Banner Submarino

terça-feira, 15 de abril de 2014

[ENTREVISTA] Pricilla Ferrier

 
E aí, NRAnianos, tudo beleza?
 
A entrevistada do post de hoje é a jovem escritora mineira de vinte e dois anos, Pricilla Ferrier, nascida no munícipio de Patos de Minas e atualmente acadêmica da UFMG pelo 7º período do curso Ciências Sociais.  Pricilla começou a escrever desde pequena de forma mais séria no ano de 2011, porém já escrevia outros livros amadores só por diversão, como 'As Aventuras de Célia e Amélia', 'No mundo de Dip e Tirk', 'Oh, Meu Deus!', 'Dualismus', 'A Dona do Jogo', ideias ainda não finalizadas e quatro livros da série 'Escritores de Aevum',  que acabou sendo seu lançamento em 2013 como escritora comercial através da editora Clube de Autores.
2011 foi um período em que ela se encontrava em uma transição: começo de faculdade, morando em uma cidade desconhecida e se sentindo deslocada. Encontrou-se ao mergulhar no mundo que ela mesma criou. Como autoras já entrevistadas pela NOSSOS Romances Adolescentes, como Marcele Cambeses (escritora da série 'Destino Trocado') e Carta Caetano (escritora do romance 'Amélia'), Pricilla teve como seu ninho para desenvolver sua escrita criativa o universo das web novelas pelas comunidades do Orkut (Só Webs) e foi por lá que, como também eu (Lucie) tive ali como ninho de interação além da NOSSOS Romances Adolescentes (a comunidade) e também outras comunidades de web e escrita criativa, tive contato com seu trabalho :)
 
E aí, curiosos para saber um pouco da escritora que assina o primeiro livro da série 'Os Escritores de Aevum', 'Acampamento Literário e o Artefato do Tempo'? Dá uma olhada :B


ENTREVISTA: PRICILLA FERRIER
 
NRA: Olá, Pricilla! Como vai? Gostaríamos de saber quando e como houve essa certeza de seu desejo em seguir a carreira de escritora comercial. E, a partir desse instante, como foi essa experiência para você?
PRICILLA: Olá! Obrigada pela oportunidade! Então, eu sempre escrevi por diversão, é algo que eu realmente amo, que me acalma. Mas vi oportunidade em começar a vender os livros depois que os leitores que me acompanhavam pela internet falavam sobre como seria bom ter o livro físico em mãos. Minha experiência é bem vaga, eu comercializo os livros através de sites de gráficas online e eu realmente não tenho uma boca comissão devido ao preço elevado dos livros. Quase fechei uma proposta com a Nova Século uma vez, mas infelizmente eu não podia arcar com o preço das tiragens exigidas.
 
 
NRA: Como seu primeiro lançamento ao mercado nacional de literatura, Acampamento Literário e o Artefato do Tempo da série Os Escritores de Aevum. O que você pode adianta sobre o tema e o enredo do livro para aqueles que estão lendo a entrevista?
PRICILLA: O livro é bem adolescente e animado. Nesse primeiro volume nós vamos começar a acompanhar Nina Kendall em uma jornada a qual ela está destinada e nem imagina. É um livro mais festivo, envolvente, momento de conhecer os personagens e as histórias que vão costurar o enredo vasto que gira em torno de um artefato capaz de controlar o tempo. Isso tudo em um acampamento em cenário épico e intrigante que vai ser fundamental para os mistérios e assassinatos no decorrer da trama. A opinião de quem leu foi que um capítulo puxa o outro e você simplesmente não consegue parar de ler, então estou feliz por ter conseguido atingir o objetivo do entretenimento e atiçar a curiosidade.
 
NRA: O que você nos contar como foi a produção de seu livro e quais foram suas inspirações, tanto nas áreas literárias como também na área audiovisual?
PRICILLA: O livro surgiu de uma ideia que tive relacionada à comunidade do orkut Só Webs. Na época em que Aevum foi idealizado o orkut ainda era uma rede social muito ativa e a miríade de membros da comunidade, com suas vastas personalidades e histórias dentro da mesma foram a inspiração para muitos personagens. Praticamente todos, melhor dizendo. Como o livro tinha a proposta inicial de ser uma web-novela, para atrair os leitores nós costumávamos confeccionar designs e eu utilizei muito do cast de Pretty Little Liars e de muitas outras séries como Glee, Skins, The Vampire Diaries e até mesmo de filmes épicos adolescentes.

NRA: Como foi a finalização de seu livro e o que você sentiu ao fazê-lo? E o que você pode nos relatar sobre a busca de publicá-lo? Foi díficil publicá-lo? Por quê?
PRICILLA: Colocar um fim no primeiro livro foi como deixar uma porta aberta para o segundo. Eu estava enlouquecida para terminar. Foi um sentimento de alívio por ter conseguido e por ter a certeza de que eu tinha o enredo do segundo quase pronto, o que me deixava tranquila. Eu costumo dizer que começar um livro com uma boa ideia é fácil, difícil é terminá-lo. E se isso aconteceu e se pessoas o amam e o aprovam ele realmente merece uma chance. Eu tentei concursos e editoras. Mas é bastante complicado sim. Como eu mencionei o meu quase-contrato com a Novo Século me exigia comprar 500 exemplares e eu não pude arcar com isso. Por essa razão conheci as gráficas online, ou editoras independentes, e fui na cara e na coragem. Fiz a revisão, diagramação (embora nessa segunda edição tenha ganhando de presente da Gabriella Regina da Bookess) e a capa e postei por lá mesmo.

NRA: Como foi a reação de sua família e de seus amigos quando você decidiu seguir a carreira de escritora?
PRICILLA: Na verdade eu me encho de orgulho para dizer que gostaria de viver por essa profissão, mas infelizmente sabemos que não é assim. Minha família me apoia, mas é daquele jeito “tenha sempre uma opção concreta”. Então eu estou fazendo faculdade e ainda na luta para entrar de vez nesse mercado literário. Já meus amigos são meus anjos! Sem eles meus livros não existiriam. Eles me dão conselhos, me incentivam e me consideram uma ótima escritora, com ou sem fama. Só tenho a agradecer.

NRA: Tem escritores, artistas e/ou cantores que tenham inspirado a você na sua experiência como escritora? Comente sobre eles conosco. Fora dessas áreas, há outras influências?
PRICILLA: Eu sempre estou sendo inspirada pelas coisas ao meu redor. Para esse livro, especificamente, eu andei lendo muito os livros da Meg Cabot e leituras em primeira pessoa. Isso sempre me ajuda a me aperfeiçoar melhor, a ganhar aquela pitada engraçada que eu gosto sem perder a áurea de mistério. Já as músicas há uma playlist enorme com todas as canções que me inspiraram nas variadas cenas de O Artefato do Tempo. Não consigo limitá-las.

NRA: Qual é a sua visão sobre o apoio dado pelo mercado e pelos próprios brasileiros à literatura nacional dos dias de hoje?
PRICILLA: Eu soube há pouco tempo que o governo dá um subsídio para as editoras para que elas invistam em escritores nacionais. Mas o que realmente acontece não é isso. Você só publica se pagar pelas tiragens ou então praticamente paga por tudo. Muitos talentos não tem essa condição. Eu acho que os blogs literários são fundamentais! São eles que impulsionam a literatura nacional, já que são formadores de opinião. Muitos leitores tem medo de comprar um livro caro que pode não ser tão bom. Por isso acho a função de você e o apoio que os escritores recebem através de resenhas e divulgação algo imprescindível.
 
NRA: Para você, quais são as partes legais de ser escritor? E as que não são?
PRICILLA: Poder me afundar no mundo imaginário, fugir da realidade difícil. E o mais legal é envolver as outras pessoas com um mundo mágico, mostrar que possibilidades existem e que sonhos não merecem ser abandonados. Mas não é bom ver os próprios sonhos serem atrasados pelo mundo comercial hahahaha Parece que estou sendo hipócrita com aquilo que acredito sempre que desanimo. É uma caminhada difícil. A concorrência é grande e o espaço é pequeno, infelizmente.
 
NRA: Qual é a sua concepção do verbo escrever?
PRICILLA: Acho que escrever é mais do que uma ação, é um sentir. É um compartilhamento de ideias e sonhos.
 
NRA: Qual é a sua bebida preferida: Café, chá ou Coca-Cola? 
PRICILLA: Entre essas eu prefiro café. Mas adoro Leite com canela ahahah me faz um bem danado!
 
NRA: Quais livros e filmes te marcaram?
PRICILLA: Quando eu era pequena eu era fissurada em ler, mas sem sombra de dúvidas O Mágico de Oz, o original, é um dos meus preferidos. Dorothy e seus amigos me ensinaram muito. Toda a saga de Harry Potter, mas chega a se clichê dizer isso. Impossível não amar. E recentemente decidi que Um Dia do David Nicholls é o meu livro de vida. É uma bela história e coincidentemente a Emma, personagem dele, também sonha em ser escritora.
 
NRA: Quais são suas dicas de leitura para aqueles que estão lendo a entrevista?
PRICILLA: Leiam muito! Além dos livros mais badalados do momento, leiam os clássicos da literatura, tanto estrangeira quanto nacional. Leia dicas em blogs literários e biografias de grandes autores, pode servir como inspiração e motivação. E se divirtam, procurem mergulhar naquilo que mais gostam. Leiam Acampamento Literário e o Artefato do Tempo também hahahahaa.
 
NRA: Que dica você dá a aqueles que querem seguir a carreira literária?
PRICILLA: Persistência, paciência, sempre tentar se renovar, estudar, ler coisas novas, ficar antenado com as coisas que acontecem no mundo. E preparar um pé de meia para começar a lutar pelo seu sonho.
 
NRA: Se pudesse morar em um lugar que só existe em livros, qual seria? Hogwarts? Panem? Terra Média? Qual?
PRICILLA: Oz. HAHAHAHA
Ou na Terra do Nunca. Sempre fiquei brava com o Peter Pan por ele nunca ter me buscado.
 
NRA: Quais são seus escritores favoritos no momento?
PRICILLA:David Nicholls, J.K. Rowling, Meg Cabot, L. Frank Baum, Manuel Bandeira, Machado de Assis, TEM MUITOS QUE NÃO VOU LEMBRAR! Ah, gosto da Stephenie Meyer também, sou apaixonada por A Hospedeira e mesmo em Crepúsculo que não é uma saga que eu goste muito acho que a escrita dela desfila nas páginas.
 
NRA: Quais são seus hábitos durante o processo de escrever suas produções? 
PRICILLA: Ouvir música. É um vício. Tem pessoas que não curtem, mas é algo que me ajuda a me afastar do mundo, pois nem sempre me encontro num lugar silencioso.
 
NRA: Cite uma passagem ou um trecho de sua obra para nós.
 
PRICILLA:
“Sonhos nunca são cortados pela faca da despedida quando são sólidos e consistentes. Eles permanecem ali, te guiando, empurrando seus atos e seu próprio caráter para o nível sublime da permanência e superação.
E cada segundo que vencemos todas essas metáforas da vida é uma certeza que nos impulsiona para o sucesso. E o meu sucesso ainda estava ao meu alcance, correndo à frente, brincando com minhas capacidades e carregando uma placa de “Bem Vinda ao Instituto das Letras”. E alcançá-lo seria uma questão de tempo.”

 
NRA: O que você pode nos contar da continuação do livro?
PRICILLA: Acampamento Literário e a Inocente Maldição traz uma Nina Kendall mais forte, mais determinada e mais maluquinha também. No segundo volume da saga começamos a entender de onde surgiu o artefato, suas ligações com a família Dubat Chilli e porque Nina é uma peça fundamental nesse novelo de destinos. Através de diários de uma antepassada iremos descobrir segredos do passado e do presente que trará mais perigos para todos no Acampamento Literário.
 
~x~x~x~
 
Onde Encontrar a Pricilla e seu trabalho:
~x~x~x~
 
E assim termina a entrevista com Autor Nacional nesta semana :)
Agradecemos a fofa da Pricilla por aceitar nosso convite de uma entrevista ^^
 
OBS, QUERIDO LEITOR E NRANIANO!
Você conhece algum autor nacional (que seja novo no mercado literário ou não) ou você é um e gostaria de uma entrevista com a gente?
É só enviar uma mensagem para nossa página do Facebook ou pelo e-mail contatonra@gmail.com que a gente já entra em contato com você!
Fora as entrevistas, também vale eventos culturais de sua cidade que possam envolver literatura, artes, música, cinema, tradições para divulgarmos na nossa página :)
Beijo, beijo, até a próxima :*
 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário