Banner Submarino

quinta-feira, 18 de julho de 2013

[RESENHA] Híbrida - Mari Scotti

Série: Neblina e Escuridão #1
Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576799542
Ano: 2013
Páginas: 360
Sinopse: Por toda vida Ellene teve a sensação de ser diferente de seus irmãos e dos moradores de sua vila, pois não adquiriu características de lobisomem como era esperado, e afastava-se cada vez mais desta natureza. Com um espírito rebelde, resolve desvendar o passado em busca de sua verdadeira origem. O que não planejava era entrar no meio de uma rixa entre vampiros, a raça que aprendeu a temer e odiar desde menina. Para piorar, seus pesadelos voltaram: sonhos com um homem misterioso de olhos ameaçadores, envolvido por uma densa neblina. Há quase cem anos a rainha dos vampiros fora sequestrada e seu marido, Milosh, desde então busca incessantemente encontrá-la. O tempo é escasso e as autoridades do Conselho desejam eleger um rei omisso e cruel em seu lugar. Na tentativa de tardar a mudança, ele se une a maior inimiga da rainha. Qualquer erro pode condená-lo a morte e subjugar todos os seus iguais. Ellene e Milosh mal sabem que o que buscam os colocará frente a frente, em uma trama de intrigas, poder, amor e ódio.

Numa vila afastada de São Paulo, vive Ellene. Criada por uma família de lobisomens, numa comunidade de lobos, a ruiva se divide entre as inseguranças sobre seus sentimentos por seu melhor amigo, Tom, e as incertezas por ser uma das únicas do bando a ainda não ter se transformado. Há algo de errado com ela, ela pode sentir - mas não sabe exatamente o que é. E tampouco há algo que sua família possa fazer por ela; Ellene é filha de criação, deixada aos cuidados dos lobos por sua misteriosa mãe logo após o nascimento. Não há muito que ela, ou sua família adotiva, saibam sobre suas origens. Tudo o que ela pode fazer é especular.
Do outro lado da cidade de São Paulo, Milosh Maundrell, um vampiro centenário, procura e espera. Espera pelo retorno de sua esposa, e também rainha dos vampiros, Elizabeth, sequestrada e mantida em cativeiro por quase um século, e procura incessantemente por ela. Sua busca acabará levando-o de encontro a Heidy, uma híbrida que resultou do romance entre um vampiro e uma bruxa, cujo amor por Milosh a levará a tentar ajudá-lo - ou seria ajudar a si mesma? As linhas ficam turvas quando seu amado precisar que ela se torne outra para ajudá-lo. Mas no amor e na guerra não existem regras...
Enquanto isso, Ellene descobre um medalhão que contém pistas sobre sua mãe biológica. Suas buscas a arrastam cada vez mais para dentro do mundo dos vampiros, seres que ela cresceu aprendendo a temer e a odiar em mesma medida. O que ela não esperava é que também fosse cada vez mais levada para perto de um homem cujo rosto assombra seus sonhos desde sempre. Um certo vampiro que, sem querer, acaba confundindo-a com sua amada perdida. E o que poderá acontecer quando os dois mundos se cruzarem?

Híbrida é o primeiro volume da série Neblina e Escuridão, da autora brasileira Mari Scotti (lembram dela? Tem entrevista com ela aqui) e eu recebi como parte da booktour organizada pela autora. Pra ser bastante honesta, eu não tinha espiado muito a sinopse antes de ler, então não sabia exatamente do que se tratava.
O livro traz uma história densa e complexa. Seu enredo é daqueles que demora mesmo pra se desenrolar, porque envolve muitos personagens e camadas e mais camadas de acontecimentos, que não podem e nem devem ser desvendados às pressas. Por isso, não me surpreendi por, apesar de ter um tamanho razoável, o livro só desenvolver os conflitos até certo ponto - acho que seria exagerado e apressado se muita informação fosse socada num único volume. O que não gostei, e isso é algo que eu tendo a não gostar em muitas séries, é que a história para num momento em que praticamente nenhum dos conflitos apresentados se resolveu, deixando muito mais perguntas no ar do que respostas. O que é, ao mesmo tempo, um baita gancho pra deixar a gente curioso pelo segundo, e tremendamente incômodo, porque pode gerar aquela sensação de que não chegamos a lugar nenhum.
O mistério da trama que une os dois lados da narrativa - Ellene e Milosh - é o que sustenta a história, além, claro, das dúvidas sobre o futuro e o passado da rainha Elizabeth (ou estará tudo no mesmo plot? Perguntas, perguntas!). O ritmo dos acontecimentos é o que eu chamaria de ideal, balanceando a calmaria com as tensões, mas sem jamais deixar que o leitor se esqueça dos muitos mistérios que envolvem os personagens. A curiosidade é tanta que, quando a gente vai ver, já se passaram vários capítulos num piscar de olhos. Leitura bem fácil e fluída.
Senti falta, contudo, de camadas tão bacanas nos personagens, que pra mim deixaram um tantinho a desejar. Sabe quando parece que todo mundo vem pronto? Não sei se é um ponto que ficou explícito demais pela narrativa em terceira pessoa, ou se foi por algum outro motivo, mas senti que faltou sutileza na apresentação e no desenvolvimento tanto dos protagonistas quanto dos coadjuvantes, salvo algumas exceções. Não criei ships, não duvidei das atitudes ou da índole da maioria, não discuti com os personagens - eles estavam tão claros que não me despertaram nenhuma empatia. E isso comeu um pouco do meu gosto pela história.
No todo, é uma leitura bacana, fácil e instigante, mas com pontinhos que acho que poderiam ser melhor trabalhados. Já estou curiosa pela continuação.

Beijocas
Larissa

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Larissa!
    Foi a primeira do BT, parabens por cumprir os prazos mesmo tendo tanto trabalho da faculdade para fazer! E obrigada pela resenha e sinceridade! É assim que crescemos e melhoramos nossa escrita. Este foi meu primeiro livro (esse e Insônia rs) e gosto quando tenho a chance de saber onde pequei.
    Beijão!
    Sucesso.

    Mari Scotti

    ResponderExcluir
  2. Olá, Larissa.
    Tudo bem?
    Gostei da resenha, mas se você achou que os personagens da Mari vieram prontos (eu já li Insônia e Sonhos dela e não vi isso, mas cada um com sua especialidade rs), precisa ler Morte ao Poder do Rodrigues Sales, ele chega numa tacada só e apresenta o personagem da cabeça aos pés, coisa que acredito, poderia ser trabalhada conforme os outros personagens vão vendo eles... (deu para entender ou fui muito confusa? kkkk sempre faço isso)

    Beijão flor,
    Até mais.
    http://www.darealidadeaosonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de curtir vampiros (mas ñ tento lobisomens), a sinopse e a trama não me atraíram mto, então vou deixar o livro passar por enqto.

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir