Banner Submarino

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

[RESENHA] Jardim de Escuridão - Bianca Carvalho

Série: Trilogia das Cartas, livro #1
Minha Edição: 1
Editora: Literata
ISBN: 9788563586261
Ano: 2011
Páginas: 279
Sinopse: "Todo dom pode ser uma bênção ou uma maldição..." Quando Faith Connor recebe uma carta deixada por sua avó, após a morte da mesma, contendo um último pedido, ela não esperava que sua vida ganharia um rumo inesperado. Detentora de um dom especial de compreender as flores, cujos significados lhe fornecem visões de acontecimentos futuros, ela atende o pedido da avó, levando uma flor especial a seu túmulo e acaba conhecendo Rowan Allers, um homem atormentado pela morte da irmã, assassinada por um serial killer. Sentindo uma estranha conexão com aquela história, Faith o ajuda a investigar, sem nem saber que seus destinos estavam ligados de forma perigosa e até fatal.

Faith Connor é uma mulher cercada por tragédias: órfã, viúva e, agora, devastada pela morte da avó, Lolla DeWitt, deixando-a sozinha com sua irmã, Cailey, e sua prima, Tatiana.. Depois de tantos sofrimentos, Faith já perdera as esperanças em quase tudo na vida; não acreditava que poderia amar de novo, e já desistira de ter fé nos chamados "dons" das mulheres de sua família.
Mas após receber uma carta de sua falecida avó - com data e hora precisas para ser entregue - lhe pedindo que levasse flores ao seu túmulo num dia e hora determinados, tudo isso começa a mudar. No cemitério, Faith tem uma visão de si mesma levando flores para outro túmulo, de uma mulher que ela não conhece. É lá que ela se depara com Rowan Allers, um rico executivo que perdeu a irmã - cujo túmulo Faith estava visitando - para o chamado Assassino das Noivas, um temido serial killer que agora parece atacar novamente. Quando os destinos de Rowan e Faith se cruzam, é quase como um chamado para o perigo. Eles passam a investigar as mortes por seus próprios meios, sem perceber que, talvez, estejam deixando as portas abertas para o assassino entrar.

Quando comprei Jardim de Escuridão - já há um ano ou mais, confesso - eu sabia muito pouco sobre a história. Sabia que havia um dom relacionado a flores, e que tudo começava por causa de uma carta deixada pela avó da nossa protagonista. Não esperava me deparar com um thriller policial.
Foi uma surpresa bem vinda, no entanto, e hoje, quando paro pra pensar, não sei porque imaginei algo diferente. O toque sobrenatural dado a Faith e às mulheres Dewitt é pouco mais do que um pano de fundo para uma história que se desenrola apesar de seus fatores sobre-humanos, e isso dá um toque a mais de realidade para a história. Sabe aqueles mistérios possíveis da vida? Tipo alguém com uma intuição muito certeira, uma compreensão quase sobrenatural de alguma coisa... é meio isso. É crível, e essa é provavelmente uma das melhores partes da construção da história. Se Faith fosse uma pessoa de verdade, e me dissesse que compreende as flores e suas mensagens - mesmo, de alguma forma, que isso acarrete certas "visões" - eu acreditaria nela.
O enredo, apesar de complexo, se desenrola de uma maneira bem fluída e, por vezes, até mais rápido que o esperado. Confesso que não gostei muito de alguns rumos que a história tomou, em especial no mistério que envolve o passado de Faith e de Rowan (e não posso dizer muito mais, sorry). Não chegou a ser decepcionante, mas mais aquela sensação de "hm, acho que seria melhor sem isso" quando algo de surpreende quando você apenas não quer ser surpreendido. O mesmo não posso dizer quando ao desenrolar das investigações e dos crimes; não vou dizer que é o melhor thriller que já li na vida, mas a autora Bianca Carvalho fez um ótimo trabalho ao me jogar de um lado pro outro, desconfiando de todo mundo. Foi só nos 45 do segundo tempo que me direcionei pro lado certo.
Gostei do tratamento dado aos personagens, que foram todos bem construídos e desenvolvidos. Não são muitos os que participam ativamente da história, e acho que isso contribuiu pra que ninguém ficasse "chapado" demais. Apesar do já esperado romance entre Faith e Rowan ter rolado um pouco mais depressa do que eu gostaria, não pude evitar me deixar levar pelos dois, e acabei torcendo por eles até o fim.
Jardim de Escuridão não é daqueles livros de pontas soltas. Como vocês já devem ter presumido, a Trilogia das Cartas tem esse nome porque cada livro se desenrola a partir de uma carta deixada por Lolla para cada neta. Jardim nos dá uma boa base de quem são nossas duas próximas protagonistas - Cailey e Tatiana - e quais serão seus dons e prováveis enredos, sem entregar mais do que o suficiente pra deixar o leitor curioso. Missão cumprida. Agora quero saber o que me aguarda no segundo volume da série, Versos Sombrios.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Tive ótimos momentos com o Jardim da Escuridão! Super recomendo!

    ResponderExcluir
  2. A capa me chamou muito atenção!!
    A resenha ficou ótima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa!

    Eu não conhecia esse livro e me surpreendi com sua resenha. O enredo é ótimo, e pelo que você escreveu, se desenvolve muito bem. Sem contar que a capa é linda! Com certeza quero ler!

    B-jusssss! ♥

    ResponderExcluir