Banner Submarino

quinta-feira, 4 de julho de 2013

[COISAS DE LIVRO] Trilha sonora literária

Alguns livros nos lembram músicas.
Alguns livros tem canções temáticas.
E alguns livros criam suas próprias melodias.
Aumentem o som, porque hoje o post está todo musical!
A ideia de fazer esse post nasceu enquanto eu escutava uma das músicas da trilha sonora do livro Sábado à Noite, da autora brasileira Babi Dewet. O livro da Babi é um daqueles casos em que a música não apenas faz parte da história como é fundamental a ela. Na verdade, é um elemento tão importante que deixou de ser apenas algo narrado no texto, e passou pros acordes e melodias de verdade. SAN tem uma trilha sonora inteirinha no Youtube pra quem quiser ouvir. E a minha favorita é essa aqui, Não Podia :)



Além de SAN, outro livro nacional que tem uma música intrínseca à sua história é Fazendo Meu Filme, da autora Paula Pimenta. Nos livros, o personagem Leo tem todo um jeito especial de contar seus sentimentos: criando playlists cheias de significado. A principal música, aquela que define seus sentimentos pela Fani e que é o grande tema de amor dos dois, é Linda, da banda No Voice.



Tem também o caso do livro Dezesseis Luas, cuja música homônima aparece e desaparece ocasionalmente do iPod do personagem Ethan, e que, de certa forma, embala seus encontros com Lena. A letra da canção tem tudo a ver com a história, mas a música não existe realmente. Se a gente procurar, contudo, acha várias versões gravadas por fãs.

 

E eu não podia deixar de citar também o caso da saga Crepúsculo, que tem duas músicas muito presentes e que marcam todo o desenrolar do relacionamento entre Bella e Edward. A primeira, claro, é Clair de Lune, e a segunda é a Bella's Lullaby, canção composta pelo próprio Edward para ela, e que, além de sua versão oficial (a que está no CD da trilha do filme) tem também uma dezena de versões compostas por fãs.




E aí, que outras trilhas sonoras literárias vocês conhecem? :)

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Gostei bastante dessas musicas

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei!

    Não sabia que 16 Luas tinha música & que ela não existia (vi o filme, não li o livro, super shame on me).

    Adorei o post, Lady!

    ResponderExcluir
  3. Tem também Hagging Tree de Hunger Games.
    Aqui tem a versão da MainstayPro, uma produtora que já fez bastante fanvideos de HG http://www.youtube.com/watch?v=w7djN9T9Oqk
    E essa versão também é muito boa: http://www.youtube.com/watch?v=uKrCE1aYz7o

    Eu tinha esquecido do quanto eu gosto dessa música *--*

    ResponderExcluir
  4. Como eu ouço música enquanto leio, crio as minhas próprias playlist!

    http://cafe-elivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Larissa,
    adorei o post, acredito que você vá gostar do livro Inverno das Fadas, no início de cada capítulo tem o trecho de uma música e se escutar, vai perceber que tem muito a ver com a história.

    Beijos!
    viciadospelaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir