Banner Submarino

terça-feira, 14 de abril de 2015

[RESENHA] All Fall Down (Embassy Row #1) - Ally Carter

Série: Embassy Row #1
Edição: 1
Autora: Ally Carter
Editora: Scholastic Press
ISBN: 9780545654746
Ano: 2015
Páginas: 320
Sinopse: "Grace Blakely tem certeza absoluta de três coisas:

1. Ela não é louca
2. Sua mãe foi assassinada
3. Algum dia ela vai encontrar o assassino e fazer ele pagar


Por mais certeza que Grace tenha desses fatos, ninguém acredita nela - e por isso não existe ninguém em quem ela possa confiar de verdade. Não em seu avô, um poderoso embaixador. Não em seus novos amigos, que vivem todos na Linha das Embaixadas. Não em Alexei, o russo que mora na embaixada ao lado, que tem vigiado Grace por razões que ela não gosta nem entende.
Todos querem que Grace vista um vestido bonito e dê seu melhor sorriso, bloqueando todos os pensamentos ruins. Mas eles não podem controlá-la - não mais do que ela pode controlar o que sabe e o que tem que fazer. Seu passado voltou para assombrá-la... e se ela não fizer algo, Grace não é a única que vai sair machucada. Porque na Linha de Embaixadas os países do mundo são como peças de dominó, e um movimento errado pode fazer todos caírem."

*tradução livre




   Grace, inconsequente, rebelde, impetuosa Gracie, está de volta a Adria, o país de seus verões. Parece que os hospitais a consideram normal para continuar sendo uma paciente, e a zona de guerra a qual seu pai é enviado não é apropriada para garotas de 16 anos. E seu irmão tem um treinamento para se preocupar, sem ter tempo de lidar com o estresse dos ataques de pânico de Grace.
   E assim ela se vê em Adria, voltando à embaixada americana onde seu avô é o próprio embaixador. Mas a presença constante das memórias de sua mãe na cidade traz à tona algo que todos achavam que já tinha sido curado. Mas na verdade Grace apenas escondeu, cansada de pensarem que ela estava louca.
   O acidente que matou sua mãe três anos atrás não foi um acidente. O incêndio na loja de antiguidades foi armado e na verdade sua mãe morreu por causa de um tiro. Grace sabe disso porque ela estava lá. Ela viu. Como viu também quem foi o assassino, nunca esquecendo seu rosto. O Homem da Cicatriz.
   Mas ninguém parece acreditar nela, e todos ficam repetindo "Foi um acidente". Agora ela está de volta à Adria e às lembranças de sua mãe. E a maior surpresa é que o Homem da Cicatriz está em Adria também. E ele vai matar de novo.


   Ladrões de Elite (Heist Society) é um dos meus livros favoritos. E assim estava bastante animada com essa nova série da Ally Carter, até porque junta coisas que eu gosto: o glamour da vida diplomática e um mistério a ser desvendado.
   Mas All Fall Down acabou sendo bem diferente de Heist Society, em um sentido que acaba caindo um pouco longe do bom. A história é interessante, mas a única coisa que me fez continuar lendo até o final foi realmente o mistério do porquê.
   A vida de Grace de seus amigos nas embaixadas me fez rolar os olhos diversas vezes durante a leitura. Eles são filhos de embaixadores em um pequeno país qualquer europeu, mas agem como se fossem muito mais. Como se qualquer ação que fizessem (de cair em cima de alguém por acidente a invadir um prédio abandonado) possa iniciar uma guerra nuclear mundial. Os problemas deles parecem muito bobos e dramáticos demais para serem realmente reais. O livro todo me peguei falando: "Vocês não são filhos de reis ou presidentes! Vocês não precisam ficar se vigiando o tempo todo! Sejam adolescentes normais!!".
   (Já conheci filhos e netos de diplomatas e, sinceramente, a vida deles era a coisa mais normal do mundo.)
   Ao mesmo tempo em que é compreensível o porquê de Grace estar se vigiando o tempo todo, não é possível entender o motivo dos outros adolescentes, e assim o livro acabou sendo um tanto irritante.
   Em compensação, os segredos guardados por Valancia, a capital de Adria, me fizeram não desistir e continuar seguindo Grace e sua loucura. Nesse aspecto, Carter parece tentar nos remeter a algo que E. Lockhart fez com primazia em We Were Liars, mas acaba por fazer a grande revelação se perder em outras que parecem muito mais interessantes e muito mais reveladoras.
   Ao final, esse primeiro livro traz consigo mais um sentimento introdutório de prequel do que digno de um primeiro livro de série. Parece que se leu toda uma história que não é realmente importante para os outros livros da série, e que apenas nos apresenta personagens e um mínimo de background.
   Apesar de tudo, é uma série que vou continuar acompanhando. Grace é uma boa protagonista, e seu time de especialistas não deixa nada a desejar dos meus ladrões adolescentes preferidos de Heist Society. Fora isso, o resto do mistério sobre sua mãe e o assassinato ainda precisa de algumas revelações em pontos soltos. E eu adoro um bom mistério.


BÔNUS:

Before The Fall: Arrival

   Um capítulo que mostra a chegada de Grace em Valancia. Poderia muito bem ser o primeiro capítulo do livro, e assim tudo ficaria mais claro desde o início.
   Recomendo ler antes de All Fall Down.


*As duas histórias foram lidas em inglês. Infelizmente parece que as duas editoras que publicavam a Ally aqui no Brasil (Record e Arqueiro) resolveram abandonar as histórias dela...

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário