aceitou o convite, mas ela não saiu de mãos vazias - ganhou um abraço bem apertado dele e do Paul, e o Nate ainda deu A CORRENTINHA DELE pra ela. Durmam com essa!
Abaixo, os vídeos que eu gravei durante o painel, pra vocês verem (ou ouvirem, porque eu estava bem longe) ao invés de eu só contar as coisas.

O bate-papo não durou mais do que meia hora, se chegou a isso. Quando acabou, um novo intervalo, e então começou a sessão de fotos com quem tinha os passaportes mais caros. A essa altura, eu já tinha ido embora (porque precisava ir) e estava rezando pra que o domingo fosse melhor. Não foi.
Quando cheguei no domingo, pelo menos do lado de fora as coisas pareciam melhores. Não haviam filas
nem aglomerações de pessoas. O saguão estava tranquilo. Fiz, enfim, o meu cadastramento, e fui tentar encontrar algumas das pessoas que eu tinha conhecido no sábado. Fiquei surpresa ao ver que qualquer organização de lugares tinha ido pro espaço. De fato, algumas fileiras estavam vazias, e percebi que muita gente não tinha voltado pro segundo dia de evento. Encontrei meus conhecidos e escolhemos um lugar algumas fileiras mais à frente, vendo outros rostos familiares espalhados por cadeiras aleatórias ao longo do salão.
O dia começou numa boa expectativa quando nos foi anunciada uma surpresa. Eram pouco mais de onze horas. Todos sentados, todos animados. Baixa o telão. E aparece Ian Somerholder na tela.
Gritaria. Ele, que tinha sido o primeiro nome confirmado, cancelou sua participação por causa das gravações de um filme. Mas, mesmo não estando lá, ele deu um jeitinho de participar da convenção, através de uma curta vídeo-conferência via Skype. E foi um fofo. Não deu tempo pra ele dizer muita coisa, e os berros das meninas não deixavam a gente escutar muito bem, mas uma coisa dá pra garantir: ele foi um lindo. Ele É um lindo. Vejam abaixo uma parte da conferência que eu consegui gravar :)



Depois disso, foi mais espera. Os atores chegaram, e foram mais algumas horas de autógrafos com quem faltava. Quando rolou o primeiro break, a galera do The Vampire Diaries Brasil organizou um quizz com uns kits de brindes bem legais, mas eram interrompidos a cada cinco minutos pela organização do evento que chamava as pessoas que iam participar do Meet&Greet. E eu, que tinha levado dinheiro na esperança de conseguir comprar alguma atividade, estava na agonia - se fosse só isso, teria jogado 200 reais pela janela. Eu não tinha conseguido comprar nenhuma atividade avulsa (fotos ou autógrafos) pelo site, e estava ali basicamente na esperança de algum milagre acontecer. E aconteceu.
O negócio é que quem tinha comprado fotos com o Ian estava passando por um pequeno perrengue pra conseguir trocá-las. Como as fotos com ele eram mais caras, mesmo quem trocasse por foto com algum
outro ator tinha direito ao reembolso - mas eles não tinham dinheiro lá pra estornar todo mundo. E algumas pessoas simplesmente queriam o seu dinheiro de volta. E foi aí que eu entrei.
Enquanto algumas fãs se organizavam pra entrar em acordo com os responsáveis, eu consegui negociar a compra da foto com uma garota que queria o dinheiro de volta. Paguei o mesmo valor que ela tinha pagado, e, depois de uma nova fila, conseguimos passar a foto pro meu nome. E, o mais legal: troquei uma foto com o Ian por uma foto com Matt Davis e Nate Buzolic ♥
Eu mal estava acreditando, e queria aquela foto mais que tudo. Voltei pro meu lugar, e, de novo, esperei. O Meet&Greet durou uma vida inteira, e enquanto isso, mais confusão: quem tinha tirado fotos com os atores no sábado ainda não as tinha recebido impressas, e quem fosse tirar a foto no domingo descobriu que simplesmente NÃO as receberia impressas. Aí ferrou. Caos completo pelos direitos lesados de mais de mil consumidores. Honestamente, eu não sei no que isso deu. Ainda estou esperando minha foto sair no site - site esse, aliás, que NINGUÉM soube me informar qual era.
Depois do M&G, mais uma boa notícia: pra "agilizar", o painel com os atores seria dividido - enquanto Torrey e Paul respondiam perguntar, Matt e Nate tiravam fotos, e então invertia. Fui pra fila e perdi praticamente todo o painel com os outros dois, já que, de onde eu estava, não conseguia ouvir, e muito menos ver o que estava acontecendo. Mas quem se importa, certo? VOU TIRAR FOTO COM O MATT E O NATE!
Mas, quando cheguei perto o bastante pra conseguir vê-los, descobri que o que estava rolando era um sistema meio McDonald's; você entra, sorri pra foto, e sai. Tudo o que eu tinha ouvido sobre a sessão do sábado - as poses engraçadas, os segundos sagrados de conversa rápida, a receptividade, os abraços - foi pro espaço em prol do melhor aproveitamento do tempo escasso. Enquanto uma moça puxava a minha bolsa, um segurança já me empurrava pra foto e outra garota me dizia que eu não podia abraçá-los. Só tive tempo de dizer oi, entregar um cartaz pro Nate - que dizia "Nate, let's make a sire bond?", mas já já eu explico - ele rir, nós tirarmos a foto, eu apertá-los num abraço duplo de dois segundos, dizer que eles eram uns fofos e escutar o Nate dizendo, no seu sotaque australiano lindo, um "thank you, darling". E fim. Já tinha outro segurança me empurrando pra descer e sumir logo dali.
Depois disso, eu fui embora e não fiquei pra ver o painel com os dois. Eu estava cansada - EXAUSTA, na verdade - por ter chegado muito tarde e não ter dormido nada de sábado pra domingo, e frustrada pela falta de profissionalismo da RTA Global, empresa que "organizou" o evento.
Os pontos altos do final de semana definitivamente não tiveram nada a ver com eles (a não ser, talvez, a chamada com o Ian, já que eles conseguiram isso). Tive bons momentos me divertindo com a competição de cartazes, quando os cameramen do evento começaram a dar closes nos mais diversos cartazes da galera, e acabou virando mesmo uma competição de criatividade (por isso fiz aquele que eu entreguei pro Nate). Conheci bastante gente e tive tempo pra discutir sobre séries, coisa que nem sempre faço (pelo menos não fora da internet). Tive 20 segundos inesquecíveis com dois atores lindos. E tive o prazer e a felicidade de presenciar toda a fofura na forma de Torrey, Matt, Paul e Nate, que foram lindos durante 150% do tempo. Não negaram abraços, atenderam a pedidos, fizeram piadinhas, foram abertos e extremamente simpáticos mesmo quando a situação estava ridícula. O mesmo, infelizmente, não se pode dizer dos organizadores, nem, muitas vezes, das próprias pessoas presentes no evento.
Acho ridículo que um fã precise ser segurado pela cintura enquanto pega um autógrafo (e sim, isso aconteceu), tirado dos braços do seu ídolo quando ele lhe concede um abraço (e, em mais de uma ocasião, as pessoas nem pediam - ELES LEVANTAVAM E DAVAM!!!) ou ser expulsa depois de vinte segundos numa foto pra otimizar o tempo que só foi mal gasto por falta de organização deles mesmos. E acho ridículo que algumas pessoas simplesmente não respeitem o direito do próximo: houveram casos de fãs que pegaram mais de um kit de brindes, de gente que trocou credencial pra pegar autógrafos e, o clássico, as milhares de pessoas que insistiam em ficar de pé mesmo quando todo mundo estava sentado, incapazes de entender que, ei, TEM GENTE AQUI ATRÁS. Somando isso tudo, fica difícil fazer um balanço positivo do evento. A verdade é que as partes boas não compensaram a parte ruim - as horas sem fazer nada, a falta de organização, a falta de programação, o desrespeito com todo mundo que estava lá. Honestamente, nem se eles trouxessem os meus atores preferidos de todo o universo eu voltaria numa convenção organizada pela RTA Global. E acho que ninguém que estava lá voltaria também.
Quanto aos escândalos com polícia e outras coisas que todo mundo ouviu, eu não sei exatamente do que se trata. Mas, por tudo que eu contei... bom, dá pra criar uma ideia, né?
Espero que tenham curtido o meu gigantesco relato XD
Até a próxima!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Olá! :)

    Ler o post me fez sentir saudade de ter um blog... preciso voltar pra essa vida, sinto falta dela. Mas isso agora não vem ao caso, vamos a convenção.

    Triste ver que o pessoal investiu pra caramba pra conseguir ir no evento e ele foi assim... Mas pelo menos a culpa não foi dos atores, que pelo que vc e grande parte do público que foi disse que foram super simpáticos, atenciosos e tudo o mais.

    Espero que disponibilizem sua foto com eles em algum site msm, pq eu quero ver! *-* Quando conseguir pegar ela, me dá um toque, ok? Os vídeo eu deixo pra ver depois que agora, infelizmente, não dá tempo.

    Bjs.

    Obs1: Só eu acho o Paul parecido com o Tom do McFLY? :X

    Obs2: Sei que a convenção foi de TVD, mas não perguntaram pra Torrey nada de PLL? Não que ela fosse revelar alguma coisa bombástica né, mas...

    Obs3: É a RTA Global que tá "organizando" a convenção de HP e Glee, né? Pela palhaçada que foi a de TVD, nem vou juntar dinheiro pra ir...

    Obs4: Ano passado rolou uma convenção de Supernatural em SP, conheço algumas pessoas que foram, e elas me disseram que apesar de algumas falhas, no geral o evento foi muito bom, pelo menos o pessoal que pagou pelas coisas teve o direito de tê-las.

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa.
    Adorei o post, explicou bastante do que houve, melhor do que ficar pescando boatos por aí haha
    Enfim, pelos comentários que eu vi no Twitter, muita gente disse que foi uma falta de organização total, sem falar do descaso da RTA, eu ficaria extremamente chateada se fosse o meu caso, tenho certeza disso.
    E só respondendo ao Rodrigo, é a RTA que tá organizando a con de HP e de Glee, depois de tudo isso, eu estou é fugindo.

    Beijoos

    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  3. É uma situação chata, viu! Tenho certo receio em dar meu dinheiro em eventos como esse e acabar me decepcionando, no final das contas. Depois dessa, então... HAHAHA Fiquei impressionado quando soube que houve até polícia militar envolvida no Bloodlines... Gente. Organizar um evento desse porte exige planejamento e, pelo q entendi, a RTA não deu prioridade a isso. Uma pena. Fico triste por aqueles que pagaram mais caro (e por você, Lari, que não teve uma experiência totalmente positiva). Espero q da próxima vez, você saia de lá com um sorriso de orelha à orelha. Abraços!

    Samuel
    www.garotoleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Apenas um adendo: "dá próxima vez", SE, depois dessa, vc estiver disposta a encarar uma próxima vez, né, Lari? HAHAHA)

      Excluir
  4. Parece ser um evento bem bacana
    Gostei bastante de todo o detalhismo que colocou aqui
    Acho interessante saber de todos os pontos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que fui umas das únicas que ficaram por fora das confusões da convenção, peguei coisas aleatórias essa semana e a coisa foi feia mesmo, mais gente falando mal do que bem. Uma pena porque estão vindo mais convenções com essa empresa, espero que esse sirva de lição e a organização seja melhor na próxima.

    *É quando você conseguir sua foto, divulga ai!! *O*

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir