Banner Submarino

quarta-feira, 13 de março de 2013

[RESENHA] Sombras — Jessica Verday

Sombras
Título original: The Hollow
Título da série: Trilogia Sombras
Autora: Jessica Verday
Editora: Rocco
Ano: 2011
Nº de páginas: 480

Mesmo depois que Kristen desaparece sem deixar vestígios, Abbey, sua melhor amiga, continua a frequentar o lugar favorito das duas: o cemitério de Sleepy Hollow, onde está enterrado o autor da clássica Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. É lá que conhece Caspian, um rapaz misterioso, cuja relação com a lenda é muito mais íntima do que ela jamais poderia imaginar.



Preciso começar essa resenha dizendo que a sinopse de Sombras não faz justiça à história. Até tentei achar uma melhor do que essa ali em cima, porque o livro é tão mais interessante que isso... Mas, espero que confiem na minha resenha, porque realmente acho que essa trilogia deveria ser mais conhecida.

O comecinho do livro é beeem parado e nem um pouco encorajador – tanto que, até a metade do livro, eu pensava toda hora em abandoná-lo, mas aí ficava com dó porque o livro não era tão ruim assim, então vocês já sabem o que acontece. Ele começa com o velório da melhor amiga de Abbey, Kristen, e depois que volta pra casa, Abbey se sente mais sozinha do que nunca. As aulas começam, e aparentemente, Kristen era a única amiga de Abbey, já que ela não conversa realmente com ninguém.

Até a metade do livro, Abbey só pensa em Kristen, no quão injusto foi seu desaparecimento e morte, etc. e tal; ao mesmo tempo em que conhece Caspian e começa a passar bastante tempo com ele. Caspian é misterioso (tenho uma quedinha por esses, hihihi) e silencioso, mas é o único que faz com que Abbey se sinta realmente bem. Mas quando ela finalmente percebe que está apaixonada por ele, Caspian se torna o foco do livro, e não Kristen e toda a ladainha de “ai-meu-deus-minha-melhor-amiga-morreu-minha-vida-acabou”. É quase como se Abbey se esquecesse de Kristen.

Não tenho certeza se acho bom ou ruim o fato do relacionamento do Caspian com a Abbey ter virado o centro da história. Na minha opinião, o livro ficou bem melhor a partir daí; tanto por causa do Caspian lindo-maravilhoso-fofo-cuti-cuti, quanto pelo fato do "grande segredo" que a Kristen escondia não ser tão grande assim – pelo menos não no primeiro livro da trilogia. Enfim, já deu pra perceber que a autora só introduziu a história nesse livro, porque a ação acontece mesmo a partir de Essências (livro lindo maravilhoso que demorou pra sair mas totalmente valeu a espera )

Sobre esse livro também é válido ressaltar que no começo, é preciso um pouco de paciência: a narrativa é parada, meio arrastada e deprimente; a protagonista, Abbey, não parece ter muita personalidade e Caspian é misterioso até demais. Mais pra metade, Abbey já se abriu; a narrativa vai ficando cada vez mais envolvente e a história prende o leitor daquele jeito que, se você fecha o livro, fica louco imaginando o que vai acontecer quando abrir de novo.

É certo que Sombras está longe de ser um livro perfeito, mas a história é muito boa mesmo, e vale a pena pagar o precinho mais do que salgado da Rocco pelo livro.

OBS: Pra quem ainda não leu os comentários na contracapa de Sombras, existe um que diz que "particularmente os fãs da saga Crepúsculo" iriam adorar a trilogia. Pra quem não gosta de Crepúsculo, esse livro não tem NADA a ver com a saga, vocês podem lê-lo sem medo :) 

Por fim, o booktrailer do livro, legendado:


medinho

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi.
    Vi resenhas negativas para esse livro e me desanimei. Ate pq como vc disse, o preco dele eh bem salgado. Mas esses dias o livro tava por 9,90 no Submarino, se tivesse lido sua resenha antes, teria comprado! Perdi! =(
    Mas vou esperar pela proxima oportunidade.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que essa capa me assusta um pouco e detesto qualquer tipo de comparação com a saga. Mesmo você enfatizando que o livro é bom ainda estou com um pé atras com ele e o livro tava mesmo barato esses dias, mas não sei, quem sabe um dia.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir