Banner Submarino

sexta-feira, 2 de maio de 2014

[RESENHA] A Escolha dos Três - Stephen King

Com incansável imaginação, Stephen King dá continuidade à magistral saga épica A Torre Negra. "A Escolha dos Três", segundo volume da série, lança o protagonista Roland de Gilead em pleno século XX, à medida que ele se aproxima cada vez mais de sua preciosa Torre Negra, sede de todo o tempo e de todo o espaço. Um derradeiro confronto com o homem de preto revela a Roland, nas cartas de um baralho de tarô, aqueles que deverão ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra: o Prisioneiro, a Dama das Sombras e a Morte.





Olá galera,
Mais uma vez vim resenhar pra vocês um livro da série “A Torre Negra”, de Stephen King. Se você não leu a resenha do primeiro livro clique aqui para ler. Porque hoje eu trago um pouco mais da história de Roland Deschain (e, obviamente da minha opinião) com a resenha de “A Escolha dos três” – segundo livro da saga.

Quem leu a minha primeira resenha, deve se lembrar que eu pedi para que não desistissem no primeiro livro. Ele é realmente morno e um pouco arrastado e confuso. Mas é a partir de A Escolha dos Três que as coisas começam a esquentar.

Após ter seu destino lido nas cartas pelo Homem de Preto, Roland descobre que precisa seguir seu caminho em busca de três companheiros de viagem: “O Prisioneiro”, “A Dama das Sombras” e “A Morte”.
Para continuar a sua busca pela Torre Negra, Roland é agora obrigado a deixar o Mundo Médio e adentrar o nosso mundo (sim, esse mesmo em que vivemos) para encontrar essas três misteriosas pessoas. Assim, o Pistoleiro percorre toda a vastidão do Mar Ocidental, uma praia deserta e abandonada de seu mundo, em busca dos três portais que o transportarão para outro mundo.

E é ai que as coisas se tornam fantásticas e loucas, como grande parte dos universos de King. Isso porque, a porta não leva o Pistoleiro apenas a um mundo diferente, ela o leva para dentro de um outro ser humano. Assim sendo, ao atravessar a porta, Roland passa a enxergar pelos olhos de outro alguém, sentir o que essa pessoa sente e, em alguns momentos, inclusive controlar as ações dessa pessoa. Sem nunca perder sua própria consciência.


A primeira porta encontrada leva Roland ao ano de 1987 e à mente de Eddie Dean, “O Prisioneiro”: um rapaz viciado em heroína e traficante principiante. Preciso dizer que Eddie não me conquistou de primeira. A princípio ele parecia só um drogado totalmente puxa-saco do irmão mais velho, que não sabe tomar suas próprias decisões. Porém, não podemos precipitar esse julgamento, porque com o passar do livro ele evolui muito e é o responsável pelos melhores comentários e as melhores cenas de ação da história. (E ele se torna ainda melhor nos livros seguintes, mas isso é assunto para outras resenhas).



A segunda porta leva Roland ao ano de 1960 e à mente complexa de uma mulher “dividida” em duas, a “Dama das Sombras”. Detta Walker e Odetta Holmes são duas personalidades completamente diferentes que dividem um mesmo corpo. Detta e Odetta mexeram muito com a minha cabeça. É difícil saber qual personalidade gosto mais, porque uma é simplesmente detestável e a outra insuportavelmente doce e bondosa. E eu realmente ficava em dúvida se queria ver Odetta acalmando a situação ou Detta fazendo o circo pegar fogo. Essa também é uma personagem que passa por uma evolução enorme, que não vou contar para não dar spoilers.



A terceira porta, por fim, leva Roland a 1977, e à mente de Jack Mort, o mais misterioso de todos os novos conhecidos de Roland. Não tenho muito a dizer sobre Jack. Digo apenas que sua breve aparição na história tem consequências enormes para o resto do enredo e, inclusive, para o destino do meu personagem favorito (que ainda não direi quem é!).






Enfim, se “O Pistoleiro” trazia uma introdução morna à história da Torre Negra, “A Escolha dos Três” já começa pegando fogo!  E eu adoro isso! Adoro cada momento tenso pelo qual os personagens passam, cada momento dramático em que eu me sentia a consciência de Roland, cada desespero vivido pela abstinência de heroína do Eddie, cada momento de “loucura” da dupla personalidade Detta/Odetta. Mas, acima de tudo, a partir de “A Escolha dos Três” a curiosidade se torna mais forte do que qualquer outro sentimento.

A narrativa também é bem mais linear e coesa do que no primeiro livro e, embora os mistérios continuem no ar, as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar e a confusa história da Torre Negra começa a tomar um rumo. E que rumo, gente!

Minha única conclusão a respeito do livro é: LEIAM! :D

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário