Banner Submarino

segunda-feira, 13 de maio de 2013

[RESENHA] Harry Potter e A Ordem da Fênix — J. K. Rowling


Olá!
Hoje temos a resenha de um dos melhores livros de uma das séries literárias mais amadas das últimas décadas.

Série: Harry Potter #5.
Título Original: Harry Potter and The Order of The Phoenix.
Editora: Rocco.
Autora: J. K. Rowling.
Ano: 2003.
Páginas: 702.
Lorde Voldemort está de volta. O problema é que Cornélio Fudge não crê e está usando o Profeta Diário para fazer todos pensarem que Harry Potter é um garoto desesperado por atenção após vencer o Torneio Tribruxo, e Alvo Dumbledore um louco que quer o controle do Ministério da Magia.
Mas este é apenas o menor dos problemas de Potter, pois um dementador apareceu em Little Whinging e atacou ele e Duda. Harry executou um Feitiço do Patrono para se defender e isto pode causar sua expulsão da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Só que ao reencontrar o padrinho Sirius Black, "O Menino Que Sobreviveu" descobre que o Lorde das Trevas está atrás de uma arma poderosa... algo que não conseguiu da última vez...

PODE CONTER SPOLIERS! 
Talvez eu não controle meus dedos e minha excitação com essa história.

> VOCÊ FOI AVISADO <

Desde o ano passado estou relendo toda a saga de Harry Potter. Bem, reler é um bom exercício, o inconveniente é que toma o tempo que poderíamos usar para ler novas histórias.
Mas histórias de magia e mistério sempre são uma boa pedida!
Após o final de O Prisioneiro de Azkaban ficamos com aquela sensação de "pode ficar melhor?", a resposta é SIM!!! Mesmo com O Cálice de Fogo tendo uma história meio lá meio cá com um super-clímax final que irá calçar o desenrolar dos três livros seguintes.
A escrita da senhora Rowling (e da tradutora) está infinitas vezes melhor comparada com a do primeiro (isso inclui menos repetição de palavras); as personagens cresceram não só na idade, mas na profundidade, assim como os humanos ficam mais complexos à medida que vão amadurecendo, as tramas ficam mais cerebrais e bem elaboradas e são mínimas as cenas que achei desnecessárias.
Cara, me diz uma coisa: COMO NÃO ODIAR DOLORES JOANA UMBRIGE?! hahaha Se fizessem um filme para essa mulher seria O Diabo Veste Taier Rosa. Com certeza ela é o trunfo do livro. Sem Umbridge Dobby não teria porque contar sobre a Sala Precisa, Filch estaria mais descontrolado do que nunca, e, Cornélio não teria controle nenhum sobre Hogwarts.
Confesso: nunca fui o maior fã de Sibila Trelawney, mas não tem como não ficar com a maior raiva do mundo quando Dolores a expulsa do castelo  (aos berros). Nessa cena passei a ter maior afeição pela professora de Adivinhação.
Com certeza vocês já devem ter lido, quem não leu assistiu o filme se você não fez nenhum dos dois, sinceramente, não sei porque está lendo uma resenha de um livro na metade da história, e a pior coisa é descobrir que Tiago era praticamente um Draco na sua época. Não vou contar detalhes aqui, pois este spoiler eu não perdoaria se alguém tivesse me contado na época. O outro é qual amigo de Harry Potter morre no clímax.
Com certeza uma das melhores sacadas foi Ronald Weasley conseguindo alcançar o posto de goleiro da Grifinória. 
Na contagem dos mortos e feridos, hahaha, fico com certeza de algumas coisas:
- J. K. encontrou sua vilã-mor para a saga;
- Cornélio Fudge é o típico político corrupto;
- Dumbledore pode ser um babaca se quiser;
- Severo ainda tem alguns trunfos na sua manga esvoaçante;
- Weasley é nosso rei!

Bem, é isso!

até...

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei a resenha e também senti uma vontade enorme de reler a série!

    Te indiquei em uma tag lá no meu blog. Depois passa lá! ;)
    http://www.marianaesuaestante.com/2013/05/tagselinho-4-one-lovely-blog-award.html#more

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez que leio tenho um olhar novo, pego algum detalhe que tinha deixado passar das outras vezes.
      É tão bom ir redescobrindo a mesma história em tempos diferentes! =)

      até...

      Excluir