Banner Submarino

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

[ESPECIAL FIM DO MUNDO] Séries para assistir antes do fim do mundo

Faltam quatro dias para o fim do mundo! Corre que dá tempo!

Todo mundo adora séries de TV, e com a gente não é diferente. Nossas horas em frente à tela (do computador, da televisão...) pra assistir os mais diferentes seriados devem ser tantas quanto a quantidade de horas que passamos diante de livros. Então é claro que não podíamos deixar de dar algumas indicações de bons seriados que valem a pena serem conhecidos antes que o mundo acabe. Confira a nossa seleção!



Doctor Who
Indicação: Larissa

Eu indico essa série pra todo mundo, por um milhão de motivos diferentes. Começo pelo óbvio: é uma das minhas séries preferidas. Mas super entendo se isso não for o suficiente pra você se jogar e assistir seis temporadas (e meia) em 4 dias. Tenho outros motivos.

Só pra começar, Doctor Who é um clássico. Tipo MUITO clássico. A série já tem 49 anos de existência, dividido em vinte e seis temporadas antigas e seis (quase sete) da chamada "era moderna" - e olha que legal, você nem precisa assistir TUDO pra entender. Quem quiser pegar só o que começou a ser exibido em 2005 pode pular nessa sem medo!

A série de ficção científica mais antiga do mundo (pode verificar, está até no Guiness) é produzida pela BBC e conta as aventuras fantásticas de um alienígena muito simpático chamado Doctor (sim, esse É o nome dele!) que viaja com uma cabine azul de polícia que é maior por dentro do que por fora (a adorável TARDIS) por todo o tempo e espaço, salvando civilizações e planetas inteiros de grandes catástrofes. Ou pequenas catástrofes. Mas em geral ele gosta mais quando os problemas são maiores.

Tipo o fim do mundo?, você com certeza me perguntaria. É, tipo o fim do mundo. Na verdade, o mundo já acabou de tantas formas ao longo da série que eu até já perdi a noção de quantos apocalipses possíveis foram inventados pelos roteiristas da série. Logo no segundo episódio da primeira temporada, sabiamente intitulado "The End of the World" (O Fim do Mundo, no bom e velho português), o planeta Terra explode em colisão com o sol. Não se preocupe, era o ano tipo dois bilhões e não sei o quê, e todos os humanos já tinham sido salvos. Ou quase todos, vai saber.

Depois disso, houveram várias outras versões, que vão desde o planeta sendo roubado e indo parar numa galáxia diferente até coisas mais simples como alienígenas invadindo e dominando o pedaço. Se você quer alimentar sua criatividade com novas probabilidades de futuro apocalíptico pro próximo dia 21, é definitivamente uma série que vai gostar de ver. Senão, vai gostar de ver mesmo assim.



 Os Pilares da Terra
Indicação: Mel Geve

Ok, em primeiro lugar, essa série foi baseada em dois livros do Ken Follett (Os Pilares da Terra I e II, olha que coincidência)  que, por sinal,  estou lendo e amando. A esmagadora maioria da população leitora concorda que livros sempre são melhores que os filmes/séries. Eu ainda não posso dizer se isso também vale para Pilares da Terra, mas uma coisa eu garanto: é muito bom. Se os livros forem melhores, serão os melhores livros que eu já li até hoje (e olha que eu já li bastante coisa). 

Em segundo lugar, acho pertinente que todo mundo saiba que, apesar de maravilhosa, não é uma série leve. É daquelas em que você é incapaz de desgrudar os olhos da tela, que te fazem roer as unhas até o cotovelo e mantêm seu coração acelerado durante toda a hora de duração. É inevitável ver um episódio depois do outro e depois do outro e depois do outro até.. até acabar, porque são só oito. 

Ela se passa na Idade Média, com os nobres ambiciosos e perversos, a Igreja sendo loucamente corrupta, os servos lutando para viver, os julgamentos às "bruxas", as guerras, as Cruzadas. Enfim, tudo que se tem direito. Só faltou o dragão. A série é um retrato fiel da sociedade feudal (eu acho, porque eu não estava lá para conferir), de deixar qualquer professor de história babando. 


Personagens de Os Pilares da Terra 
 Vamos lá, são vários núcleos e o principal é o do Tom Builder, que é um simples mestre de obras, pobre, nômade e com quatro dois filhos, cujo sonho é 
construir uma catedral. Um dia, ele conhece a Ellen, uma mulher meio bruxa e nada convencional, que tem um filho lindo, maravilhoso, com quem eu realmente pretendo me casar um dia, apesar de ele ter vivido há uns mil anos meio estranho.  

Depois da morte de Agnes, a mulher do Tom, todos eles vão para o Priorado de 
Kingsbridge onde conhecem o Prior Phillip (que é uma das únicas pessoas legais de verdade da série). Lá tinha uma igreja caindo aos pedaços, e alguma-coisa-que-eu-sei-o-que-foi-mas-não-vou-falar faz com que seja necessário se construir outra. E por que não uma catedral? 

Ao mesmo tempo, tem uma invasão no Condado de Shiring, e o Bartolomew (que é o todo poderoso de lá, pai da Aliena e do Richard) é morto. Nessa invasão, cortam a orelha do filho, e estupram a primogênita. O maior desejo de ambos passa a ser vingar a morte do pai e  reconquistar o condado que fora tomado pelos Hamsleigh (que são, ao meu ver, a personificação do peido do diabo).


Meu deus, eu não tenho palavras para descrever o tanto que amo e recomendo essa série. Sugiro que todo mundo assista só o piloto. Sério, tem na Netflix, é facíl. O piloto só, gente, só para experimentar. Duvido que você não acabe devorando os outros sete episódios.  

Ah, e para concluir, foi lançada esse ano a continuação (YEEEEEEEEEES!!) que chama - ironicamente - Mundo Sem Fim. Nela, é possível ver os descendentes de Pilares da Terra depois de 200 anos. Eu ainda não assisti, mas aposto todos os meus livros que também é incrível. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Já tentei assistir Doctor Who, mas fui vencida pela preguiça de acompanhar as dez milhões de temporadas HOSIHASOIAHA mas sua resenha está começando a me convencer a dar uma segunda chance, Lari!
    Mas só depois de Pilares da Terra, que me deixou curiosa demaaaaaaaaaaaaaais *u*

    ResponderExcluir
  2. Quando eu comecei a ver Dctor Who achei muita piração (peguei uns episódios da 4 temporada moderna na TV) e não dei muita bola. Mas depois que assisti as últimas duas temporadas inteiras eu gostei. Acho esse ator o melhor de todos no personagem. Parabéns pela resenha. Só fiquei meio chateado por você não falar de Lost, que será minha série preferida ever rs

    ResponderExcluir