Banner Submarino

domingo, 21 de setembro de 2014

[RESENHAS] Feérica - Carolina Munhóz

Edição: 1
Editora: Leya
ISBN: 9788577343744
Ano: 2013
Páginas: 348
Sinopse: E se uma fada se revelasse em um reality show? Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Mas quem nunca se seduziu por esse pensamento? Ignorada pelas fadas de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para a existência oculta de seu povo? Você descobrirá tudo isso e muito mais nos próximos capítulos deste livro.


Comprei o livro Feérica há um tempo, em uma promoção, junto com os outros dois livros lançados da autora ("A Fada" e "O Inverno das Fadas"), e ele acabou se perdendo um pouco no meio da minha lista de leituras. Mas na bienal de São Paulo esse ano fui definitivamente convencida a lê-lo!

Cheguei eu na sessão de autógrafos da Carolina Munhóz e do Raphael Draccon com seis livros para que eles autografassem. A Carol, com toda sua simpatia, me perguntou se eu já tinha lido todos e eu respondi que faltava apenas o Feérica. Então o Draccon, tão simpático quando a esposa, me disse: "Eu acho Feérica o melhor livro dela". E foi o suficiente para arrastar o livro para o topo da minha lista de leituras. Afinal, não era só a opinião de um ídolo meu, mas a do marido da autora! E ele estava certo!


Mas vamos ao livro. 

A história começa com a protagonista Violet dando uma entrevista para Dennis Pepperman, o apresentador de um famoso Talk Show. E é nessa entrevista que Violet está revelando toda sua história, a qual começamos a acompanhar, poucas páginas depois, no capítulo 1 do livro.
E já ai eu achei muito boa a ideia da autora de intercalar cada capítulo com um trecho da entrevista, de modo que, embora narrada em terceira pessoa, a história parece nos ser contada pela própria Violet. E cada trechinho de entrevista nos dá uma ideia do que será contado no próximo capítulo, fazendo com que fique difícil segurar a curiosidade.

Como deve ter ficado óbvio na sinopse, Violet Lashian é uma fada, mas não uma fada como as outras de seu reino. Violet sempre se sentiu diferente dos outros habitantes de Ablach, o reino das fadas. Não apenas por seus cabelos de cor roxa, considerado um mau agouro, mas também pela sua fascinação pelos humanos. E é por conta dessa fascinação que, após passar por uma má experiência em Ablach, a fada decide atravessar para a dimensão do mundo humano. 


As primeiras tentativas da feérica de se encaixar em nosso mundo já são bastante engraçadas e o livro não perde esse tom descontraído no decorrer da história. Mas a trama realmente começa no momento em que Violet decide se revelar como uma fada para os humanos no reality show Ídolo Americano. A partir daí, a protagonista ganha toda a atenção da mídia e até mesmo um reality show próprio. 

Violet Lashian vai então conhecer o mundo glamouroso de Hollywood. Nessa nova vida, ela oscila entre encantamentos e decepções; sedução pelos prazeres mundanos e saudades de casa e passa, principalmente, por questionamentos acerca de sua própria identidade.
É nessas dúvidas e mudanças de emoções que se pode perceber a profundidade da personagem que, para mim, é a mais bem construída dentre todas as  fadas de Carolina Munhóz. 


" -Não existem seres humanos unilaterais? Em uma festa como essa, não é?  -Amiga! Bem vinda ao lar dos corações partidos. Você está na capital da fama. Ninguém é feliz com ela, somos felizes com o dinheiro que ela nos traz. Além disso, simplesmente não existem seres humanos unilaterais."  
(conversa entre Violet e Sabrina - pág. 183) 

Uma coisa que acho bastante interessante no livro é que, apesar de ser classificado como literatura fantástica por motivos óbvios, ele poderia facilmente se passar por um chick lit, pois os dramas e conflitos da fada são muito fáceis de se identificar e, além disso, o livro é recheado de momentos leves e engraçados muito parecidos com os dos livros desse gênero.

Outra coisa que ficou evidente durante a leitura, é como a escrita da Carol melhorou nesse livro. Não estou dizendo que suas obras anteriores não sejam boas, mas acredito que foi Feérica que consagrou a autora, de uma vez por todas, como uma escritora de verdadeiro talento! 

Enfim, minha conclusão sobre o livro é: leiam Feérica, porque ele é um ÓTIMO livro da nossa literatura nacional! :)
Eu tietando esses dois autores lindos e talentosos!




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário