Banner Submarino

terça-feira, 5 de agosto de 2014

[DIY] To Be Read Book Jar (Jarra dos Livros a Serem Lidos)

Hello people!
Acho que esse é o primeiro DIY (do it yourself - faça você mesmo) literário do blog (fora isso, acho que temos as unhas literárias divas da Larissa).
Falando nela, essa semana ela postou um vídeo incrível, mostrando seu To Be Read... Pig. Pra quem não viu tá aí:


Tudo bem, talvez você não tenha um porquinho tão estiloso como o dela, mas você também pode ter um To Be Read... Something... É só pegar alguma coisa aí na sua casa. Quer ver?




Inspirada pela Larissa, na minha indecisão e preocupada com a quantidade de livros que tem na minha estante que eu ainda não li, resolvi fazer um TBR Something pra mim. Então saí à caça: revirei a casa toda procurando um pote, um porco, um copo de requeijão, um canudo de formatura, enfim, QUALQUER COISA que comportasse um monte de papelzinho dobrado lá dentro...

Eis que achei algo. Era um pote do Brownie do Luiz temático do Quebra-Nozes. Explico: eu fui assistir o ballet do Quebra Nozes no Theatro Municipal aqui do Rio de Janeiro no final do ano passado ou início desse ano. Comprei um Brownie e veio num potinho LINDO. Conclusão? Trouxe pra casa. Ele tava sendo usado pra guardar um monte de cacareco inútil, porque sou dessas. Então juntei os cacarecos inúteis num pote só, maior e liberei esse potinho lindo!!!

Antes de começar a catalogar os livros, personalizei a tampa:


Pra quem não sabe: eu tenho zero talentos manuais. Essa ''personalizada'' da tampa significa que eu cortei um post it MAIS OU MENOS redondo e colei por dentro na tampinha. E ah é, escrevi To Be Read. Você pode escrever o que quiser. Sugestões: Tome Vergonha Na Cara!; Quantos Livros Você Já Leu Hoje?; Leia Mais!; Não Vale Sortear de Novo!; Estamos de Olho; Eu amo a NRA; Larissa é Nossa Rainha... Enfim, seja criativo.

Aí chega na parte mais complicada, especialmente se você é como eu e tem aproximadamente 200 livros não lidos em sua estante. E se você é como eu: NÃO DESISTA. Precisamos fazer esse potinho para você poder baixar esse número ridículo de livros não lidos! Então, tire uma bela tarde e catalogue sua estante. É bom, é relaxante, faz você esquecer os problemas... E eu sei que você é um bom livreiro e tem TOC quando vê que sua estante tá toda empoeirada... Una o útil ao agradável!

Pegue uma folha de caderno (ou um caderno inteiro, dependendo do tamanho de sua coleção) e anote o nome de todos os livros que estão na sua estante que você ainda não leu. IMPORTANTE: não anote frente e verso! Anote os nomes só na frente. Atenção: não anote o nome de livros emprestados (esses tem que passar na frente dos outros na fila, afinal, você tem que devolver pro respectivo dono), ou nome de livros que você tem um prazo pra ler (aquele livro chato do colégio? Não. Ele também fura a fila. Estamos de olho, espertinho), não coloque livros que não estão na sua estante ("ah, mas tem aquele livro que eu vou comprar AMANHÃ"... NÃO. Você coloca amanhã. Isso também é uma coisa importante: lembrar de ir adicionando os novos nomes das suas novas aquisições).

Depois de anotar tudo, corte todos os nomes e dobre. Vá colocando ele dentro do seu TBR Something. Tá com pressa? Sai mais cedo. É terapia ficar cortando e dobrando, juro. E depois é legal ficar balançando os papeizinhos lá dentro como se você fosse a moça que joga as cartas pro alto no programa do Sílvio Santos. No final, você vai ter uma coisa mais ou menos assim:



Parabéns! Agora você é o feliz possuidor de um TBR Something! Agora suas desculpas para não diminuir sua cota de livros não lidos a-ca-ba-ram. Vamos lá, vamos fazer o primeiro sorteio! Não existem regras específicas para o sorteio. Você pode sortear livro por livro ou sortear já uma série deles. Isso vai depender, imagino, do tamanho do seu tempo disponível ou se você está tentando cumprir alguma meta/participando de algum desafio literário.

Eu estou doente e de molho em casa, então resolvi sortear 5 livros para ler até levar alta (o que deve ser, se deus quiser, no dia 7). Eu não aguentei e fiz o sorteio tipo 3 segundos depois de ter acabado o meu potinho. Sorteei livros que nem sonhava ler por agora, mas o destino sabe o que faz! Foram eles:

Uma Proposta Irrecusável - Jill Mansell
Através do Universo - Beth Revis 
(peguei Um Milhão de Sóis junto, porque escolhi ler os dois livros da trilogia juntos - ainda não tenho o terceiro. Aceito doações.)
Under the Toscan Sun - Frances Mayes
O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brönte

Eba! Espero que vocês tenham gostado desse primeiro DIY da NRA! Depois contem pra gente o que vocês sortearam! Até!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário