Banner Submarino

sexta-feira, 8 de março de 2013

[10 COISAS] Mulheres admiráveis da ficção


PARABÉNS, MULHERES!

Olá, hoje é uma data especial, pois se não fosse por elas a humanidade não existiria, literalmente.
É por essas e outras que hoje decidimos homenagear mães, filhas, heroínas, vilãs, conselheiras, profetizas, amigas, bruxas, fadas. Mulheres que quando estão em uma história bem contada nos encantam e viram ídolos.
Acima de tudo, quem nunca escreveu nada e depois disse quem foi a musa inspiradora?
O 10 Coisas de hoje é para vocês, mulheres, os que amam mulheres, os que queriam ser mulheres e tudo o que envolve o universo feminino na ficção.


Maria Raquel

Hermione Granger
(Harry Potter - J. K. Rowling)

"Das bruxas da sua idade, você é a mais inteligente que já conheci"

Conhecemos Hermione aos 11 anos, no trem para Hogwarts. No começo a achamos metida, sabe-tudo, o tipo de criança de tendemos a odiar.
Mas como Harry e Rony, assim que é salva do troll no banheiro, um laço inquebrável se forma entre nós e a bruxinha.
E durante dez anos garotas (e garotos também, porque não) se identificaram e inspiraram nela.
Com o tempo Hermione Granger, apesar de continuar sendo tão inteligente quanto aos 11 anos, nos mostrar ser bem mais que uma chata. Nos emociona, nos dá coragem e nos mostra que não é apenas uma característica que nos define. Somos muito mais do que nossa primeira impressão.
Acabamos sabendo porque o Chapéu Seletor a colocou na Grifinória: ela é tão corajosa quanto Harry.
Passa por torturas, sofrimentos, mas no fim, consegue superar tudo e vira uma das maiores bruxas do mundo, conhecida e adorada também no mundo trouxa.

E ela fez o que todo mundo já quis um dia: socar o Draco!
Hermione não se deixou definir pelos outros





 Drigo de Lisboa

Daenerys Targaryen
(Crônicas de Gelo e Fogo - George R. R. Martin)

"Eu sou o sangue do dragão."

"Tomarei o que é meu
com fogo e sangue"
A princesa exilada de Westeros, foi vendida pelo próprio irmão, Viserys, à um casamento arranjando com o rei de um país selvagem (Khal Drogo) só para terem um exército que lhes permitisse arrancar os Baratheon do Trono de Ferro.
Descobriu que o poder de ser uma Khaleesi lhe dava a coragem necessária para enfrentar a vida e começar a construir um caminho de vitórias rumo ao Trono de Ferro.
Viúva e com três dragões bebês à tira-colo, a Khaleesi Daenerys enfrenta o povo que governa para mostrar que mesmo sendo loiríssima, estrangeira e mulher, tem a força que os momentos de crise e a sua posição merecem.
Acima de tudo, uma mulher que pode mudar os rumos do inverno que está por vir.



Larissa

Rose Hathaway
(Vampire Academy - Richelle Mead)

Eu preciso cuidar de mim desta vez. Cansei de cuidar de todo mundo e deixar de lado o que eu quero.

Rose é uma dampira - uma mistura não muito rara entre um vampiro Moroi e um humano (ou, no caso dela, outra dampira). Isso por si só já a faria especial, mas além de já ter nascido boa de briga, o destino de Rose a colocou lado a lado com Lissa Dragomir, a última de sua família. A conexão entre Lissa e Rose é tão profunda que ela pode realmente ouvir os pensamentos da amiga Moroi, sentir o que ela sente, ver o que ela vê - uma conexão mais que útil quando se está destinada a ser guardiã da sua melhor amiga.
Na verdade, o que torna a Rose tão incrível e forte é o fato de que ela não é o tipo de personagem que se lamenta. Todo tipo de merda já aconteceu com ela, mas Rose é sempre capaz de erguer o nariz, respirar fundo, soltar uns comentários sarcásticos (e às vezes quebrar alguns narizes) e enfrentar o que vier. Não importa o tamanho da encrenca, Rose Hathaway mete a cara. Sobra coragem, altruísmo e força de vontade. É o tipo de personagem que eu gostaria que existisse com uma frequência maior nos YA hoje em dia.



Diana Vanderlei

Jane Marple
(Livros e contos de Agatha Christie)

Um dos meus nome é Nemesis"

Quem olha para a simpática senhorinha da foto ao lado não imaginaria o quanto essa mulher é genial! 

Jane Marple, ou apenas Miss Marple, está muito longe de ser uma vovózinha doce e adorável (até porque, como o título "Miss" sugere, ela não tem marido, filhos ou netos), sendo, na verdade, uma brilhante detetive que não resiste aos mistérios que parecem persegui-la implorando para serem solucionados. Sempre desconfiada, Marple tem o hábito de soltar comentários inocentes (ou não) em meio a conversas e observar como as pessoas reagem a eles, não descartando ninguém da sua lista de possíveis culpados até encontrar o verdadeiro criminoso. E ela sempre consegue. E sempre com toda a genialidade dos personagens da Rainha do Crime.

Miss Marple cativou tanto o público da autora, que onze dos doze livros protagonizados por ela foram transformados em uma série de TV chamada, adivinhem, “Miss Marple”.

Com certeza uma personagem feminina inspiradora, afinal, quem não gostaria de chegar à idade dela com uma vida tão emocionante?



Luciana Silva

Sailor Moon ~ Usagi Tsukino
(Bishōjo Senshi Sailormoon ~ Naoko Takeuchi )

"Meu nome é Usagi Tsukino. Eu amo dormir e a 'Arcada'. Eu estou no oitavo grau. Atualmente, eu devo muito à minha gata falante, Luna. E eu estou treinando para me tornar uma guerreira da justiça!"

Podem rir, aqueles que considerarem que a história do animê ou do mangá de Sailor Moon pode ser bobinha, mas a Usagi (ou Serena, devido à dublagem aqui no Brasil) é um bom exemplo de mulher. Por quê, perguntam-me? É bem simples: A garota é uma badass.
Ela começa como uma menina chorona, tem uns 13 a 14 anos e tem uma vida normal como todos antes dessa gata falante encontrá-la para invocá-la como a guerreira que luta pelo amor e pela justiça! Inicialmente insegura por causa do trabalho, sempre se lamentando (A garota ainda é uma menina com desejos de menina... De se tornar finalmente uma mulher, sabe?) e tentando fugir até tomar coragem em suas missões.
Ela ganha QUATRO GUARDA-COSTAS (E MUITO MAIS!), com quem faz amizade e possui uma relação tão estreita de confiança-respeito enquanto ela amadurece, que elas poderiam fazer quase qualquer coisa pela líder/princesa. E sim, ela é uma princesa e LUTA PELA JUSTIÇA! Usagi vai enfrentando desafios sérios enquanto a trama se desenvolve, tendo que se encontrar em dilemas e, com isso, indo envoluindo de uma "garota chorona" pra uma "jovem mulher corajosa". E tudo isso enquanto usa roupas de marinheiro com aqueles poderes super brilhantes! E tendo suas falhas, mas ainda sendo a hell de exemplo de mulher ficcional!


E aí, quais as suas mulheres preferidas da ficção? Conta pra gente nos comentários!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Também fiz um post como esse, só que coloquei só as de livros. Adorooo a Sailor Moon, gostaria que alguma tv reprisasse, e se alguma já fizer me avisem. As outras eu não conheço ou não curto.

    Bjs, @dnisin
    http://www.seja-cult.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, Sailor Moon voltou ou vai voltar (não sei muito bem)! Sim, com novos episódios!
      É só ficar atenta que daqui a pouco já tem pra baixar na internet :D

      Excluir
    2. Denise, tem como ver através de sites que baixam animês pela itnernet e tem sites que os disponibilizam online :) Eu via Sailor Moon quando eu tinha uns 4 anos na tevê xD
      Quanto a Sailor Moon voltar, eu posso informar quanto a isso. Foi anunciado que Sailor Moon vai voltar, mas tipo um reboot que vai tentar se aproximar do mangá. A Naoko meio que não gostou de algumas mudanças no animê -q (Mas eu achei muitas delas bem maras, porquê expandiram o univeros individual de alguns personagens). Mas o mangá é bem maneiro também :)

      Excluir
    3. Naoko não gostando de umas mudanças no animê = o animê original xD

      Excluir
  2. Adorei o post.

    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/verbosdiversos

    ResponderExcluir