Banner Submarino

segunda-feira, 1 de abril de 2013

[RESENHA] A Seleção — Kiera Cass

Título Original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 368

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Oi! Como vão vocês hoje? Bem, os que me conhecem provavelmente estão pensando "Como assim a Alice leu um livro de princesas?" ou algo assim. Pois é, só para deixar claro, eu ganhei da minha tia e não tive coragem de vender porque a capa é linda demais, então fui obrigada a ler... E preciso admitir que gostei o bastante para contar os dias para o evento de lançamento de A Elite, continuação do livro!
E, vamos constar, não é só um livro de princesas, ok? Leia a resenha e entenda!


Atenção, moças entre dezesseis e vinte anos! Estão abertas as inscrições para o concurso que irá eleger a noiva de Maxon Schreave, príncipe de Illéa e futuro rei!

Ok, não é isso que está escrito na carta. Mas entenderam o espírito da coisa, certo? Ao saber disso, a maioria das garotas do reino ficam loucas e já preenchem o formulário de inscrição, torcendo para ser uma das 35 selecionadas que irão para o castelo competir pelo amor do príncipe!

Mas, para a tristeza de sua mãe, não é esta a vontade de América Singer. Nossa protagonista não se importa com a coroa e com subir de casta, ah não! Seu coração pertence à Aspen, um garoto lindo da casta seis (um nível inferior à dela), e é com ele que se casaria.

Se casaria. Passado, minhas queridas, afinal América inscreveu-se no concurso pressão psicológica é o que há e, na apresentação oficial das candidatas, foi a quarta a ser chamada. Fim do mundo para ela, alegria para a família!

Em questão de dias não lembro bem quanto tempo agora, desculpem! ela é levada para o castelo, e já de cara chama a atenção dos telespectadores! Mas... bem, ela não quer ganhar, então faz um trato de amizade com o príncipe, prometendo ajudá-lo a escolher sua futura noiva e ser sua confidente em troca de ficar no castelo para que sua família receba o auxílio financeiro por ela estar lá. Só que eles não podem garantir que não acabe rolando um clima maior do que o de amizade neste meio tempo...

Sem dar spoilers, é esse o resumo que posso fazer! Os personagens são fascinantes, o ritmo do livro é ótimo e o rumo que a história toma me surpreendeu. São realmente poucas as coisas óbvias que acontecem, e quando aparecem, logo acontece uma outra para surpreender novamente.

Bom, talvez você tenha notado ou ouvido falar de semelhanças com Jogos Vorazes. Realmente, elas existem, mas se você é um dos "tributos" que ficam dizendo "plágio, nhénhénhé", pare agora mesmo. Se for procurar semelhanças entre histórias diversas, encontrará várias! Nada é 100% ideia original e fresquinha, deixe de ser chato. Além disso, processo de escrita, revisão e lançamento demora muito tempo, e, quem sabe, a ideia de A Seleção pode ter "nascido" para Kiera antes dela conhecer Jogos Vorazes, ou até antes deste ter sido lançado! Conheço autores que já passaram por isso. Já aconteceu até comigo, infelizmente, e talvez seja por isso que amaldiçoo os que a acusam de plágio.

Enfim, voltando!

O final do livro me deixou bem curiosa porque... Não tem um final! Ele acaba como o fim de um capítulo, como se você fosse virar a página e encontrasse mais.

Mas não tem mais! Juro que me bateu um desespero quando li "Fim do livro 1", tanto que corri para o google ver o preço do próximo, e já tinha até convencido a minha mãe a comprar quando vi que ainda não tinha sido lançado! Abril de 2013 parecia tão longe naquele dia... Agora só faltam 22 dias, AHHHHHH *O* VINTE E DOIS DIAS, LÁLÁLÁ, TÁ CHEGANDO!

Fico por aqui hoje, pessoal! Queria falar mais, mas tenho que estudar pra não me foder na prova não vou contar spoilers! Leia, ame, comente, faça ou não parte de um team eu, particularmente, sou do Team América Solteira, mas este não tem muitos seguidores. Espero que A Seleção te surpreenda assim como fez a mim!

E, ah, se já é fã do livro (ou o ler logo e se tornar fã), estão marcados encontros organizados pela Editora Seguinte em algumas capitais. Não sabemos o que planejaram, mas, entre os brindes, tem exemplares do livro autografados pela autora! Aqui está o link dos eventos, caso você se interesse.

Se for no de Curitiba, grite "Alice" quando chegar! Ou procure uma garota loira baixinha, dá na mesma :P  
Beijos e até a próxima.!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Alice! Já li tantas resenhas positivas sobre esse livro que até agora não acredito que eu ainda não li! Hahahaha
    Adorei seus comentários, conseguiu me deixar louca de vontade! Parece ser bem diferente do que estou acostumada a ler, amo livros assim! <3
    Aaaai, e o que falar dessa capa, né? É muito amor!
    Que sortuda você! Vai no evento! Ôh delícia! Eu nunca fui à um evento literário (é, morar no interior é complicado demais), mas morro de vontade... Deve ser um sonho! hahaha

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eventos literários são tão lindos! Torço para que um dia você vá em um *--*

      Excluir
  2. Adoro livro de princesas, mas me iludem um pouco...srsrs
    Vou procurar saber mais sobre esse livro, pois não tinha ouvido falar.

    Beijos
    http://www.plantaoonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não ilude tanto, já que a história passa longe da nossa realidade... Só lendo para entender :D

      Excluir
  3. Eu gostei da premissa desse livro, mesmo achando ela um pouco machista. kkkkkk Mas como falo em princesas já me conquistou, eu to interessada em lê-lo. Só não gostei dele não ter um fim, não acho esse tipo de atitude bacana por parte do autor. Ainda mais com a demora das continuações. Minha opinião.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir