Banner Submarino

terça-feira, 9 de abril de 2013

[ENTREVISTA] Luciane Rangel

Luciane Rangel é carioca, formada em Direito que resolveu mudar de rumo na vida, passando a se dedicar à  literatura e ao curso de Letras na UERJ. Junto com a amiga e ilustradora Ana Cláudia Coelho,publicou de maneira independente a trilogia Guardians, e agora batalha pela publicação do quarto livro desta parceria, intitulado Tenshi.
Continue lendo pra saber no que deu o nosso bate-papo com ela!

1) De onde surgiu a ideia para Guardians?

Guardians surgiu da vontade que eu e a minha amiga Ana Claudia Coelho tínhamos de fazer algum trabalho juntas. Tivemos a ideia de fazer uma história ilustrada para postar na internet e, com isso, eu comecei a tentar rascunhar a história, que começou com a trama de alguns personagens, e acabou evoluindo pra algo maior. O enredo mistura várias coisas que eu gosto: fantasia, mitologia japonesa, astrologia e personagens diversificados.

2) Se fosse tentar definir seu livro em uma palavra, qual seria?

“Diversidade”.

3) Como descobriu que o que queria fazer da vida era escrever? E como foi lidar com a decisão de ser escritor e do trabalho?

Sempre amei escrever. Mas tudo isso de virar “autora” foi acontecendo muito por acaso, sem planejamento. Escrever sempre foi um hobby, que eu nem imaginava que algum dia iria virar um trabalho, uma profissão. Mas quando comecei a levar isso como uma profissão, decidi que não há nada nessa vida que eu queira fazer mais do que isso.

4) Sabemos que terminar um livro é algo muito difícil. Como é o seu processo de escrita? Escuta algum gênero específico de música, ou prefere ficar em um local reservado, só você e o computador? Algo mudou desde o primeiro projeto que terminou ou algumas manias ainda continuam?

Escuto muita música quando estou criando, imaginando cenas ou diálogos. Porém,quando vou escrever, preciso de silêncio absoluto. Tudo me distrai, e aí não dá muito certo. Quando vejo estou cantarolando a música em vez de escrever rs. Com relação ao gênero musical, depende muito da história e do personagem. Em Guardians, cada personagem tinha sua trilha sonora específica. Fora isso, tenho algumas manias estranhas. Acho que a de falar sozinha enquanto escrevo é a que mais assusta quem vê rs

5) E o processo de publicação, como foi?

Como Guardians não foi escrito para ser livro, eu nem cheguei a enviar para nenhuma editora tradicional. Procurei diretamente a publicação independente, através de editoras pagas. Era apenas para atender ao pedido dos leitores que a história já tinha – os que acompanharam a publicação pela internet, capítulo a capítulo, durante três anos –, não imaginava que fosse levar isso adiante. Então, procurei orçamentos em inúmeras editoras, pesquisei bastante sobre o trabalho de cada uma, até achar a queatendesse ao que eu precisava a um preço justo.

Evento de aniversário da Trilogia Guardians no Rio de Janeiro
6) Você possui algum escritor ou escritores em quem você se inspirou para prosseguir seu caminho? Se sim, quais?

Admiro inúmeros escritores. Mas se for pra citar apenas um, acho que vou com a maioria e cito  J.K.Rowling, por toda a história dela e das dificuldades que teve para chegar aonde chegou. Acho que é um dos maiores exemplos pra nova geração de escritores.

7) Como você analisa o apoio a literatura nacional atualmente?

Muito melhorou de poucos anos para cá, embora ainda esteja muito longe do ideal. Há até bem pouco tempo, pouco se falava de autores nacionais que não fossem os clássicos. Hoje, vemos nomes brasileiros publicando por grandes editoras. É um começo, mais ainda temos muito chão pela frente, pra desmistificar a crença que se tem de que tudo (não só na literatura) que vem de fora tem mais qualidade.

8) Se sua vida fosse um programa de televisão que estilo seria? E qual seria o nome?

Acho que um musical, bem eclético. =)
Hm... Sou péssima pra nomes e títulos. Acho que abriria uma enquete para o público escolher rs

9) Café, chá ou Coca-Cola?

Leite com achocolatado conta? Ou suco de laranja. Sou viciada em ambos! Dos três da pergunta, não gosto nem de café nem de coca-cola. Então ficaria com o chá.

10) Se pudesse morar em um lugar que só existe em livros, qual seria? Hogwarts? Panem? Terra Média?

Hogwarts! S2

11) Imortalidade é algo cobiçado por muitas pessoas. Se você tivesse a chance de viver para sempre como seria? Vampiro? Lobisomem? Tomaria o elixir da vida eterna? Ou algum outro secreto? E como conviveria com a decisão de ser imortal? 

Acho que eu não iria gostar disso de ser imortal, não. Deve ser triste demais ver as pessoas a sua volta indo embora, e você continuando. Sem contar que deve ser o cúmulo da procrastinação, né? Aquele tal de “Amanhã eu faço” seria eterno, afinal, eu teria a certeza de haver sempre o amanhã. Acho que a vida perderia muito de sua graça assim. Uma vida bem longa seria legal. Mas a imortalidade, eu passo!

12) Você conseguiu ser milionário com seus livros. E agora? Viajar? Comprar um pequeno reino na Europa? Ir para o espaço?

Nossa! Já pensou? Sem dúvidas que eu iria viajar muito! Conhecer o mundo inteiro. Mas o meu sonho mesmo é ter um sítio (ou uma fazenda, já que no caso eu serei milionária! =D ) enorme para poder ter milhares de cães e gatos, todos tirados da rua. Não sei se chegarei a ser milionária um dia, mas adoraria poder ter dinheiro suficiente para realizar esse sonho. Senão com milhares, com pelo menos algumas centenas de bichinhos.

13) Por último, não menos essencial, fale um pouco sobre o seu livro.

Guardians é a história de 12 jovens, de nacionalidades, culturas e personalidades bem diferentes, que têm em comum uma missão passada de geração a geração: a de proteger o nosso mundo dos youkais, e lacrarem a barreira que separa os dois mundos, já que esta, de tempos em tempos, enfraquece e esses monstros começam a nos atacar, em busca de energia humana. Uma história de aventura e fantasia, mas com uma boa dose de drama, romance e comédia. =)


Saiba mais sobre Luciane Rangel e a Trilogia Guardians:

Site: http://lucianerangel.com/
Blog: http://www.livro-guardians.blogspot.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/LivroGuardians
Twitter: @lucyrangel
Trilogia Guardians no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/lista/Luciane+Rangel/tipo:autor/

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário