Banner Submarino

quinta-feira, 25 de julho de 2013

[ESPECIAL DIA DO ESCRITOR] 10 coisas que ninguém te conta sobre a profissão de escritor

Fui escritora a minha vida inteira - afinal, escritor não é uma carreira que se faz do dia pra noite, mas algo que você vive e consome através dos anos, muito antes de decidir seguir com isso pela vida ou não. Mas, profissionalmente, sou autora há quatro anos. Publiquei meu primeiro livro aos 17 anos, e cresci muito de lá pra cá, acredito, como autora e como profissional.
Toda profissão tem aquelas verdades escondidas que ninguém te conta quando você começa a almejá-la como um sonho. Na nossa cabeça, as coisas sempre funcionam de maneira muito mais simples e bonita do que na vida real. Então resolvi abrir o jogo aqui e desmanchar o mundo dourado de alguns de vocês com algumas boas verdades que a gente teima em negar, mas que fazem um bem danado saber.

1) O seu livro é um PRODUTO; e quanto antes você entender isso, melhor. Sim, ele é seu bebê, e você se dedicou a ele com sua alma e seu coração, e sim, ele é uma obra com méritos culturais, mas não é isso que vai te fazer crescer. Quando você dá valor mercadológico ao seu livro e passa a tratá-lo também como algo a ser consumido, percebe porque nem tudo é publicado, e porque as editoras recusam tantas obras novas. Elas trabalham com o produto, não com o seu sonho.
2) Escrever é a parte fácil; e eu sei que dizer isso parece quase uma heresia, mas é verdade. Escrever é um processo seu, e você lida apenas com os seus contratempos, com as suas indecisões, com as suas megalomanias. Revisar, divulgar, vender, colocar-se no mercado literário, isso sim é difícil.
3) A maior parte das grandes editoras sequer vai abrir o seu original; a gente acha que, porque escreve bem e a história é bacana, o editor vai ler três linhas e se apaixonar perdidamente. Desculpe, mas a verdade é que essa galera das grandes editoras recebe tanta coisa que não tem nem tempo pra ler tudo, direcionando iniciantes como eu e você pra lixeira, geralmente sem sequer ter aberto o pacote do correio.
4) Escritor também estuda; e muito. Lendo, fazendo workshops, escrevendo, escrevendo e escrevendo. Saber técnicas é legal, mas praticar é o grande segredo. Se você acha que se resume a sentar e deixar a magia acontecer, está redondamente enganado.
5) As pessoas vão te lançar sorrisinhos amarelos quando você disser que é escritor; e isso não é necessariamente algo ruim, mas só um fato da vida. Você pode estar nisso há um ou dez anos, e sempre vai ter alguém com aquela cara de "awn, que fofo" quando você falar da sua profissão. Muita gente não vai te levar a sério.
6) Você vai levar mais "nãos" do quem "sim"; de todo mundo - do leitor, do editor, da livraria. Vão vir portas fechadas de todas as direções que você vai precisar abrir com insistência e força de vontade, além de um ótimo jogo de cintura. Acostume-se com isso e lembre-se que um "não" não quer dizer "nunca".
7) Fazer o que os outros fazem não é receita de sucesso; isso vale pra tudo - escrever sobre mesmos temas, tentar as mesmas jogadas de marketing, enfim, ser maria-vai-com-as-outras. Originalidade, autenticidade e ter um diferencial são coisas muito mais importantes do que "seguir as tendências".
8) Você não vai virar bestseller da noite para o dia; ter um livro publicado não quer dizer que todo mundo o conhece, nem que todo mundo vai querer ler. Mesmo autores bestsellers de hoje demoraram muito tempo até chegar lá. Entre a publicação e o estouro de Fazendo Meu Filme, da minha queridíssima Paula Pimenta, por exemplo, mais de um ano se passou. A gente tem mania de achar que as coisas acontecem rápido, mas isso é a maior mentira do mundo.
9) Você nunca vai ser tão bom que não possa melhorar; por melhor que esteja a sua escrita e o seu livro, sempre vai ter alguém que não vai gostar, e sempre vai ter alguma sugestão pra fazer você melhorar. Escritor nenhum é perfeito a ponto de escrever e pimba ser publicado sem nenhum palpite. Quanto antes você aprender a aceitar as opiniões dos outros e a escutar as sugestões que as pessoas tem pra te dar, melhor. Algumas coisas poderão não fazer sentido, mas outras poderão salvar a sua vida - e a sua história.
10) Se você não tentar, nunca vai saber; pare de ficar com medo do que as pessoas vão achar, do que os outros vão falar, de não ser bom o bastante. Se você quer, CORRA ATRÁS. Batalhe, vá em frente. Ficar sentado imaginando as possibilidades não vai resolver o seu problema. Tente, arrisque, se jogue de cabeça e não desista. Estamos aqui pra dividir o sonho com você!

Feliz Dia do Escritor ;)

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Só eu sei o quanto estava precisando ler algo assim. Tenho uma história finalizada há 3 anos e não tenho coragem de levar adiante. Sempre acho que vão detestar, rir de mim ou coisa parecida. Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
  2. E eu já quis ser escritora um dia. (Ps. Ainda não desisti...)

    ResponderExcluir