Banner Submarino

quarta-feira, 9 de julho de 2014

[RESENHA] Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Título Original: Wintergirls
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 272
Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Trinta e três vezes.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.

          Estou destruída em mil pedacinhos.
          Não, não é uma quote: isso sou eu 20 minutos após terminar de ler Wintergirls (que eu li em português, mas vou falar o título em inglês porque, deuses, de onde a Novo Conceito tirou o título Garotas de Vidro? Se era para tirar "garotas geladas", trocasse por "garotas de papel" então!). Não tenho nenhum distúrbio alimentar, mas a angústia que a narrativa trás é tão incrível que me faz ter certeza de que aquilo é real, de que foi escrito realmente por alguém passando por estes problemas.
          Tão real que eu indiquei o livro para o meu professor de Psicologia por ser uma ilustração perfeita do que ele nos passou em um semestre. E eu li em algumas horas. Sem ofensas, professor, eu te amo <3
          A forma com que a história é escrita também não deixa a desejar, liberando as informações no tempo certo, o que eu achei incrível.
          Lia tem anorexia e, depois de sair da sua segunda internação em uma clínica de reabilitação, vai morar com o pai, a madrasta e sua irmã Emma. Sem o controle da sua mãe, ela volta a emagrecer, fazendo contagem de calorias para cada alimento que consome, fazendo step no porão enquanto todos dormem, mentindo que foi a casa de amigos e comeu e burlando a pesagem semanal, alterando a balança e colocando pesos nos bolsos de seu roupão.
           E se a notícia da morte de uma amiga já é horrível para qualquer pessoa, para Lia, que já está fragilizada, torna-se um pesadelo. Cassie assombra a sua mente, o que a faz lembrar da aposta que fizeram: ser a garota mais magra da escola.
          E Lia ganhou.
          Um dos melhores livros que eu li este ano, sem dúvida, mas isso não garante que você vá gostar, pois as opiniões que eu vejo sobre ele costumam ser "péssimo" ou "ótimo", sem meio termo. É uma leitura forte, e se você gosta do estilo, eu recomendo.
          Por hoje é só, gente. Se você já leu, dê sua opinião sobre o livro nos comentários, se não, diga se o interessou. E também (novidade) votem em qual livro vocês querem que eu resenhe para a próxima semana! Os indicados desta vez são:

Avalon High (Meg Cabot) x Correr ou Morrer (James Dashner)

          Até a próxima! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário