Banner Submarino

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

[RESENHA] The Retribution of Mara Dyer - Michelle Hodkin

Série: Mara Dyer Trilogy #3
Edição: 1
Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers
ISBN: 9781442484238
Ano: 2014
Páginas: 464
Sinopse: It had to end sometime, but Mara had no idea it would end like this. Experience the mind-blowing conclusion to the New York Times bestselling Mara Dyer trilogy. Loyalties are betrayed, guilt and innocence tangle, and fate and chance collide in this shocking conclusion to Mara Dyer’s story.

ALERTA: CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES


Mara Dyer está encrencada. Mais do que jamais estivera.
Após o colapso do Horizons, hospital psiquiátrico no qual estava internada, ela acorda sem ter certeza do que aconteceu com ela, com seus amigos e, mais importante, com Noah. Tudo o que ela sabe é que alguém está testando seus limites e sua saúde, e que alguma droga ou tratamento a impede de lutar por si mesma.
Ela está quase perdendo as esperanças e se entregando quando o surreal acontece: Jude Lowe, seu ex-namorado que deveria estar morto, mata o enfermeiro de plantão e deixa uma mensagem para ela: Noah está vivo. Seus amigos também. Ele não teve tempo de resgatá-la, mas basta que ela saia - pois ele já deixou o caminho livre - para que possa encontrá-los e se salvar. Ao seguir essa trilha, Mara reencontra Jamie e Stella, mas acaba também caindo numa armadilha, e precisa literalmente matar para não morrer.
Os três agora são fugitivos, Mara é uma assassina, Noah continua desaparecido (e supostamente morto) e é hora de buscar respostas. Numa investigação desajeitada, eles seguem os rastros deixados pela Dra Keppler e da Horizon para tentar encontrar o responsável pela instituição que destruiu suas vidas. Mas não podiam contar com algumas surpresas no meio do caminho.

Li os primeiros dois livros, A Desconstrução de Mara Dyer (resenha aqui) e A Evolução de Mara Dyer em Junho deste ano, e desde então estava esperando pelo lançamento do último. Minha principal ressalva com relação a este livro é que eu não tinha a menor ideia de como ela conseguiria fechar todos os buracos abertos, uma vez que os livros anteriores levantaram muito mais perguntas do que trouxeram respostas.
Como nos livros anteriores, The Rebribution (numa tradução livre, A Retribuição de Mara Dyer) começa soltando fogo pelas ventas, com uma Mara desorientada, sendo examinada por mãos desconhecidas e conversando com o próprio reflexo (literalmente). Os primeiros capítulos me deixaram tensa, doida e achando que a história seguiria um rumo completamente diferente do que tomou no final. Mas tudo bem, porque isso não quer dizer que tenha sido ruim.
Dentre as perguntas que haviam ainda de ser respondidas, estavam as principais: o que exatamente concede os estranhos poderes de Mara?; Que relação sua PTSD tem a ver com tudo isso?; como Jude estava vivo?; qual o papel de cada um nessa história toda? Posso dizer que boa parte dessas perguntas  (pelo menos as mais importantes) foi respondida, embora algumas ainda tenham sido deixadas em aberto. Sem recorrer a spoilers em potencial pra quem não leu o livro, adianto o seguinte: a sua teoria provavelmente está errada, seja ela qual for. A autora seguiu por um caminho tão lógico e ao mesmo tempo completamente surreal, que acho difícil que qualquer um de seus leitores tenha visto o que estava a caminho. Ela soube manter MUITO bem a tensão e o segredo.
Como com os dois anteriores, fiquei na dúvida se devorava tudo de uma vez, ou se postergava pra demorar mais pra acabar. Acabei seguindo a segunda opção, o que me concedeu três dias de agonia, e uma manhã de choradeira quando finalmente terminei. Eu já imaginava que isso fosse acontecer, mas lendo comprovei que, nessa série, as coisas precisam chegar ao fundo do fundo do poço pra enfim começarem a melhorar. As reviravoltas não são muitas, mas bastam pra que a gente fique sem ar, sem sossego e cheia de sentimentos.
De novo, reforço que, se você ainda não deu uma chance pra trilogia Mara Dyer, por favor, faça isso. Aqui no Brasil os livros estão sendo lançados pela Galera Record, este último ainda sem previsão de lançamento. Corra atrás. Você não vai se arrepender.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário