Banner Submarino

terça-feira, 16 de julho de 2013

[ENTREVISTA] Nanda Meireles

Carioca de Nilópolis, Nanda Meireles tem 28 anos, mora em Nova Iguaçu, tem quatro livros publicados e uma longa história de amor com a literatura. Há algumas semanas, ela nos deu uma palhinha do seu amor (e do seu talento) no texto Pra quê ler?, que muitos de vocês devem ter lido. E hoje, trouxemos a Nanda pra um bate-papo sobre vida, carreira e, claro, livros!
Bora conferir?


1) Primeiro, conta pra gente um pouquinho sobre você. Como descobriu que o que queria fazer da vida era escrever?

O desejo de escrever surgiu ainda na adolescência. Assim que descobri os livros de Pedro Bandeira soube que, se um dia escrevesse algo, seguiria essa linha.

2) Você tem três livros publicados. O que você diria que evoluiu de um para o outro?

Meu primeiro romance foi escrito num momento muito delicado na minha vida. Eu queria me testar. Ver se conseguiria levar essa história até o fim. Foi uma das sensações mais incríveis saber que eu realmente era capaz daquilo. Sua continuação foi escrita no mesmo embalo. Na época achei as obras completas, prontas para ir a público. Só depois de um tempo fui aprendendo e compreendendo que muitas coisas poderiam ter sido diferentes.
Essa consciência, inicialmente, transformou-se em um grande bloqueio para meu terceiro livro. Eu escrevia e reescrevia várias cenas, nunca me dando por satisfeita. Mas o tempo se mostrou mais uma vez meu aliado. Com ele descobri que a perfeição é uma utopia que vale a pena ser perseguida e que a felicidade está em cada passo que damos rumo a seu encontro.

3) Como foi o processo de publicação? Demorou muito tempo entre você terminar os livros e conseguir publicá-los?

O meu problema com a publicação não foi o tempo que levou e sim a incompatibilidade de interesses entre mim e as editoras. Eu quero apenas que os livros cheguem aos leitores da melhor forma possível enquanto novas histórias continuam a ser escritas. O que a meu ver é o verdadeiro papel de um autor, não importa se é brasileiro, africano ou americano. Mas infelizmente, até hoje, não encontrei editoras que entendam isso.

4) Como sua família reagiu quando você decidiu abraçar a carreira de escritora?


Alguns acham o máximo, outros acham perda de tempo. Ainda não consegui faze-los entrar num consenso. Gostaria que todos compreendessem que não se trata de uma escolha, escrevo por vício, por paixão, porque não faze-lo seria arrancar um pedaço de meu coração. Não quero que esperem que eu rica ou famosa. Nem eu espero isso. rs

5) Tem algum escritor ou escritores em quem você se inspirou para prosseguir seu caminho? Se sim, quais?

Eu não sei se me inspiro em alguém, mas a escrita de alguns autores desperta em mim aquele desejo bobo de “nossa, queria ser bom assim”, rs. Esses autores são, claro, Pedro Bandeira, Meg Cabot, Cecília Meireles, Teresa Medeiros, Julia Quinn e muitos outros.

6) Como você analisa o apoio a literatura nacional atualmente? 

É maravilhoso. Acredito que estamos num caminho potencialmente inovador. Já chega de associar a literatura nacional àquela leitura obrigatória da escola, não acha? Literatura nacional também é modernidade, é comédia, é fantasia, é romance juvenil.
É novidade. É qualidade.

7) Qual é, pra você, a parte mais difícil de ser escritora? E a mais legal?

Para mim, o mais difícil é esse preconceito das editoras tradicionais. O mais legal é receber um recado de leitor dizendo o que achou do livro. Principalmente se ele gostou! rs

8) Café, chá ou Coca-Cola?

Café! Café! Café!

9) Se pudesse trocar de lugar com uma personagem da literatura, qual seria e por quê?

Hum... Eu adoraria ser uma dessas mocinhas de romances históricos. Já pensou essa baixinha aqui como a filha de um duque? Seria a estabanada em pessoa, com todas aquelas regras sociais. Mas valeria a pena se encontrasse um amor tão intenso e debilitante típicos dessas histórias.

10) Que conselho você dá pros aspirantes a autores que acompanham nosso blog e querem abraçar a carreira literária?

Tomem cuidado e tenham sabedoria. Aperfeiçoem-se e persistam. A luta é árdua, mas vale a pena ;)


E aí, gostaram? Querem conhecer mais da Nanda? Então saibam conde encontrá-la - e aos seus livros, é
claro!
Site: www.fernandameireles.com
Fanpage: https://www.facebook.com/pages/BookLists-Nanda-Meireles/357395147656096
Aqueça Meu Coração no Skoob
Vida Após o Amor no Skoob
Um Sonho a Mais no Skoob - Compre online
Pra Vida Toda no Skoob - Compre Online

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. geeente, que blog lindo :O
    Adorei a entrevista *O*

    Estou seguindo o blog,
    Beijinhos, Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! :D Gostei muito da entrevista. Ainda não li nenhum livro da Nanda (apesar de Aqueça Meu Coração me chamando da estante há um tempinho), mas admiro-a muito. Sempre educada, fofa. Essa humildade encanta, né? Fala sério! <3 Todo o sucesso do mundo para ela! Sempre.
    Gosto muito dos livros da Meg Cabot e do Pedro Bandeira. Autores muito bons! Adorei a entrevista! :D

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Larissa =)

    Não conhecia a autora, embora já tivesse visto pela blogesfera o Um Sonho a Mais, não sabia que a autora era brasileira.

    Pedro Bandeira é muito amor! Adoro os livros dele ♥
    Meg é diva! Dispensa comentários!!

    Adorei a entrevista! Parabéns ;)

    Bjus;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir