Banner Submarino

terça-feira, 2 de julho de 2013

[AUTOR CONVIDADO] Pra quê ler?

Convidamos a autora carioca Nanda Meireles, autora dos livros Um Sonho a Mais e Aqueça meu Coração para participar aqui da coluna do autor nacional com algum texto de sua autoria. E não é que ela caprichou? A Nanda mandou pra gente um texto incrível sobre o prazer na descoberta da leitura.
Então pra você que é um leitor viciado, pra você que até lê um pouquinho, e até mesmo pra você que nem sabe como veio parar nesse post, a pergunta: pra quê ler?


Parando para pensar, eu já ouvi mais de uma vez alguém me perguntando com o rosto coberto pela confusão: mas pra quê você lê? Geralmente essa questão é seguida de inúmeros comentários sobre como a vida é curta e corrida, como gastar tempo em leitura é deixar de viver. Infelizmente nessas horas eu nunca tenho um bom argumento pronto na ponta da língua. A mente e o coração podem estar embotados de respostas inteligentes, mas elas sempre arrumam um jeito de se perder a caminho da boca.
Felizmente, para meu orgulho próprio e sanidade, aprendi com o tempo que minhas palavras não ditas podem ser impressas através de meus dedos. E olha que curioso, a resposta que hoje darei a essas pessoas que me perguntam da serventia da leitura será perfeitamente prática.  Afinal, foi através da leitura que aprendi a me expressar.
Em sua forma mais simples, para muitos, a leitura pode ser uma maneira de evitar o sentimento de solidão. Pode ser um colaborador quando desejamos fazer o tempo passar mais rápido. Certamente esse hábito seria mais comum aos brasileiros se eles se permitissem descobrir o quanto podem se divertir ao pratica-lo.
A leitura é uma ótima opção para quem deseja alguns minutos de fuga dos problemas. Ou quando se deseja viajar. Sim, dá para conhecer o mundo sem sair do lugar!
Quem não gosta de vivenciar o nascimento de paixões? Até mesmo quando o personagem demora a perceber as mudanças em si mesmo e você torce junto para o desfecho ideal. E os finais... Ah, as reviravoltas que te fazem exclamar “O quê?”,ou “Impossível!” e até mesmo um simples “Esperava mais...”.
Seja pelo motivo que for, ler apazígua a alma. Transforma nossas perspectivas, alimenta nosso ser crítico, enriquece nossa cultura. Ajuda a nos expressar.
Será que com essas explicações, as pessoas vão compreender melhor os motivos de me perder na leitura? Talvez sim, mas acho que o melhor jeito delas compreenderem é experimentando. Que tal agora ser eu a lançar uma questão a eles? 
Por que não ler? Por que não arriscar uma mudança que pode surpreender quem jamais imaginou haver benefícios com um ato tão simples como abrir um livro?
Deixo aqui o meu desafio.

----

Saiba mais sobre a autora:

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Aaaa mas ler leva a gente para tantos lugares diferentes...srsrs é um ótimo refúgio desse mundo loucoo que vivemos!!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ler é algo fantastico e tantas pessoas não sabem o que estão perdendo na frente de uma TV...
    Amei o post

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!!!! Ler é tudo!
    Bjo
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Parabéns pelo post Larissa!!

    Belas palavras Nanda Meireles :D

    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto! Muito bom mesmo! :D
    Acredito que a leitura tenha de ser praticada por todos. Sempre que me vejo em problemas, recorro aos livros como meu porto seguro... São essenciais na minha vida, sem sombra de dúvidas!

    Gostaria de pedir a permissão de vocês para publicar o texto no meu blog (pedirei também a Nanda), dando os devidos créditos a vocês. :) Posso?

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir