Banner Submarino

domingo, 3 de agosto de 2014

[RESENHA] garotapop.com - Carolina Estrella

Editora: Planeta Jovem
ISBN: 9788542201789
Ano: 2013
Páginas: 195
Sinopse: Bárbara Soares tem 18 anos e acabou de entrar na faculdade de publicidade mais importante do Rio de Janeiro. Depois de anos de estudos, Babi decidiu mudar de estilo e fazer novos amigos através de um blog de crônicas na internet. Ao criar o Garotapop.com, Babi conquista uma legião de fãs na internet e se torna uma das garotas mais populares da rede, deixando de lado o seu lado Nerd. Com a autoestima elevada, ela ganha confiança para paquerar o garoto mais disputado da faculdade e se torna uma celebridade universitária. Só que seus planos de ser popular vão por água abaixo quando conhece Lucas, um garoto inteligente e carinhoso que vai despertar em seu coração o amor pela literatura e poesia. Entre Tuítes, mensagens no Facebook, postagens em blog e perguntas no Formspring, Bárbara conta a sua história de uma forma irreverente e totalmente cativante.







Garotapop.com é um livro fofo, assim como sua escritora Carolina Estrella. O livro conta a história de Babi, que acabou de entrar na faculdade e está dividida nesse mundo novo, em dúvida se paquera, se estuda ou se foge do menino "N.E.R.D." que senta atrás dela e a perturba o tempo todo. 

A verdade é que, apesar do livro se passar com a menina no primeiro período da faculdade, a história poderia acontecer no ensino médio ou até mesmo no final do ensino fundamental, porque é algo que costumamos viver no colégio. Um menino gatinho que na verdade é um idiota, uma amiga para toda a vida que na verdade é uma traíra e um menino pentelho, que na verdade tem tudo pra ser o amor da sua vida. O triste é que a gente pensa que cresce e evoluí e que as pessoas que nos cercam também, mas todas essas histórias também acontece na faculdade... Será que também acontecem no trabalho e pelo resto da vida toda? Vai saber.

O livro é super rápido de ler e eu matei em uma tarde. É uma leitura dinâmica e engraçada, condizente com o público do livro.  Pra mim, as melhores partes são as que a Babi escreve no blog, talvez por serem textos mais profundos e mais reflexivos, que acho que contrastaram e ficaram ótimos junto à narrativa mais dinâmica e corridinha do livro. Meu texto preferido foi o "Coisas de momentos", e minha parte favorita dele foi:
"Outras vezes, a única coisa que queremos é ser congelados e só voltar a viver quando todos os nossos problemas estiverem acabados. Nessas vezes nos esquecemos de que, se não resolvermos o que nos incomoda, a angústia continuará sempre presente".
Outra coisa que eu gostei muito foi a maneira como a Carolina tratou o preconceito. "N.E.R.D." também sofre muito preconceito (sendo uma, eu sei disso) e eu adorei a forma como os paradigmas pré estabelecidos da Babi foram caindo. Afinal, Babi, se toca!!! Você também é uma nerd!!!! A menina fica copiando até o cuspe do professor, preocupada com as notas e ainda fica jogando videogame no tempo livre! Estamos de olho! Acho que o mais legal dessa história foi isso: você não precisa ser uma identidade só. A Babi é nerd e popular (além de todas as suas outras identidades... blogueira, escritora, hétero, estudante de marketing, etc) e o mundo não entrou em colapso por isso. Somos compostos de múltiplas identidades. É isso que forma quem nós somos. E justamente por sermos tão múltiplos, temos que respeitar a multiplicidade dos outros também. (E fica a dica: provavelmente você vai encontrar no outro que você julgar - naquele NERD que você acha chato ou na PATRICINHA que você acha piriguete - uma identidade que você também tem. Só que você não repara, porque está muito ocupada julgado uma só identidade)

Enfim, livro fofo, autora fofa, história fofa. O livro é facilmente encontrado nas livrarias e fica o convite: no dia 07 de Agosto, às 19h, Carolina Estrella e outras escritoras nacionais do mesmo gênero estarão reunidas na FNAC do Barra Shopping na reunião de seu grupo literário "Entre Linhas e Letras". É a oportunidade perfeita para levar o livro autografado pra casa!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário