Banner Submarino

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[LIVRO X FILME] Cidade dos Ossos

Semana passada, chegou aos cinemas do Brasil e do mundo a esperada adaptação de Cidade dos Ossos, primeiro livro da série Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare. Como boa fã da saga, lá fui eu pro cinema assistir. E o que vi na tela foi... inesperado.

Pra você que é Shadowhunter de primeira viagem, vamos a um resumo básico dos acontecimentos do primeiro livro/filme: Clary Fray (interpretada pela Lilly Collins) vive sua vidinha normal de adolescente em Nova York, morando com a mãe, Jocelyn (a diva Lena Headey), e passando boa parte do seu tempo com o velho amigo da família, Luke (Aidan Turner) e com o seu melhor amigo de sempre, Simon (Robert Sheeran amorzinho). Até que um dia ela resolve entrar numa boate, e vê um cara sendo brutalmente assassinado - e, pra piorar, mais ninguém consegue ver os envolvidos no crime.
É aí que seu caminho se cruza com o de Jace Wayland (Jamie Campbell Bower) e com o submundo. Clary descobre que sua mãe era uma Caçadora de Sombras, uma mestiça de anjos e humanos cuja missão é proteger o nosso mundo de demônios e outros seres. O que já era inaceitavelmente confuso piora quando sua mãe é sequestrada pelo temido Valentim, que está em busca do Cálice, um dos três Instrumentos Mortais do Anjo Raziel. Para reencontrá-la, Clary se envolve cada vez mais no mundo da Clave e dos Caçadores de Sombras, colocando a si mesma e a seus novos amigos na linha de frente do perigo, e redescobrindo sua própria vida.
Primeiro, devo reiterar (inclusive pra mim mesma) que, como toda adaptação dos livros para as telas, Cidade dos Ossos passou por mudanças de enredo. Leitores e fandoms, aceitem: o filme nunca vai ser perfeitamente fiel ao livro, por mil motivos diferentes. Ir com a cabeça pronta pra aceitar essas mudanças é um dos passos para a felicidade, acreditem.
Talvez por isso eu tenha saído da sessão com algum saldo positivo. Eu já estava sabendo de boa parte das mudanças que veria em tela, e sabia que devia encarar o CdO do cinema como um produto à parte da saga literária. Isso por si só deveria me poupar de decepções; infelizmente, não foi suficiente.
A boa notícia era que tudo o que eu temia repudiar acabou se provando ou indiferente, ou surpreendente para mim. As mudanças foram compreensíveis em praticamente todos os casos, e o elenco se provou bastante digno de seus personagens. Gostei muito mais de Jamie Campbell Bower como Jace do que imaginava que gostaria, e acho que ele só não se saiu melhor porque o personagem foi mal desenvolvido em tela; Robert Sheeran roubou todas as cenas em que apareceu e recebeu todo o meu amor e a minha fidelidade eternas como Simon; Godfrey Gao foi um Magnus Bane muito mais bonito do que aquele que eu tinha imaginado; e Lilly Collins não cheirou nem fedeu, mais ou menos como o restante do elenco.
A má notícia é que o filme pecou pelos excessos: excesso de trilha nos momentos errados (o que fizeram com a estufa??) excesso de velocidade nos primeiros minutos, excesso de clichês verdadeiramente HORROROSOS que me deixaram com vergonha alheia e me fizeram rir em mais de um momento. E onde tinha que dar atenção - pro desenvolvimento do relacionamento entre os personagens, pra introdução mais bem feita ao submundo, pra não dar spoilers de mil e um acontecimentos desnecessariamente cedo - deixou a desejar.
No todo, o filme funciona sozinho, e até um pouco como adaptação, mas esperava bem mais do que vi. Talvez seja a pressão de fã falando mais alto, e talvez quando eu ver de novo eu tenha uma opinião melhor, mas por enquanto acho que os roteiristas vão ter que melhorar o trabalho quando trouxerem Cidade das Cinzas à vida. Afinal de contas, amamos a série por um motivo, e queremos ver mais história e menos videoclipe nos próximos filmes!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Ainda não vi o filme porque estou com medo de me decepcionar e pelo que você disse, há uma grande chance de isso acontecer. Mas, de qualquer jeito penso em assistir :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei se chega a ser decepcionante. Já vi adaptações muito piores. Só erraram a mão em certos pontos mesmo.

      Excluir
    2. Pior que Dezesseis Luas não pode ser.

      Excluir
  2. Ainda não vi porque quero ver e ficar brava, mas não lembro do livro porque li há anos e ~nãomemate~ não gostei muito. Fiquei brava demais com o final e nem li a continuação, apesar de ter comprado.

    Mas a capa é linda.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu vi e concordo. ODIEI o que eles fizeram com a estufa, que é uma das minhas partes preferidas do livro... No entanto, gostei muito deles terem mantido várias frases emblemáticas do Jace no livro. Além disso, odiei o que eles fizeram com o portal (água, cê jura?). E AH, você esqueceu de falar do melhor personagem e ator do filme todooooooooooooo: o Valentim!!! Maravilhoso!!!!!! Amei demais.

    E pelo menos eles acertaram a cor do cabelo da Clary #traumadepercyjackson

    ResponderExcluir
  4. Lari cê sabe que sou viciada nessa coisa, rs.

    Você acertou em todos os pontos! :D Achei as mudanças completamente compreensíveis e bacanas. As cenas de luta ficaram fantásticas! Sobre os clichês, oh céus, você tem toda a razão. Não só na estufa com a música da Demi, mas em outros pontos. A trilha sonora realmente não funcionou (tirando a do Hotel Dumort) no filme, e desde que foi escolhido as músicas reclamei bastante. São músicas boas para escutar separadamente, mas ainda preferia uma trilha só instrumental. ):

    Sobre as atuações, o Robert ROUBOU A CENA DEFINITIVAMENTE! Eu entrei na sala desapegada ao Simon e saí de lá apaixonada! <3 Ele foi incrível! Mas não curti muito o Godfrey, mas não sei se foi por causa do roteiro que não funcionou com ele, ou se foi a atuação do ator. Achei ele muito contido, menos extravagante que o seu personagem no livro. Mas é inegável que ele é mais bonito do que nós imaginávamos, rs.

    No geral gostei bastante, e estou animada para Cidade das Cinzas. Sinto que o próximo filme será melhor pela maneira que terminaram CdO, e porque vai haver mais espaço para que eles desenvolvam mais a história dos personagens e os pontos chaves do livro. Vamos ficar na torcida! (yn)

    Parabéns pela resenha! :D As suas são as melhores! HAHA

    ResponderExcluir
  5. Quando saiu o elenco escolhido desse filme, eu perdi completamente a vontade de ver. Cidade dos Ossos já não é um livro fácil de ler e nem o melhor da serie, achei que eles não foram felizes na escolha dos atores pro filme.

    Não tenho vontade de ver e pelo que comentam, você não foi a única, ele não é lá essas coisas. Estanhei já ter o segundo sendo que não apostaram no filme, poucas salas e horários ruins, e o rendimento dele deixou a desejar. É aguardar pra saber se o segundo pega melhor.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, depois de ver a fofura de comentário que você deixou lá no just a girl no meu post, vim aqui fuxicar o blog e... descubro que dona Larissa é uma shadowhunter também!!!!
    Concordo com você em tudo. *dá cá um abraço, também sou uma shadowhunter desapontada*
    Acho que o pior foi o spoiler que dão na fala do Valentim sobre o Jace e a Clary: desnecessário!
    Pelo menos agora estão refazendo o roteiro, resta esperar 2015 (que é a nova previsão de lançamento) e ver o que sai!
    Ótimo blog! Sucesso pra vocês!
    Ana Beatriz
    Http://bells-justagirl.blogspot.com

    ResponderExcluir