Banner Submarino

segunda-feira, 18 de março de 2013

[RESENHA] O Rosto Que Precede o Sonho — Maurício Gomyde


Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto71
Ano: 2012
Páginas: 176
Minha Edição: 1

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...

A vida para Tomas se resume a música e ao seu veleiro. Há seis anos, quando seus pais morreram num acidente de avião, muita coisa mudou na vida dele. Mais até do que ele deixa mostrar.
Músico de formação e de coração, por muito tempo Tomas trabalhou compondo trilhas para comerciais e filmes. Um de seus trabalhos ganhou muitos prêmios e foi inclusive indicado ao Oscar. Mas apesar de ser apaixonado pelo que faz, ele jurou nunca mais compor outra trilha - e mesmo depois de receber a maior e melhor proposta de trabalho da sua vida, ele não está disposto a ceder. Ou não estava.
As coisas começam a mudar quando ele conhece uma garota no sebo do seu melhor amigo, BJ, a "garota dos olhos cor de mel", sagaz e divertida, desafiadora e eloquente, que com apenas uns poucos minutos de conversa consegue deixá-lo encantado e intrigado. E como o destino não brinca em serviço, eles voltam a se ver. Aurora é o nome dela. A Aurora dos sonhos de Tomas, que logo vai se tornar a última coisa em que ele pensa antes de dormir. Uma linda história de amor que já começa com prazo pra terminar...
Uma coisa que eu gosto muito em acompanhar o trabalho de um autor é poder perceber o melhorar das suas histórias e das narrativas. A gente percebe quando um autor é bom pelo modo como ele consegue mexer com a gente; e sabemos que ele está ficando melhor à medida em que suas histórias passam a fazer parte da nossa vida, tal qual se fossem reais.
Desde o início da minha parceria com o autor Maurício Gomyde, lá atrás, quando esse blog aqui ainda nem existia, eu já gostava do estilo do Maurício de escrever. Li O Mundo de Vidro e me diverti muito. Então li Ainda Não Te Disse Nada, e me emocionei, descobrindo nele um talento com as palavras que transpõe gêneros narrativos. Então veio esse.
Fiquei uns bons dias me perguntando o que diabos eu ia escrever nessa resenha. Porque eu não sei. Eu realmente não sei. Vivo dizendo que a coisa mais horrível na vida de um blogueiro é resenhar um livro do qual ele gostou muito, e é a mais pura verdade. Porque eu amei cada segundo que passei lendo O Rosto Que Precede o Sonho e nem sei dizer por quê. É daquelas histórias que não te ganham em um ponto específico, mas em todos. Amei os personagens e a narrativa e a calma e a tranquilidade com que o Maurício narrou a história. Amei o florescer da paixão entre os dois, a perfeição dos cenários, a delicadeza das palavras, os diálogos perfeitos que eu queria muito, muito mesmo que acontecessem na vida real (porque afinal de contas, a gente monta o script na cabeça, mas aparentemente o outro não tem acesso a ele #fail).
Amei a trilha sonora e as referências, amei o modo como tudo tem o tempo exato pra acontecer. Amei os arrepios na minha espinha enquanto lia. Amei terminar de ler com vontade de chorar e de sorrir ao mesmo tempo, e não fazer a mínima ideia do que exatamente eu estava sentindo.
Só sei que não mudaria nada.
O Rosto Que Precede o Sonho é um livro certo.
Por inteiro.
E só.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Pronto.

    Acabei de achar como gastar meu dinheirinho.

    Amei.

    Fui mais convencida pela resenha do que pela sinopse.

    Adeus.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro aqui na minha estante, mas ainda não li. Você não é a única que fala que o livro é perfeito e isso só me da vontade de lê-lo. Concordo plenamente que fazer resenha dos livros que a gente mais gosta é sempre um problema. A gente nunca encontra as palavras certas.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nunca me interessei em ler esse livro devido a capa, que não me chama muito a atenção mas depois de ler tantas resenhas positivas sobre ele creio que tenho que deixar de lado esse meu preconceito não é? hehe
    A história parece ser legal e bastante envolvente =D

    Beijos,
    http://isteh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir