Banner Submarino

quarta-feira, 15 de maio de 2013

[COISAS DE LIVRO] De onde vêm os títulos?

O título é geralmente uma das primeiras coisas a captar a atenção de um leitor ao pegar um livro na mão. Uma capa chamativa faz milagres, mas um título interessante pode ser a diferença entre dar uma chance ao livro ou voltá-lo para a prateleira.
Pensando nisso, nós aqui da NRA nos perguntamos: mas de onde vem a ideia para os títulos? Pesquisamos aqui e ali, falamos com alguns autores, e descobrimos algumas curiosidades sobre a origem dos nomes de diversas histórias.

"O amor dá uma segunda chance foi difícil porque aonde que o amor não dá uma segunda chance? Meio óbvio, certo? Aliás, o amor quando é verdadeiro dá milhões de chances. Mas depois de revisar e pensar sobre a personagem, percebi que esse amor em questão era o amor humano de Ailli para com Deus. O amor dela por ter sido um abafado pela morte do seu namorado, que aliás, fora ele quem levou Ailli a ser tão próxima de Deus, acabou resultando em um emaranhado de sentimentos, raiva, ódio, saudade, enfim, tudo, e então aos poucos ela se vê diante de vários caminhos, mas felizmente ela consegue dar uma segunda chance ao Deus que ela tanto amou. E finalmente encontra paz em seu espírito."
- Juliana Ferreira

"2012: Uma Aventura no Fim do Mundo é exatamente o que o leitor encontrará na trama - O apocalipse (frustrado) de 2012 e uma grande aventura.A Noite em que as Estrelas Caíram fala sobre a noite em que o planeta Terra é invadido por uma raça extraterrestre hostil. As naves de guerra que entram em órbita se parecem com estrelas caindo dos céus.Todos os títulos dos meus livros tem tudo a ver com as histórias contadas"
- Vanessa Bosso


"1984"  Marco na literatura distópica, o livro de George Orwell foi batizado inicialmente de O último herói da Europa, até que seu autor decidisse pelo título pelo qual ficaria consagrado: Mil Novecentos e Oitenta e quatro. Mas afinal, o que significa este título numérico? Na verdade, não há uma informação precisa sobre a origem do termo "1984", porém muitas são as especulações. Alguns apontam ser uma referência de Orwell ao livro The Iron Hell do autor Jack London, que se passava no ano de 1984. Outros afirmam se tratar de uma homenagem a sua primeira mulher, Eileen O'Shaughnessy, que havia publicado um livro chamado Fim do século, 1984. A mais aceita, e mais subjetiva, no entanto, é a de que Orwell tenha apenas invertido o ano da data de publicação do livro  (1948), com a ideia de simbolizar o quanto um futuro cruel, na verdade, pode estar  começando exatamente agora. 
Bem, ao menos um pouco de sentido faz.
 - Chris Salles


"Sonho de Eva" No meu caso, o título do livro surgiu com a escolha do nome da protagonista, Eva. Para criar Eva, usei como referência a Eva bíblica: fiz uma analogia entre o que aconteceu com minha personagem, sua gravidez, a queda do paraíso representada pela ruptura do frescor de sua juventude pela maternidade de forma abrupta, o trauma pessoal que a expulsou da inocência, a redenção (ou a volta ao paraíso) pela aceitação de sua personalidade e de seu destino e, finalmente, a serpente como elemento recorrente no sonho e conselheira íntima. Como a obra trata de sonhos lúcidos, a união de Sonhos e Eva acabou dando o título ao livro, podendo ser interpretado tanto de forma direta, quanto  sonhar significando almejar, querer, desejar (Eva sonha em recuperar seu filho, seu amor, sua integridade como mulher.)

 Ah! Vou fazer uma confissão. Já que o blog está tratando de títulos e eu falei um pouco sobre o processo de trabalho com título aí em cima, Sonho de Eva não foi o título inicial do meu livro... Meu working title foi... em primeira mão e nunca revelado... "O Veneno de Eva". 

O porquê de "veneno"? Bem, é outra história..."
- Chico Anes

"Mocassins & All Stars" é de autoria de uma de nossas colaboradoras e tem previsão de lançamento para ainda esse ano. Famoso na época da NRA no Orkut, vencedor do prêmio de 2009, Mocassins & All Stars tem uma história curiosa em relação ao seu título. Sua autora, Clara Savelli, diz que estava lavando a louça quando pensou no enredo do livro e, por consequência, acabou pensando no título. Segundo ela, tudo que ela precisou fazer foi sentir o cheiro de batata no fundo da panela que lavava, fazendo-a lembrar do cheiro característico da casa da avó. O que isso tem a ver com o livro? Bem, isso você vai ter que ler para saber. O que Clara diz é que no final da pilha de louça ela já tinha todo um enredo na cabeça e, de quebra, já tinha pensado no título. Mocassins & All Stars foi escolhido como forma de mostrar o antagonismo entre os personagens principais - Arthur e Julie, que divergem sobre tudo, a começar pelo estilo de sapato que usam.


"Saco de Ossos" é um livro escrito pelo aclamado Stephen King que se justifica a partir de um parágrafo encontrado na página 34, um que se refere ao sentimento em que o protagonista, também escritor, se sente. <Segundo o sombrio Dennison Carville, o aspirante a romancista devia entender desde o início que os objetivos da ficção estão sempre além de seu alcance, que o trabalho é um exercício de futilidade. "Comparado ao mais monótono ser humano andando pela face da Terra e deitando nela sua combra", teria supostamente dito Hardy [Thomas Hardy], "o personagem mais brilhantemente desenhado num romance é apenas um saco de ossos." Eu entendi, porque era assim que me senti naqueles dias dissimulados e intermináveis: um saco de ossos.>
- Lucie Silva.

"Eclipse" Terceiro livro de uma série mamilática (mamílica?). Ou seja, polêmica demais. Só quando mencionei ele para entrar nessa lista nós mesmos começamos uma discussão infinita. Mas não estamos aqui para falar se a "saga" é boa ou não, nem pra discutir os méritos de escritora da autora, Stephenie Meyer. Estamos aqui para indicar de onde surgiu esse nome. Além de combinar com os nomes dos outros livros, tendo a ver com eventos envolvendo os astros solar e lunar (Crepúsculo, quando o sol se põe; Lua Nova, momento de transição entre as luas Minguante e Crescente, onde o astro exibe uma característica escurecida; Amanhecer, quando o sol nasce), há também uma explicação no próprio corpo do livro. Quase no final, o personagem do lobisomem Jacob Black diz: <"Não", Jacob balançou a cabeça. "Eu sou exatamente certo pra você, Bella. Teria sido fácil pra nós - confortável, fácil como respirar. Eu era o caminho natural que a sua vida teria tomado..." Ele olhou para o espaço por um momento, e eu esperei. "Se o mundo fosse do jeito que devia ser, se não houvessem monstros e nem magia..."
Eu podia ver o que ele via, e eu sabia que ele estava certo. Se o mundo fosse o lugar são que devia ser, Jacob e eu teríamos ficado juntos. E nós teríamos sido felizes. Ele era a minha alma gêmea nesse mundo - e ainda teria sido a minha alma gêmea se ele não tivesse sido obscurecido por algo mais forte, uma coisa tão forte que não podia existir no mundo racional. (...) "Eu costumava pensar em você desse jeito, sabe. Como o sol. Meu sol particular. Você equilibrava bem as nuvens pra mim".
Ele suspirou. "Das nuvens eu posso cuidar. Mas eu não posso lutar com um eclipse".> E assim sabemos que o eclipse é provocado por Edward, que fica no caminho entre Jake e Bella.
-M.R. Silva

E aí, sabem de uma origem do título de algum livro? Compartilha com a gente nos comentários!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Sensacional!!
    E eu AMO os títulos de Crepúsculo.

    Aliás, sabe o que eu descobri? Eu gosto de Crepúsculo. Apesar das polêmicas. Apesar da modinha. Sim, porque li traduções ilegais antes sequer do livro ser publicado no Brasil, e gostei. E minha visão mudou depois que virou modinha, surgiram posers-revoltantes e tooodas aquelas críticas.

    É um livro que entretem. Ele não visa uma grande discussão filosófica ou uma análise do machismo e do Drácula. É um romance bobo, que cumpriu lindamente sua função. É um sucesso.

    (e olha como é polêmico mesmo, o super post maravilhoso sobre Títulos - que eu amei, por sinal - recebe meu comentário sobre crepusculo. Shame on me).

    Adorei a explicação de 1984, e morro de saudade de M&A!

    ResponderExcluir
  2. Achei a matéria ótima porque como você disse no inicio, ele é uma das primeiras coisas que o leitor repara. Eu gosto e acho valido o esforço do autor, quando ele encaixa o titulo no enredo, da tipo aquele, "ahh, é por isso o titulo".

    Sempre que termino de ler a obra, fico analisando se os dois combinam e para mim isso é importante, a identificação da obra com o titulo. Adorei o post.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber de onde os títulos surgem... realmente é algo dificil depois do livro já pronto! Mas, alguns combinam perfeitamente com a obra!!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post e também confesso que li a série da Stephenie vorazmente, e "Eclipse" é de longe o melhor dos quatro e devia ter terminado ali. Juro que até a última página do epílogo de "Amanhecer" torci pro Jaco ficar com a Isabella.
    "1984" deve ser muito bom, sempre me falaram bem desse livro. Teve uma frase naquele pedacinho que a Chris escreveu que me inspirou profundamente.

    Meninas, o post ficou genial! =)

    até...

    ResponderExcluir