Banner Submarino

quarta-feira, 20 de março de 2013

[RESENHA] Amanhã — John Marsden


Autor: John Marsden
Editora: Fundamento
Ano: 2008
Páginas: 253
Minha Edição: não sei, não to achando, desculpa. Deve ser umas das primeiras. Ok.

“O que você faria se descobrisse que todo o mundo que você conhece deixasse de existir da noite para o dia? Ao voltar de uma semana de acampamento, Ellie e seus amigos descobrem que a cidade em que viviam foi invadida por um inimigo desconhecido. Suas famílias foram aprisionadas e uma guerra está acontecendo em seu país. Agora, eles estão sozinhos, em uma cidade sitiada, lutando para descobrir o que aconteceu com seu país e tentando sobreviver.
AMANHÃ é a história de uma aventura extraordinária em tempos extraordinários, em que esconderijos, explosões e fugas passam a fazer parte  da rotina desse grupo de amigos. Sozinhos e sem ter para onde ir, Ellie e seus amigos vão precisar de toda a sua coragem e ousadia para sobreviver”



Primeiro, eu quero avisar que tenho preconceito com a Fundamento. Tenho mesmo, porque 1) não se faz propaganda de livro. Se faz divulgação, boca a boca, entre pessoas. Um livro que sai em um comercial, numa revista, não deve ser levado a sério; e 2) não se faz propaganda de livro em televisão! Que coisa tosca!
Ok, ai você fala “Mas, Mel, você não leu Poderosa?”, li. E amei. E li a série Amanhã de cabo a rabo. E amei. Mas tenho preconceito assim mesmo, não me julgue.

Agora, falemos do livro em si.

É a história de um grupo de amigos que vai acampar no Inferno (o nome de uma região quase inacessível perto de onde eles moram, na Austrália, que fica dentro de uma floresta) durante uma feira que todos os anos é celebrada. Nesse evento, o Inimigo (descrito como asiático, mas que em momento algum identificado) invade a cidade e prende toda a população lá.Quando Ellie, Homer, Fi, Robyn, Kevin, Chester, Corrie e Chris voltam para o “Mundo Real”, tudo está mudado: os animais estão mortos, não há absolutamente ninguém nas ruas e nada faz sentido. E então, subitamente, vêem suas vidas mudar de cabeça para baixo: apesar de serem só adolescentes no colegial, agora precisam escolher que rumo tomar! Rendição? Revolta? Resgate? Fuga?
Acabam optando por sobreviver (e causar certo estrago, se possível).

A história é narrada pela Ellie, a protagonista, que descreve os acontecimentos em seu diário sempre que pode. O curioso é que ela escreve de uma vez só, então cada livro cobre determinado período, onde conta os acontecimentos de uma vez só.

Note, não estou fazendo a resenha do primeiro livro, mas da série como um todo.

Achei LINDO o crescimento de cada personagem, é muito clara a evolução, o amadurecimento de cada um dos amigos. Enquanto no início eles são só adolescentes, de classes sociais diferentes, chorando de saudade dos pais e tentando sobreviver; em meados do quinto livro, já estão explodindo coisas e até mesmo assumindo outras responsabilidades. O objetivo muda: eles não querem mais se salvar, querem salvar a Austrália.

Na minha opinião, sinceramente, o final um pouco decepcionante. Só um pouco mesmo, não desmerece a série. De qualquer forma, eu tinha uma baita expectativa e  fiquei meio frustrada. A trama fica cada vez mais complexa e com mais elementos, mas no final... pronto. Não quero dar spoilers, então pararei de falar disso.

É uma série viciante.

Você já percebeu que, às vezes, você lê um livro, gosta, acha bacana, sabe que haverá continuação, mas, quando ela sai, dois anos depois, você não tem vontade de comprar o livro? Porque toda aquela fixação passou e não tem mais um super interesse pelo que vai acontecer. Então, o tempo, a demora pelos lançamentos, não me desanimou de jeito nenhum. E eu continuei querendo ler mesmo depois de um tempão sem pensar nisso. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário