Banner Submarino

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

[Indicamos] Shakespeare + Joss Whedon = o filme que você precisa assistir



Vocês provavelmente conhecem Shakespeare. Aquele cara famoso que escreveu peças de teatro no século XVI?
Sonho de uma noite de verão?
A Megera Domada?
Romeu e Julieta?
Ótimo, chegamos a algum lugar!



O que aconteceria se um dos maiores contadores de história da atualidade resolvesse "modernizar" Shakespeare para o século XXI? Não apenas Shakespeare, mas Much Ado About Nothing, uma de suas mais renomadas "comédias"?

Simplesmente uma das maiores obras primas que já saíram da mente de um homem.




Primeiro, o trailer:


Bom, agora que você já assistiu o trailer e ficou com esse jazz na cabeça, vamos começar a tentar explicar a genialidade que percorre as duas horas de filme. E quando você tiver terminado de ler, terá uma vontade incontrolável de procurar um cinema mais próximo de você para assistir essa obra prima.

Quem é Joss Whedon?

Primeiro engolirei minha ira por você não saber quem é esse homem, porque muita gente não sabe quem ele é.

Aqui está uma pequena lista de criações dele:
-Buffy, a caçadora de vampiros
-Angel
-Firefly
-Dollhouse
-Dr. Horrible's Sing Along Blog
-The Cabin in the Woods (O Segredo da Cabana)
-Agents of S.H.I.E.L.D. (a nova série da ABC)


Com parceria com a DISNEY:
-TOY STORY (!!!)
-Atlantis

Como diretor:
-OS VINGADORES (!!!)

O IMDb dele está mais completo, mas isso foi só pra vocês terem um pouco de ideia da genialidade desse homem.
Dito isso, vamos partir para o filme.

Much Ado About Nothing???

Much Ado About Nothing, ou em português: Muito Barulho Por Nada.
Bom, o nome da peça já diz muito sobre o enrendo: personagens fazendo muito aê por nada. Ou quase nada. Na verdade por um mal entendido (que ao ver o filme entendemos que é bem mal entendido mesmo, mas não foi por um acaso, e sim intencionado).
Também pode ser interpretado pelos dois personagens principais, o Señor Benedick e a Lady Beatrice, que se odeiam e vivem se alfinetando sem nenhuma razão aparente.

A peça se passa na Espanha e conta a história do príncipe de Aragão, Don Pedro, que volta da guerra com dois de seus melhores homens, o Señor Benedick e o Señor Claudio. Também com eles vem o irmão derrotado de Don Pedro, Don João, com quem eles haviam lutado na guerra e ganhado.
Eles então visitam o castelo do governador de Messina, Leonato, onde ficarão hospedados por um mês.
Claudio se apaixona por Hero, a filha de Leonato. Don Pedro, sabendo disso, fica radiante e pede a mão da moça em favor de seu fidalgo. Ela aceita e o príncipe percebe que está aí uma ótima oportunidade de um casamento duplo: Claudio e Hero, e Benedick e Beatrice, a sobrinha de Leonato. Pouco importa, claro, que os dois últimos se odeiem. Com a ajuda de Leonato, de Claudio e de Hero eles armam uma trama para que Beatrice e Benedick se apaixonem.

"Come, you shake the head at so long a breathing: but, I warrant thee, Claudio, the time shall not go dully by us. I will in the interim undertake one of Hercules' labours; which is, to bring Signor Benedick and Lady Beatrice into a montain of afection the one with the other. I would fain have it a match, and I doubt not but to fashion it, if you three will but minister such assistance as I shall give you direction."
"Mas posso assegurar-te, Cláudio, que não vamos sentir tédio durante essa semana, pois nesse ínterim pretendo meter ombros a um dos trabalhos de Hércules, que irá consistir em deixar o senhor Benedito e a senhorita Beatriz debaixo de uma montanha de amor. O meu desejo é vê-los casados, não alimentando dúvidas de que conseguirei o intento, se vós três seguirdes as minhas indicações."

Much Ado de Joss Whedon

Há algumas coisas que você tem que saber antes de assistir o Muito Barulho por Nada de Joss Whedon.

-Primeiro: é uma modernização, ou seja, não se passa na Espanha do século XVI, mas na Santa Monica, California, do século XXI.
-Segundo: é usado o texto de Shakespeare na íntegra. Isso quer dizer que o que você leu ali em cima em inglês é realmente falado pelos atores. Então, sim, acho bom assistir com legenda, porque por mais expert que você seja em inglês, a escrita shakespeariana é realmente complicada e "obsoleta".
-Terceiro: o filme foi gravado em 12 (doze) dias, entre as filmagens de Os Vingadores. Tendo como set de filmagem a própria casa de Whedon. Dá para ver até o quarto da filha dele, os brinquedos deles espalhados pela casa, essas coisas. Nessa entrevista, a atriz que interpreta Lady Beatrice, Amy Acker, conta como foi a sensação de gravar na casa de família. Em um momento eles estavam gravando e aí os filhos do Joss ficavam por ali vendo (lá por 3:50).
-Quarto: esse filme é feito por amigos do Joss Whedon. Tem uma coisa nos trabalhos dele que é basicamente ele adorar estar rodeado e trabalhando com as mesmas pessoas, que se tornam amigos dele. Nesse filme a maioria dos atores já havia participado de outros trabalhos com o Joss.
-Quinto: é um filme de baixíssimo orçamento. Isso dá uma certa leveza à produção, um certo ar teatral. E isso também ajuda a explicar um dos maiores aspectos do filme: é em preto e branco.
-Sexto: a trilha sonora é original e magnífica. Foi composta pelo próprio Joss Whedon. Duas das músicas são poemas musicados que Shakespeare escreveu dentro da peça, "Sigh No More" e "Heavily".

Sei que muitos de vocês torceram o nariz para o quinto item. Porém devo deixar claro que Much Ado About Nothing de Joss Whedon não precisa de cores. Se sustenta basicamente com o diálogo afiado de Shakespeare e com a ótima interpretação dos atores. Sem contar a direção.
Destaque para o casal principal e suas cenas de comédia. E para a Hero de Jillian Morgese que consegue passar o sentimento de donzela injustiçada em pouquíssimas falas.

Uma comédia inteligente para os que gostam de sarcasmo, ironia e de Shakespeare.
Ou de Joss Whedon e sua trupe.
Pra quem gosta de tudo isso, quero dizer: também já estou esperando o DVD.


Cover de uma das músicas da trilha sonora "Sigh no More"
(composta por Shakespeare e cantada no filme por Maurissa Tancharoen e Jed Whedon)

Muito Barulho Por Nada
(Much Ado About Nothing)
Diretor: Joss Whedon
Elenco: Amy Acker, Alex Denisof, Nathan Fillion, Clark Gregg, Reed Diamond, Fran Kranz, Spencer Treat Clark, Riki Lindhome
Classificação: 12 anos
Duração: 107 minutos
País: EUA
Gênero: Comédia, drama, romance

Links:
IMDb do filme
IMDb do Joss
Wikipedia da peça Much Ado About Nothing (em inglês)
Much Ado About Nothing, Act II, Scene I (em inglês)
Muito Barulho Por Nada (em português)
O último poster foi ganhador de um concurso entre os fãs (Facebook)
Sobre a trilha sonora (em inglês)
Curiosidades sobre o filme (em inglês. Contém spoilers)

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Engraçado, esse fim de semana eu procurei saber mais sobre Muito barulho por Nada, porque é uma das poucas peças de Shakespeare que eu não fazia ideia alguma sobre o que era o plot. Gostei bastante, por sinal, e já estou morrendo de vontade de ver o filme. Adoro quando os diálogos são idênticos ao livro, como foi em Romeu e Julieta e o grande Gatsby.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a minha peça favorita de Shakespeare. Não preciso dizer mais nada hahaha

      Excluir
  2. Já estou louca pra ver o filme, não apenas por Joss Whedon, mas pelo elenco composto por ótimos atores. Nem acredito que tem o Nathan Fillion(meu adorado Richard Castle *-*).

    ResponderExcluir