Banner Submarino

quarta-feira, 17 de abril de 2013

[RESENHA] Os Segredos de Landara — Bruna Camporezi




Título da Série: Os Segredos de Landara
Autora: Bruna Camporezi
Editora: Novo Século (selo Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Ano da primeira publicação: 2013
Nº de páginas: 439

Alguns inícios, apesar de já bastante usados, não deixam de me interessar imensamente. A amnésia repentina é um deles. Como lidar com não saber quem você é, o que fez, quem ama? O hábito de escrever sobre a maior parte das coisas fez com que eu nunca tenha prezado tanto assim pela minha memória, mas tal extremo (pelo qual a protagonista de Os segredos de Landara passa) me soa angustiante.


E no caso da nossa moça sem nome, a coisa é levemente pior do que parece: além de acordar sem memória, ela está em uma cela suja ao lado de dezenas de outros prisioneiros. Eles são reféns de Patrick, um típico vilão de desenho animado, que se move em prol da obtenção do poder.

O enredo de Os segredos de Landara é um daqueles clichês que amamos: um pequeno grupo vai fazer justiça de diante de um poder maior e extremamente perigoso. Felizmente, o nosso grupo tem cartas na manga também: todos os companheiros de prisão da moça são possuidores de “poderes especiais”. Dois deles, James e Thomas, são recrutados para difícil empreitada anti-Patrick.

Os personagens são legais – no início, achei meio sem sentido o senso justiceiro da moça, mas ele vai sendo explicado ao longo do livro. Idem aos acontecimentos: as próprias criaturas míticas de Landara (uma ilha que circula ao redor da Terra, indetectável para humanos) já representam obstáculos o suficiente, temperados pela autora com briguinhas entre os personagens e outras dificuldades bem interessantes.

Mas faltou habilidade e revisão para executá-los de uma forma melhor. A linguagem alterna-se entre imatura e levemente mecânica, o que poderia ter sido corrigido por um bom beta reader ou profissional. Por isso, tive um pouco de dificuldade de me imaginar situações e diálogos dos personagens, que ora parecem saídos de um drama, ora riem demais.

Essa falta de polimento na escrita acaba sendo um pouquinho irritante para a leitura e deixando passar alguns absurdos, como diálogos pueris e até mesmo a indignação da protagonista por não ter conseguido seduzir um dos guardas da prisão. Encontrei também alguns furos no enredo, que não posso ter certeza se realmente o são – Os segredos de Landara é uma trilogia, e creio que alguns desses aspectos “estranhos” podem ser explicados no futuro.

Mas há algo (contido em seu título) que me encantou demais em Os segredos de Landara, que aumenta exponencialmente a nota e garante a minha “presença” para os livros dois e três da trilogia: Landara. Cheia de criaturas e pessoas fascinantes, o mundo criado por Bruna Camporezi é daquele tipo fantástico pelo qual você se apaixona, querendo desesperadamente morar lá...

E dá para morar em Landara por um tempinho, blogueiros: estou realizando o booktour do livro. Inscrições e instruções aqui. Ele também pode ser comprado aquiaqui e aqui, com a própria autora.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário