Banner Submarino

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

[RESENHA] O Amor Dá Uma Segunda Chance – Juliana Ferreira


Autora: Juliana Ferreira
Edição: 1
Editora: Dracaena
ISBN: 9788564469549
Ano: 2011
Páginas: 344

Duas vidas, duas perdas, duas reações diferentes. Ailli Tecknovs, é uma linda jovem de 20 anos, os pais, sempre trabalharam no ramo da moda. Ailli cresceu em um lar onde tudo era rico, onde tinha tudo, ela era fútil até conhecer Oliver. Um rapaz pobre que não vivia no mesmo mundo e realidade que ela, um amor impossível acontece e é interrompido pela morte. Agora Ailli é uma pessoa diferente, Oliver foi o responsável pela mudança. Mas Ailli está sem rumo, sem chão, ela amava Oliver. Quando Ailli se muda de Dublin para Letterkenny uma cidade do Condado de Donegal ela percebe que talvez depois de dois anos de sofrimento sua vida mude. Ao conhecer três pessoas, Ava, Peter e Abraham. Os três principalmente Abraham vão doar um raio de sol para a escuridão de Ailli. Abraham sentiu na pele o que é perder alguém mas através dele Ailli percebe que tudo o que acontece tem um porque. E que para todas as coisas existe um tempo determinado.

Ailli tem vinte anos e já passou por duas grandes mudanças na vida. A primeira ao conhecer Oliver, o garoto dos seus sonhos que vivia numa realidade completamente diferente da dela. De família simples, Oliver era humilde e ensinou a ela não apenas a aproveitar a vida como a se tornar uma pessoa melhor.
A segunda mudança veio ao perdê-lo.
A morte tira Oliver da vida de Ailli muito mais rápido do que ela poderia imaginar. E no lugar da felicidade de um amor pleno, Ailli se encontra despedaçada, com um buraco e uma dor que ela não consegue superar. Ailli agora não consegue mais acreditar em nada - nem em Deus, nem no amor, e muito menos em si mesma. Ela e seus pais se mudam então para a pequena cidade de Letterkenny.
Lá, ela conhecerá Abraham, um rapaz de extrema simplicidade e delicadeza, cuja compreensão de sua dor vai muito além do que Ailli imagina. Afinal, ele também perdeu alguém - seu pai se foi há pouco tempo, e a ferida se abre todas as vezes que Abraham assiste sua mãe sofrer. E será ele, junto com seu pequeno grupo de amigos e o silencioso apoio divino que Ailli começará a se recuperar. O caminho será lento, talvez até tortuoso - deixar a dor e o sofrimento para trás, desapegar-se das memórias de Oliver, seria o mesmo que apagá-lo da sua vida? E como apagar alguém tão importante do dia para a noite? E será que, mesmo para um coração machucado e sem esperanças, o amor pode dar uma segunda chance?

Recebi o livro da Juliana como parte de uma book tour organizada por ela há alguns meses atrás. Já tinha lido o primeiro livro dela, Minhas Lembranças, e tinha uma boa expectativa pro seu segundo romance.
Assim como eu já tinha notado na sua primeira obra, percebi que o grande forte da escrita da Juliana está na sutileza do drama. Eu acredito que existe um tom certo pra se escrever certas cenas de tom dramático - e não me refiro a cenas épicas de morte, ou sei lá o quê. A gente percebe essas coisas nas cenas mais pessoais, mais íntimas dos personagens. Naquele diálogo interior, naquele trecho desavisado de alguma coisa que parece totalmente aleatória, mas é extremamente reflexiva. E a Juliana sabe dosar esse tom. Ela tem um jeito delicado, e ainda assim intenso de falar sobre a dor. Em mais de uma ocasião, me peguei arrepiada por alguma passagem extremamente simples. Como se o ar daquela cena de repente estivesse à minha volta. E saber mexer assim com o leitor requer talento.
Contudo, existe pra mim um defeito em O Amor dá uma Segunda Chance que eu já havia notado em Minhas Lembranças: o tempo.
Na ocasião em que li o seu primeiro livro, me incomodou que tudo acontecesse de uma maneira muito rápida. O livro é bem fininho, mas muitas coisas acontecem sem que haja o tempo necessário pra elas serem digeridas. Se em Minhas Lembranças foi a rapidez que me fez torcer o nariz, neste outro foi o extremo oposto: achei o livro desnecessariamente longo. Houve um ponto da história em que enxerguei que todos os conflitos poderiam se resolver e a história se dar por encerrada de uma maneira simples e bonita (embora um pouquinho clichê - mas eu adoro clichês!). Mas, embora próximo do final, ainda há uma série de acontecimentos que se sucedem antes que a história se conclua. Acontecimentos que incluem apresentação de um novo núcleo de personagens, criação de novos conflitos e toda uma reconstrução de uma história que já tinha rolado no seu tempo certo até ali.
A minha sensação daí pra frente foi a de estar assistindo a uma novela. Sabe quando o vilão finalmente é desmascarado, é preso, mas ainda faltam mais dois meses de novela e o desgraçado é solto de uma maneira pouco convincente e começa tudo de novo? Foi um pouco assim. Senti um retrocesso na história que não tinha porque ter acontecido, e isso baixou minha "satisfação final", se podemos chamar assim. No fim das contas, queria que tivesse terminado de outro jeito. Queria que tivesse terminado antes. Queria que a novela não se esticasse por tempo demais.
Agradeço à Juliana pela oportunidade de mais uma vez acompanhar o seu trabalho e a sua evolução na escrita! Apesar dos defeitos, posso dizer que gostei mais de O Amor dá uma Segunda Chance do que de Minhas Lembranças - e espero continuar acompanhando as suas obras por muito mais tempo!
Beijocas!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Amei a dica, eu queroooo !

    o meu blog está de volta !
    xoxoxoxoxo


    http://futuraindependente.blogspot.com.br/2012/12/in-dependente.html

    ResponderExcluir
  2. Lari fazendo campanha da sua editora!! Brinks, parece ser super interessante! A gente podia chamar a autora para falar com o blog!

    ResponderExcluir
  3. Ah, achei legal. Não sei se vou procurar, porque não sou uma grande apreciadora de Mortes & Suas Consequências, mas enfim. Quem sabe.
    Ótima resenha, Lady!

    ResponderExcluir